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Os desafios da comunicação virtual no âmbito corporativo

A palestra "Blogs Corporativos: O medo do mundo sem fronteiras e como lidar com eles", ministrada durante o 10º Congresso Brasileiro de Comunicação Corporativa, em São Paulo.

Coincidência ou sinal dos tempos, o fato é que o termo "Era do Diálogo, ou da Conversação" foi novamente abordado, com clientes, parceiros, fornecedores, investidores e colaboradores encontrando-se online e os consumidores com cada vez mais poder de influenciar decisões.

Coube a Thiane Loureiro, gerente corporativa da Edelman, o desafio de mostrar como esses "diários" individuais estão tomando conta de um espaço, a princípio inimaginável, no meio corporativo. Corroborando a frase, já lugar-comum, "Tecnologia a serviço da comunicação", amplamente difundida desde a chegada do computador ao mundo, a internet, como ferramenta de trabalho, contatos e até namoros, tem-se revelado cada vez mais indispensável na vida do ser humano do mundo globalizado. Não é à toa que cerca de um bilhão de pessoas estejam conectadas globalmente. Só no Brasil, o crescimento desse contingente conectado é de 21% ao ano, o que representa 32 milhões de brasileiros.

"O fato é que a comunicação digital cresceu de forma assustadora em pouco tempo e o aumento do número de produtos ligados ao mundo virtual também avançou significativamente", explicou Thiane.

Num breve comparativo, ela separou a Web em dois campos; a web 1.0, unilateral, pouco interativa, com homepages comparadas a cópias de folhetos impressos e mensagem top-down, com diretórios e pageviews; e a web 2.0, para onde estamos todos migrando, com conteúdo produzido pelo usuário, participação efetiva de todos os integrantes, troca de arquivos, democratização, custo por clique, "tagging" e ferramentas de relacionamento. Deste mundo fazem parte Blogs, Podcasts, Wikis, Moblogs, Vlogs (Wikipedia), RSS, Citizen Journalism (Overmundo) e Social Networking: Orkut, MySpace, YouTube, Flickr, Facebook, Fotolog.net, Moblogs, Vlogs, Google Maps, Camiseteria, conforme citou.

Neste contexto, o blog aparece como uma nova ferramenta de compartilhamento de informação no mercado corporativo, já tendo sido anunciado em capa da revista Time como responsável pela mudança de negócios. Para dar um panorama do crescimento desta ferramenta, Thiane mostrou números. São criados 120 mil diariamente, com 17 posts por segundo. Hoje, de um total de 72 milhões de blogs em todo o mundo, 2% estão em português. Somente nos Estados Unidos, eles já movimentam US$ 20,4 milhões em publicidade, devendo crescer para U$ 757 milhões, nos próximos três anos.

"O Blog tem ajudado as empresas a se aproximarem do seu público, já que esta ferramenta possibilita uma liberdade maior por tratar de assuntos diversos e não focar apenas no trabalho que a empresa desenvolve" explicou Thiane. Para ela, uma das razões é a queda de 41% da credibilidade em publicidade. "Com 92% das pessoas acreditando na propaganda boca-a-boca, não é por acaso que as empresas começam a se aperceber da sua importância", disso. Mas, isso demanda tempo. "Se a empresas não têm o que dizer, melhor nem tentar criar um blog, que deve ser bem-escrito, claro, transparente e de valor agregado. De linguagem informal, gera popularidade em função dos acessos, comentários e links", complementou.

Para ela, é importante experimentar as novas oportunidades que a internet oferece. Até porque as informações se espalham rapidamente. "Não adianta temer. De alguma forma, já estão falando de você ou de sua empresa. Então, é melhor que você participe, esteja conectado, saiba o que acontece no mundo virtual e, portanto, experimente o virtual", disse.

A palestrante ressaltou ainda a importância em diferenciar o mundo real do virtual: são completamente diferentes. "Por isso, tenha estratégia, ou seja, não largue as coisas sem resposta. Faça com que as pessoas interajam com você", aconselhou.


Fonte: Por Adriana Souza e Carla Guedes Ferreira, in congressomegabrasil.maxpressnet.com.br

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