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Mostrando postagens de novembro, 2006

Intranet já é o principal veículo de comunicação interna nas empresas

Portais corporativos, via intranet, são ferramentas cada vez mais utilizadas por empresas que precisam de um canal direto de comunicação com seus funcionários. Muitos segmentos têm experimentado bons resultados e investido cada vez mais neste tipo de projeto, graças à facilidade no fluxo de informações que proporcionam e a melhoria nos processos e comunicação entre os departamentos da empresa. Bons exemplos são companhias como Natura e ABN AMRO Banco Real, que contam com projetos de intranets bem sofisticados. A intranet vem se destacando pela possibilidade de interação que proporciona, como a inserção de recados notícias e comunicados de forma instantânea, permitindo a colaboradores de diferentes departamentos comentar e contribuir nas informações disponibilizadas sobre projetos da corporação. De acordo com a segunda edição da Pesquisa Sobre Comunicação Interna, realizada pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), por meio de seu instituto de pesquisa o Databerje,

Rackham: integração de vendas e marketing será a próxima grande revolução nos negócios

Transcrevo aqui os principais tópicos da entrevista de Neil Rackham à edição de número 59 da Revista HSM, publicada neste mês de novembro. Considerado um dos mais conceituados estrategista em vendas da atualidade, Rackman aponta para um novo paradigma de vendas e acredita que a próxima grande revolução nos negócios será a integração de vendas e marketing. Vale a pena conferir as idéias do autor: “Para que eu possa lhe vender algo, preciso entender quem você é, qual o seu negócio, quais as suas necessidades. Ao mesmo tempo, os clientes gostam de estabelecer e preservar uma relação com a mesma pessoa, pois venda é, na verdade relacionamento”. “Vender já não é sinônimo de persuadir, mas sim de compreender as necessidades do cliente, seus problemas e tentar resolvê-los”. “As empresas são muito ineficazes no lançamento de novos produtos porque falam “sobre” o produto para a força de vendas. E a força de vendas então fala “sobre” o produto para o cliente. Se você conseguir agir de outra mane

Skol lança cerveja que avisa quando está gelada

A Skol começa a temporada mais quente do ano com força total. A marca aumenta o ritmo e estréia uma série de ações de olho no grande aumento proporcionado pela estação. A primeira investida é o lançamento do rótulo termossensível, que avisa quando a cerveja está com uma boa temperatura para o consumo. Disponível no mercado carioca há seis meses somente na embalagem de 600 ml, a inovação chega agora a todo Brasil nas garrafas de 600 ml, big e long Neck, em edição limitada comemorativa do verão. As embalagens, que juntas correspondem a 70% do mercado nacional, ganham rótulo com design diferenciado e as frases "Verão Redondo" e "Skol Gelada", criado pela Narita Design. "Os novos rótulos vêm com uma seta transparente, que vai se tornando azul a partir dos 4° C, graças a uma tinta especial. É uma tecnologia simples, mas que agrega muito ao produto", explica Mariana Amazonas, gerente de comunicação da Skol. "Para o consumidor, ter certeza de que a cerveja e

Classes C, D e E possui 60% dos celulares

Os consumidores das classes C, D e E são donos de 60% dos aparelhos celulares do país, enquanto os segmentos A e B detêm 40% dos celulares, segundo o estudo "Perfil do Consumidor Brasileiro de Telefonia Celular" divulgado nesta quarta-feira (29). No entanto, 80% dos consumidores das classes A e B possuem telefones celulares, enquanto nas classes C, D e E esse percentual cai para 45%. A maioria dos consumidores que possui celular (64%) tem renda mensal de até R$ 480. Eles são seguidos pelos de renda entre R$ 481 e R$ 1.199, que representam 26%, e os com renda acima de R$ 1,2 mil que representam 10% do total. O estudo mostrou ainda que a faixa etária que possui o maior crescimento de vendas de aparelho celular é a de pessoas com 51 anos ou mais, com 53% das vendas em 2006. Com relação à escolaridade, 14% dos consumidores de telefonia móvel possuem nível superior, 49%, nível médio, e 37%, tem ensino fundamental completo. Atualmente, do total de linhas de celular no país, 81% são

Embratur aposta nas Relações Públicas para evitar impacto negativo do filme "Turistas"

A partir de 1º de dezembro, o filme ''Turistas'' vai mostrar nas telas dos EUA a história de jovens americanos passando férias no Brasil. Férias que terminam em morte, rapto e tráfico de órgãos. Rodado em locações brasileiras, como a cidade de Ubatuba, o longa é o primeiro do estúdio norte-americano Fox Atomic, criado neste ano pela Fox Films a fim de conquistar o público adolescente. Receosa pelo impacto que o filme pode ter sobre o turismo brasileiro, a Embratur montou uma força-tarefa para monitorar a reação a "Turistas" no exterior. "Recebemos muitas manifestações de pessoas que viram o trailer e ficaram preocupadas com a imagem do Brasil retratada no filme", explicou a presidente da Embratur, Jeanine Pires. Escrito por Michael Ross e dirigido por John Stockwell, o filme promete clichês já conhecidos sobre o Brasil - intensificados pela trama de terror: a caipirinha está envenenada, os índios são aliados de capangas traficantes de órgãos, e algun

Falta de planejamento atrapalha ações sociais de empresas e corporações

Por Anisya Thomas e Lynn Fritz Em 26 de dezembro de 2004, um terremoto e o conseqüente tsunami que atingiram o sudeste asiático mataram cerca de 227 mil pessoas. O mundo respondeu dando início à maior operação de socorro da história. A resposta do setor privado não teve precedentes. No mundo todo, aproximadamente US$ 2,5 bilhões foram levantados pela ONU através de doações individuais e institucionais, de acordo com o Departamento de Coordenação de Assuntos Humanitários das Nações Unidas. A Câmara de Comércio dos EUA divulgou que companhias americanas mobilizaram mais de US$ 565 milhões. Muitas multinacionais se dispuseram a doar bens em espécie, a prover serviços de comunicação ou tecnologia da informação e a emprestar pessoal para logística e administração. Mas esse ímpeto logo revelou diversas falhas no sistema. Não havia uma lista disponível às companhias sobre que organizações necessitavam de quê. Muitas organizações de socorro não dispunham do pessoal necessário para captar os no

Aumenta poder de consumo das classes D e E

No período de janeiro de 2002 a agosto de 2006 a classe D-E, que tem rendimento médio mensal de até quatro salários mínimos em valores de 2006 (R$ 1.400,00), consumiu 11% a mais em volume de produtos como alimentos, bebidas, higiene pessoal e limpeza. Os dados, divulgados pela LatinPanel, são resultado do estudo "O Consumo na Era Lula" feito a partir da análise do consumo semanal da cesta de compras de 8,2 mil famílias brasileiras nos últimos quatro anos. O estudo indica que no conjunto de todas as classes sociais, a D-E e a C (com renda entre quatro e dez salários mínimos), o volume médio consumido aumentou 5%. A pesquisa mostra ainda que o número de itens que compõem a cesta padrão de compras nos lares de baixa renda saltou de 21 para 27, o que representa uma elevação de 29% no período. Segundo especialistas, programas como o bolsa família são os principais responsáveis por essas mudanças nas relações de consumo. Fonte: www.gazetamercantil.com.br

TAM incorpora 5 mil funcionários e reduz custos

A TAM, companhia que tem 50% do mercado de aviação no país, anunciou nesta segunda-feira (27) a incorporação de cerca de 5 mil funcionários que até agora trabalhavam em empresas prestadoras de serviços em 54 bases distribuídas pelo Brasil. A empresa estima uma economia anual de R$ 85 milhões com custos de impostos sobre faturamento de mão-de-obra de terceiros e comissões adicionais pagas aos representates na venda de passagens e cargas. O objetivo da medida é padronizar as políticas de recursos humanos e assegurar melhor sinergia entre todas as equipes de atendimento da TAM. "Esta reformulação vai proporcionar maior harmonia entre as atividades da empresa e ganhos nos níveis de governança corporativa já que todos os funcionários estarão sob uma única política de gestão de pessoas", afirma Marco Antonio Bologna, presidente da TAM. A mudança acarretará um gasto de R$ 50 milhões em indenizações aos prestadores de serviço, segundo a empresa. A reformulação vai abranger as equipe

ECORP vai discutir a gestão estratégica da comunicação nas organizações

O Laboratório de Relações Públicas (LARP) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realiza nesta sexta-feira, dia 24, e sábado, dia 25, no auditório do Sebrae, em João Pessoa, a nona edição do Ecorp (Encontro de Comunicação Organizacional e Relações Públicas). O Ecorp contribui para fomentar a discussão sobre a importância da gestão estratégica da comunicação nas empresas, instituições públicas, e Ongs, promovendo a integração entre a Universidade e o Mercado. “No mercado globalizado e competitivo, se torna cada vez mais importante para empresários e executivos enxergar a comunicação empresarial como uma ferramenta estratégica da gestão do negócio, indispensável para a conquista de resultados”, explica o professor Fábio Albuquerque, coordenador do evento. Segundo o professor, o novo perfil do profissional de Relações Públicas o posiciona justamente como o estrategista da comunicação nas organizações. “Aquela idéia de que o Relações Públicas é organizador de eventos ou que cuida do ate

22 de novembro - Dia Nacional pela Valorização da Profissão de Relações Públicas

Divulgo aqui a campanha nacional pela Valorização da Profissão de Relações Públicas no Brasil idealizada pelo portal RP-Bahia, que tem à frente Marcelo Chamusca. A idéia é mobilizar neste dia 22 de novembro, profissionais e estudantes de Relações Públicas de todo o Brasil para organizar eventos simultâneos nos quatro cantos do país, para que neste dia, ao mesmo tempo, em todo o Brasil, possa ser anunciado a importância e a grandeza desta profissão, fazendo um eco de grandes proporções. O movimento também lançou um manifesto em que defende a idéia de que "a partir deste instante declaramos que não mais aceitamos ser coadjuvantes da história, uma vez que sempre foi e sempre será nossa a responsabilidade de protagonizar a comunicação corporativa e organizacional, bem como todas áreas de atuação inerentes às relações públicas, que envolvam a gestão da qualidade dos relacionamentos estabelecidos entre as organizações e seus diversos públicos de interesse". Em outro ponto, o manife

Empresa valoriza relacionamento com os síndicos

Muito interessante a estratégia desenvolvida pela empresa Elevadores Atlas Schindler para fortalecer o relacionamento junto a um de seus principais stakeholders. No mês em que se comemora o "Dia do Síndico" (30 de novembro), a Atlas Schindler está homenageando os síndicos distribuindo em edifícios de todo o país um boletim informativo que ressalta e valoriza as atividades do síndico para que todos os moradores possam entender e homenagear este profissional e sua rotina diária. O boletim também tem o objetivo de esclarecer como funciona a contratação de um síndico, seu mandato, prestação de contas do condomínio e a importância da colaboração dos moradores para a realização de todas as tarefas. A Elevadores Atlas Schindler desenvolveu, ainda, uma campanha de comunicação para divulgar esta data a todos os moradores de condomínios. A empresa publicou anúncios em veículos do setor, spot em rádios, além de distribuir mala-direta aos clientes do Atendimento Avançado. Fonte: http://w

Artigo: "Pró-ativos sempre"

Diversas e variadas razões fizeram com que a empresa necessitasse de uma assessoria de comunicação. Tudo ali era feito com a urgência classificada com a frase “para ontem”. Ou seja, era urgente que se contratasse. O encarregado, um economista formado pela FGV com especialização em marketing pela ESPM resolveu colocar em prática todos os aprendizados e experiências adquiridas, segundo ele, ao longo dos anos. Procurou três empresas, passou mensagem para seus dirigentes e, crente de que teria a resposta em curto prazo de tempo somente aguardou os contatos. A primeira assessoria de comunicação nem se dignou a dar resposta. A segunda apenas registrou, mas não se manifestou a não ser acusar o recebimento do ofício. A terceira agência mandou um plano de trabalho feito especialmente para a empresa, indicando os caminhos a ser trilhados no dia-a-dia, o que poderia ser feito e desenvolvido a partir de sua contratação. E mandou também, é claro, os custos do trabalho, o chamado fee mensal. Adivinh

