Pular para o conteúdo principal

Planejamento e organização podem melhorar o trabalho e minimizar excesso de tarefas

Mesmo com o excesso de tarefas, planejamento e organização podem melhorar o trabalho. O acúmulo de tarefas é comum na rotina de muitos profissionais. No final do expediente, a sensação é a de que se trabalhou muito, mas não se resolveu quase nada. No dia seguinte, muitas vezes já se começa o dia "apagando incêndios". Quem se identificou com a situação, pode pensar que não há como reverter esse ciclo, já que o volume de tarefas é grande demais.

De fato, em algumas situações, o executivo tem atribuições que poderiam ser divididas com mais pessoas. Se é esse o caso, mesmo que não seja possível reduzir o número de responsabilidades, dá para tentar melhorar o processo de trabalho e, com isso, tornar-se mais produtivo.

"Se cada executivo parasse um minuto para pensar sobre o que está fazendo, conseguiria perceber se aquela é a melhor maneira de realizar determinada tarefa", afirma Lauro Brambilla, da ABS Consultoria, especializada em aumentar a produtividade das empresas. Eles garantem que o investimento feito na contratação do serviço seja multiplicado em pelo menos três vezes. "Não fazemos mágica, apenas identificamos os gargalos e ajudamos as empresas a deixarem de perder oportunidades."

A metodologia da ABS se baseia no planejamento, no controle, em indicadores e em cobrança. E parece que a conjunção desses fatores realmente funciona. Para se ter uma idéia, empresas de diversos setores, como a Eaton , Votorantim Metais e LG Philips, tiveram um retorno de seis vezes ou mais sobre o investimento feito no diagnóstico dos problemas e na mudanças de processos e procedimentos.

Antes que se pense que trata-se de exigir que as pessoas trabalhem como máquinas, Brambilla alerta que "ninguém é 100% produtivo". Mas é possível estabelecer uma meta que varia entre 75% e 85%. Já a eficiência pode ser de 100%.

Segundo ele, a produtividade das pessoas é afetada pela falta de preparo que têm para exercer determinada função, ou seja, se receberam treinamento adequado para tal ou se têm o perfil profissional para aquela atividade; pela falta de padrões e metas; de feedback a respeito da realização de seu trabalho; de recursos tecnológicos ou de matéria-prima para fazê-lo e, claro, pela falta de motivação.

O diagnóstico dos problemas parte da observação da atitude dos diretores, gerentes e supervisores, são pró-ativos, focados em pessoas e resultados? Depois, são observados também os processos e procedimentos de trabalho. E, a partir da observação do método do profissional mais produtivo, se estabelecem as metas dos demais.

Mas a despeito da identificação dos fatores que causam a perda de produtividade e do aprimoramento dos processos e procedimentos, há uma mudança que é determinante para se otimizar o trabalho. A de comportamento. Não é à toa que, depois do diagnóstico dos problemas, o trabalho começa com o treinamento das pessoas para a adoção de uma nova postura.

"A organização é um pré-requisito para a disciplina, necessária para o melhor aproveitamento do tempo na realização do trabalho", diz Brambilla. Por isso, a primeira diretriz da metodologia da empresa é o planejamento. Assim, um executivo pode aplicá-la de maneira informal a partir da organização da agenda. E seguir com o controle da realização das tarefas pré-determinadas, a identificação do que foi ou não feito depois de um determinado período e a cobrança de si mesmo por melhores indicadores.

Ao relacionar todas as atividades do dia e o tempo que levou para realizá-las é possível analisar se poderia ter sido mais produtivo e o que levou a perder tempo. Com a equipe, vale à pena reunir o pessoal, mostrar os problemas, tentar chegar a uma conclusão em conjunto a respeito das causas e pensar maneiras de minimizá-las. Depois, é preciso controlar, levantar indicadores e cobrar resultados.


Fonte: Por Carolina Sanchez Miranda, in Gazeta Mercantil/Caderno C - Pág. 9

Comentários

Unknown disse…
Achei muito útil, eu precisava saber o básico sobre como o planejamento e organização podiam ser úteis no dia a dia de uma empresa, então foi muito bom, obrigada!
Anônimo disse…
Super útil me livrou de ficar ate meio dia no meu curso...

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç