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Gestão da comunicação no terceiro setor

Foi lançado esta semana em São Paulo, o livro Gestão da Comunicação: Terceiro Setor, Organizações Não Governamentais, Responsabilidade Social e Novas Formas de Cidadania, publicado pela editora Atlas. A obra, uma iniciativa dos professores do curso de Gestão da Comunicação, especialização lato sensu da Escola de Comunicações e Artes da USP, contando com a organização da pesquisadora Cristina Costa, consiste em um conjunto de sete artigos propondo uma reflexão sobre as características do terceiro setor e sua relação com ações de comunicação.

A proposta da obra vai no sentido de firmar o campo de estudos da Gestão da Comunicação, além de estudar novas formas de organização dessa gestão, a parte das estatais e das organizações da iniciativa privada. Avalia-se o problema da produção artística e cultural em tempos de crise, a ação do voluntariado e procura-se distinguir o que se pratica como responsabilidade social e cidadania.

Responsabilidade social das empresas, filantropia, organizações não governamentais, marketing cultural, mecenato, ações sem finalidade lucrativa fazem parte do dia-a-dia de quem trabalha com administração de empresas, ações sociais ou políticas públicas. São iniciativas que compõem o chamado Terceiro Setor - área da sociedade que conjuga recursos materiais privados e finalidade pública ou social.

A Gestão da Comunicação tem muito a dizer a esse respeito, especialmente buscando entender tais ações no âmbito de movimentos mais abrangentes, como a globalização e o neoliberalismo.

Esse é o objetivo deste livro - analisar esse objeto por seus mais diversos lados, a partir de uma posição cientificamente consistente e politicamente engajada. Confira o sumário:

- Muito além do marketing cultural: a produção artística e cultural em tempos de crise (Maria Cristina Castilho Costa)

- Organizações não governamentais: espaço de construção e prática da cidadania (Maria Lourdes Motter)

- Voluntários, Terceiro Setor e gestão da comunicação (Ismar de Oliveira Soares e Luci Ferraz)

- Políticas de comunicação e cultura: desafios do mundo do trabalho e das organizações do Terceiro Setor (Roseli Fígaro)

- Notas sobre mídia, consumo e cidadania cultural: uma perspectiva latino-americana (Gisela Castro)

- Depoimento: as leis de incentivo à cultura: uma visão crítica
(Cristiane Olivieri)

- Depoimento: responsabilidade social, Terceiro Setor, parceria e sustentabilidade (Marcos Kisil)


Fonte: www.editoraatlas.com.br
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