Sindicato impede CSN de fechar negócio nos EUA

Que a comunicação e o relacionamento com os públicos são vitais para a estratégia do negócio todos nós de Relações Públicas já sabemos, muitos de nós talvez desconheça é a verdadeira força dos sindicados e a sua poderosa capacidade de defender acirradamente seus interesses. A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) acaba de perder a briga pela siderúrgica norte-americana Wheeling-Pittsburgh, com a qual pretendia promover uma fusão de suas operações nos Estados Unidos. A empresa brasileira disputava com a concorrente Esmark, também dos EUA, o controle da Wheeling. O fator decisivo para a derrota da CSN foi a oposição do sindicato que representa os trabalhadores da empresa, os Metalúrgicos Unidos (USW, na sigla em inglês). Os trabalhadores da Wheeling diziam preferir ver a empresa ir à falência do que entregar seu controle à empresa brasileira. Em termos financeiros e do ponto de vista do futuro da empresa, a proposta da CSN era considerada por alguns analistas melhor do que a da rival, apr

Inscrições abertas para a 9ª edição do Ecorp

Estão abertas as inscrições para o 9º ECORP - Encontro de Comunicação Organizacional e Relações Públicas, organizado pelo Laboratório de Relações Públicas da UFPB e que acontece nos dias 24 e 25 de novembro, no auditório do Sebrae em João Pessoa. Este ano o Ecorp trás para a capital paraibana a professora doutora Cleusa Scroferneker, da PUC do Rio Grande do Sul, que fará a conferência de abertura na sexta-feira (24) abordando "Os (des) caminhos da Comunicação Organizacional e das Relações Públicas", onde pretende esclarecer as similaridades e diferenças teóricas entre os dois termos. No sábado, dia 25, das 8h às 12h e das 14h às 18h30, profissionais de comunicação e marketing de empresas como Petrobrás, Correios, TV Globo e Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) estarão apresentando cases e experiências práticas de comunicação aplicadas no mercado. Confira a programação no site www.ecorppb.com . As iscrições, ao preço de R$ 30,00 para profissionais e R$ 15,00 para estudan

Idéias e pensamentos de Jack Welch

Aproveitando a recente passagem de Jack Welch pelo Brasil, reconhecidamente um dos maiores gurus do management da atualidade, vale a pena compartilhar aqui mais um pouco de suas idéias e pensamentos: Missão - Para Jack Welch, a missão deve ser a mais clara possível, um mapa que a empresa e todos os seus funcionários devem seguir. “Vou lhes dar uma declaração de missão: o ponto que eu quero passar é a direção a ser seguida, como, por exemplo, a de ser o número 1 ou 2 em todos os negócios que a sua empresa está envolvida. Estamos falando sobre escrever uma declaração de missão que passe a idéia principal, trabalhar com afinco para passar para cada funcionário o motivo pelo qual ele se levanta todos os dias para ir trabalhar na sua empresa”. Ele destaca que é imprescindível que esta missão envolva e sensibilize os funcionários. Por isso, é importante que a idéia principal da missão não seja muito vaga, muito genérica, para não deixar dúvidas nas pessoas. Além disso, precisa ser realis

STF diz que diploma de jornalismo não é obrigatório

O ministro Gilmar Mendes do Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu nesta sexta-feira (17) a necessidade do diploma em jornalismo para exercício da profissão até que o STF julgue definitivamente a polêmica, acatando liminar do procurador-geral da República Antonio Fernando de Souza. A data para o julgamento da obrigatoriedade ainda não foi definida. Na liminar, o procurador argumenta que diversas pessoas foram beneficiadas pela decisão da justiça federal em São Paulo e que não poderiam ser prejudicadas até que o Supremo decidisse a questão. “Um número elevado de pessoas, que estavam a exercer (e ainda exercem) a atividade jornalística independentemente de registro do Ministério do Trabalho de curso superior, por força da tutela antecipada anteriormente concedida e posterior confirmação pela sentença de primeira grau, agora se acham tolhidas em seus direitos, impossibilitadas de exercer suas atividades”, afirmou Souza. Segundo o ministro do STF, a decisão envolve uma discussão entre do

Estudantes de RP criticam prova do Enade

Em conversa com alguns estudantes de Relações Públicas da UFPB que se submeteram à prova do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2006, no último dia 12 de novembro, percebi que quase todos saíram profundamente decepcionados. A prova foi estruturada como se não houvesse diferenças entre as habilitações da Comunicação Social, especialmente as Relações Públicas, cujo conteúdo é um dos mais diferenciados. Segundo a professora Virgínia Sá Barreto, do Decom-UFPB "eles parecem querer avaliar um comunicador social que especialmente conheça e saiba refletir sobre problemáticas de ordem social, política e ética e sobre comunicação midiática. A realidade de Comunicação Organizacional parece ser apontada apenas em uma questão da prova, mesmo assim em uma situação em que a instituição é a mídia". "A realidade de RP é muito particular. Realmente ela é híbrida, fica entre Adminstração e Comunicação. Pelo visto, eles não encontraram lugar para ela na prova. Posso imaginar

Existe relação entre a satisfação de funcionários e a satisfação de clientes?

Muitas empresas investem milhões em marketing, publicidade e treinamento de equipes, muitas vezes sem levar em consideração que as pessoas que serão os porta-vozes da marca não estejam satisfeitas ou engajadas com os objetivos do grupo. Uma pesquisa divulgada recentemente pela TNS Intersciense mostra que a satisfação dos clientes internos e externos está relacionada e chama atenção para as causas de insatisfação dos funcionários e investimento nos clientes internos. O estudo dividiu os funcionários de empresas segundo a tipologia apóstolos, terroristas, passivos e mercenários. Os apóstolos são aqueles que estão alinhados com os objetivos da empresa, os terroristas são o grupo oposto: desmotivados e insatisfeitos. Passivos são aqueles que, embora motivados, não estão encantados e por isso assumem uma postura de inércia. Já os mercenários se preocupam apenas com os aspectos práticos, como o salário. A relação entre a satisfação dos clientes internos e externos fica clara à medida em

Empresas monitoram suas marcas na internet

O mundo corporativo está descobrindo nas comunidades virtuais – blogs, Orkut, fóruns – uma nova maneira de se relacionar com seus consumidores. A espontaneidade dos comentários feitos por blogueiros e as críticas registradas em comunidades do Orkut estão sendo buscadas por empresas do mundo todo interessadas em saber o que as tradicionais pesquisas de opinião e marketing não conseguem registrar: o que de fato se pensa a respeito de seus produtos e marcas. No Brasil, companhias como O Boticário, o Wal-Mart e o Bradesco vasculham a internet em busca dessas informações. Outras, como a Tecnisa, montaram seus próprios blogs. A Coca-Cola, por sua vez, montou uma equipe exclusiva só para cuidar de mídia interativa. Só não pegou por aqui ainda a moda do presidente-blogueiro – como Randy Basseler, da Boeing e Jonathan Schwartz, da Sun, que mantêm seu próprio blog. “As empresas brasileiras perceberam que o boca-a-boca da rede pode tanto ajudar ou atrapalhar os negócios”, diz Alessandro Lima, fun

Gol perde mercado um mês após acidente

A participação da Gol no mercado doméstico teve uma ligeira queda no mês seguinte ao maior acidente aéreo do país, que matou 154 pessoas no final de setembro, enquanto a sua principal concorrente TAM manteve-se estável e a Varig - que voltou a fazer promoções na venda de passagens e retomou algumas rotas - registrou crescimento. No mês passado, a Varig ofereceu passagem de graça para passageiros de outras companhias. O Tráfego internacional despencou 53% no mês. Segundo dados divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) nesta sexta-feira (10), a Gol caiu de 36,18% para 35,19% entre setembro e outubro; a TAM de 51,69% para 51,14%; e a Varig subiu de 4,3% para 5,08%. O mercado como um todo cresceu 5% em outubro, o menor desempenho do ano, e somou 3,419 milhões de passageiros transportados. Apesar da queda de participação, o impacto do acidente sobre as transações comerciais e a credibilidade da Gol no mercado são considerados mínimos. Fonte: www.g1.com.br

Kaplan: "alinhamento é a chave do sucesso na Gestão do Planejamento Estratégico empresarial"

Um elemento fundamental para que uma companhia tenha uma gestão de planejamento estratégico de sucesso é o alinhamento. Segundo Robert Kaplan, criador do Balanced Scorecard, ferramenta estratégica imprescindível, é essencial que todos os funcionários da empresa estejam a par do planejamento realizado pela companhia, a fim de que possam contribuir da melhor forma para que as metas sejam atingidas. Em palestra no ExpoManagement 2006, Kaplan alertou para o fato de que apenas 54% das empresas têm um processo formal de execução de estratégia. Segundo ele, é necessária, antes de tudo, a elaboração de um mapa estratégico que defina as diretrizes que a empresa terá de tomar a partir do momento em que elabora um planejamento estratégico para o período subseqüente. Antes de sentar com seus funcionários especializados para traçar o planejamento estratégico, Kaplan alerta para o fato de que é necessário pensar sempre em tirar o máximo de produtividade de seus processos mais dispendiosos. “Cerca de

A estratégia do oceano azul

Como sobreviver em um mercado cada vez mais competitivo? W. Chan Kim, aclamado coreano co-autor do livro “A Estratégia do Oceano Azul”, revela que a inovação desenvolvida e implementada de forma consciente pode ser o grande diferencial que as empresas buscam para criarem seus próprios mercados. Vivemos numa era onde cada fatia de mercado é disputadíssima entre as empresas, onde qualquer nicho, por menor que seja, conta com uma série de competidores. Num ambiente como esse, ter um diferencial torna-se imprescindível. E é neste sentido que caminha a Estratégia do Oceano Azul, criada por W. Chan Kim e René Mauborgne. O conceito de Oceano Azul é o de criar um diferencial, uma idéia que coloque sua empresa ou seu produto em um novo nicho de mercado, longe de seus concorrentes. Porém, não se trata de uma inovação pura e simplesmente. “Trata-se de uma inovação desenvolvida e implementada de forma consciente”, disse Kim. “Antes de iniciarem qualquer processo nesse sentido, as empresas devem a

Mensuração de resultados na comunicação empresarial

A mensuração de resultados em comunicação ganha cada vez mais importância entre empresas e profissionais do mercado. A comunicação desempenha função estratégica em empresas que valorizam o diálogo. Segundo Valéria Castro Lopes, doutora em ciências da comunicação pela Universidade de São Paulo, algumas barreiras e resistências ainda dificultam a mensuração de resultados em comunicação. "Na cultura corporativa a comunicação é tática", argumenta. Por parte dos profissionais a crença de que a comunicação lida com resultados intangíveis e que a mensuração significa controle prejudica a avaliação. Outro ponto é a falta de tempo e de metodologia para aplicar a mensuração. "É preciso haver clareza da função exercida pela comunicação na empresa." Para Valéria, a mensuração "auxilia na demonstração de resultado que a área obteve, auxilia na conquista dos objetivos, evitando erros e ajudando a corrigi-los". A avaliação verifica se há necessidade de ajustes ou correçõ

Jack Welch: "Pessoas vêm antes da estratégia"

Quando se fala do ex-CEO da General Eletric, Jack Welch, os números são sempre impressionantes. Nos 20 anos em que comandou a GE, o faturamento pulou de U$ 20 bilhões para U$ 130 bilhões. Em sua gestão, o grupo fez centenas de aquisições e um amplo downsizing no qual mais de 100 mil empregos desapareceram. Apesar de inúmeras críticas, até hoje Jack Welch é um modelo de liderança para uma legião de executivos, tendo sido eleito o "homem do século" pela revista Fortune em 1999. Em sua passagem pelo Brasil, na ExpoManagement 2006, evento promovido pela HSM, Jack Welch, um dos maiores gurus da gestão mundial, deixou alguns ensinamentos: "A seleção de grandes profissionais para a sua empresa vem antes em importância do que o planejamento estratégico. Profissionais motivados e bem recompensados fazem a diferença dentro de uma corporação de sucesso. O segredo é saber recompensar tanto a alma quanto o coração do funcionário". "O mais importante para uma companhia atin

O desafio de fazer o cliente retornar

A Irlanda, nos últimos 20 anos, deixou de ser a economia mais atrasada da Europa para se tornar uma das maiores forças da União Européia. Feargal Quinn, presidente e criador do grupo Superquinn, um dos mais importantes do País, com 21 supermercados e nove shopping centers, proferiu uma palestra bem descontraída na última terça-feira, 7 de novembro, na ExpoManagement 2006. Segundo ele, o maior segredo para o sucesso do Superquinn foi a idéia incutida na cabeça de todos os funcionários de que o objetivo central é fazer o cliente retornar. Quinn revelou que tem como foco incutir em seus funcionários o tempo todo essa idéia. Para fazer isso, foram tomadas várias medidas que têm por objetivo melhorar o relacionamento com os consumidores. ”Ouça o cliente; escute sempre o que ele tem a dizer; use-o como um profissional que meça o controle de qualidade”, sugeriu. Dentre as medidas adotadas nesse sentido, Quinn citou algumas: - Executivos-chefes se reúnem semanalmente com alguns clientes nas lo

Marketing Eleitoral: publicitário questiona estratégias da campanha de José Maranhão

O Gecorp não tem a proposta de discutir política, mas repercuto aqui informação retirada do blog "Parem as máquinas" , da jornalista Cláudia Carvalho, por se tratar de tema relevante e que coloca em dicussão o marketing da campanha do candidato José Maranhão ao governo do estado. O fato é que publicitário Stalimir Vieira analisa o resultado da eleição na Paraíba na coluna do último domingo, dia 5, no Jornal da Paraíba, e revela, dentre outros fatos, que o candidato derrotado José Maranhão se mostrara disposto a gastar menos nessa campanha que em 2002 e aponta falhas na estratégia de marketing da Coligação Paraíba de Futuro. Clique aqui para ler o artigo completo . Vale a pena o exercício da análise.

Comunicação Corporativa na era do resultado

Todos nós sabemos como nestes últimos anos de furor darwiniano, temos sido conduzidos pela compulsiva busca de resultados. Para muitos, resultado significa o que se contabiliza ao fim de períodos de tempo cada vez mais curtos. O varejo, por exemplo, sabe hoje se o impacto da promoção ou da campanha lançada ontem funcionou. Neste cenário, resultados estão ligados à noção de sobrevivência das empresas, dos produtos e, como não poderia deixar de ser, dos cargos, empregos, bônus e salários. Num ambiente de furor darwiniano, de expectativas para resultados amanhã, de precedência do fluxo de caixa sobre o fluxo de idéias, algumas expressões soam como verdadeiros palavrões em muitas empresas. Uma delas é comunicação corporativa! Em quantas organizações ela ainda é tratada como a perfumaria mais cosmética do mundo? Em quantas organizações ela ainda não é considerada como apenas mais uma das frescuras do pessoal lá do “25º andar”? Em quantas organizações ela ainda é considerada como algo totalm

Acidente não derruba lucro da Gol

O acidente do Boeing 737 no final de setembro deste ano, não afetou o resultado da Gol Linhas Aéreas. A companhia anunciou esta semana lucro recorde no terceiro semestre de R$ 190 milhões, o que representa um aumento de 37,5% em comparação ao mesmo período do ano passado. A receita líquida da Gol no trimestre também registrou recorde e atingiu R$ 1,1 bilhão, uma elevação de 56% em relação ao mesmo período de 2005. Segundo o presidente da empresa, Constantino de Oliveira Júnior, mesmo com o provisionamento de recursos para o pagamento do seguro para as famílias das vítimas do acidente, os resultados da empresa neste ano não serão afetados. Apesar do desastre aéreo, que representou um duríssimo golpe na credibilidade da companhia, as perdas, ao que parece, não vieram a curto prazo por causa da crise, mas podem afetar o desempenho financeiro da Gol no último trimestre do ano. Em uma situação de crise, as primeiras 72 horas seguintes ao acidente são essenciais para definir se uma empresa r

Seminário de Pesquisa do Decomtur

Teve início nesta segunda-feira, dia 06, o 2º Seminário de Pesquisa do Departamento de Comunicação e Turismo da UFPB, uma iniciativa da área de fundamentação teórica, que tem à frente as professoras Neta, Virgínia e Suely Maux. O evento objetiva divulgar e discutir a produção científica dos professores do Decomtur, de modo a subsidiar a construção do Projeto Político-Pedagógico e do Projeto de Mestrado em Comunicação. Sete áreas temáticas compõem o corpo programático do seminário, abarcando estudos de gêneros jornalísticos, pesquisas em audiovisuais e produção de sentido, comunicação e culturas, comunicação e significação, comunicação organizacional, epistemologia, além de trabalhos na área de turismo, envolvendo mais de trinta comunicações ao longo da semana. As apresentações acontecem pela manhã no auditório 411 e à noite no auditório 412, ambos do CCHLA.

Cerveja Sol supera expectativas de venda

Após duas semanas de seu lançamento no mercado brasileiro, a cerveja Sol, do grupo mexicano Femsa, superou em 240% o volume de vendas previsto para o mês de outubro. O sucesso deve-se a campanha criada pela Fischer América, cujo slogan “Essa vontade é demais” enfatiza a promessa da companhia de produzir uma cerveja que se apresente simplesmente “no ponto”. Nem forte nem fraca. No filme, que está sendo exibido nas TVs abertas e por assinatura, bem como nos cinemas, um rapaz olha para uma mulher em um bar, sem coragem de se aproximar. Ao desistir da investida, um balão de gás surge e sobe ao céu. Isto acontece com outras pessoas ao redor e por toda a cidade, enquanto os balões somam-se a milhares de outros. A locução exclama: “Cada vontade que você não realiza é um pouquinho de luz que a sua vida perde”. Quando a noite chega, um rapaz pede uma Sol no bar e a locução exalta: “E sempre que você realiza uma vontade é um brilho que volta”. Assim que a garrafa é aberta, ao som do barulho da t

UFPB fica fora de ranking dos cursos de RP

O Guia do Estudante publicou em outubro deste ano o ranking das Melhores Universidades 2006, que consiste na avaliação de cursos superiores de todo o país. No Ranking da área de Relações Públicas o nosso curso da UFPB não foi contemplado, ou seja, não integrou o ranking, ficando de fora por razões que desconheço. Sei apenas que nenhum dos professores da área de RP da UFPB foi procurado pelo Guia do Estudante para passar qualquer tipo de informação. Pelo ranking que se vê abaixo, acredito que o nosso curso poderia ser classificado no mínimo como 4 estrelas, uma vez que, em termos de conteúdo programático, está atualmente no mesmo nível ou superior ao que é dado na Esurp de Pernambuco, que aliás acaba de rever seu projeto político-pedagógico. Quanto as oportunidades para o mercado de Relações Públicas e a absorção de profissionais pelo mercado na Paraíba acredito que ainda temos muito o que avançar. RANKING DE RELAÇÕES PÚBLICAS: Cinco Estrelas - Metodista (SP) e USP (SP) Quatro Estrelas

Gestão Estratégica será tema do Ecorp

A 9ª edição do ECORP - Encontro de Comunicação Organizacional e Relações Públicas, está confirmada para os dias 24 e 25 de novembro, no autitório do Sebrae, em João Pessoa. Este ano o evento vai discutir a "Gestão Estratégica da Comunicação", trazendo para a capital paraibana profissionais de Comunicação e Marketing para apresentar "cases" e estratégias de comunicação e relacionamento com os públicos. O ECORP se constitui em uma atividade de natureza prático-acadêmica, coordenada pelo LARP - Laboratório de Relações Públicas da UFPB, onde os alunos têm a oportunidade de passar por todas as fases de planejamento e organização de um evento, onde se integram as atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Gecorp: o blog da comunicação organizacional

Meus caros amigos, o desafio está lançado! Fomentar a discussão sobre aspectos da gestão da comunicação e do relacionamento entre as organizações e seus públicos estratégicos, informando diariamente sobre o que acontece no universo da Comunicação Organizacional e das Relações Públicas. Não vai ser fácil conseguir tempo para escrever todos os dias neste blog, mas assumo desde já o compromisso de estimular um debate crítico e responsável sobre o que tenho visto no mercado de trabalho e na Universidade. Conto com a participação de vocês, tanto na divulgação deste espaço, quanto no envio de comentários. Um forte abraço!