Pular para o conteúdo principal

Branding e Branding

Transcrevo aqui a íntegra do artigo "Branding e Branding", escrito por Ricardo Guimarães, Presidente da Thymus Branding, e publicado no site da revista Meio & Mensagem. Vale a pena conferir o que o autor descreve sobre brand equity.


"Há seis anos, num seminário sobre marcas, um designer-empresário me questionou se era possível uma empresa de branding não fazer design.

Eu respondi que sim e que, pelo contrário, eu achava difícil uma empresa de design fazer branding, uma vez que eu entendia branding como uma filosofia de gestão com forte impacto na estratégia de negócios, e não como uma atividade de comunicação ou marketing.

Isso era tão verdade que fui levado a escolher entre as duas empresas que eu tinha na época: consultoria de branding e agência de publicidade. Era opinião dos nossos clientes, e minha também, que essa situação caracterizava conflito de interesses. Nós não podíamos ser responsáveis pela estratégia e ao mesmo tempo pela execução de uma parte dessa estratégia, que era a publicidade. Pessoalmente, eu me sentia desconfortável de estar intimamente envolvido com a identidade da marca (branding) e ao mesmo tempo disputando uma parte maior da conta publicitária com outras agências que trabalhavam para o cliente. Minha agência tinha vantagem desleal.

E, pior, a necessidade de isenção para fazer a melhor recomendação ao cliente impunha uma estrutura sem custos fixos voltados a disciplinas de execução nem de avaliação dessa recomendação. Assim, a consultoria não podia ter custos fixos de design, de comunicação, publicidade, pesquisa ou brand valuation.

Claro que essa é apenas a nossa opinião, e não quer dizer que essas empresas não possam fazer branding.

Essa conversa não é simples e precisa de tempo para amadurecer, mas, a bem da verdade, o que está em discussão é a definição de branding.

Para nós, branding é disciplina dedicada à gestão do brand equity. E brand equity nós definimos como a capacidade (tangíveis + intangíveis) de uma marca alavancar negócios em seus mercados (consumo, distribuição, capital, talentos, etc.). Como a ênfase do branding é sobre a garantia de resultados futuros, seus indicadores vão além da participação de mercado e da rentabilidade e consideram também a percepção de valor ou atratividade da marca.

A combinação desses três indicadores é que determina o brand equity.

Essa compreensão do que é branding mostra a abrangência e o nível estratégico da disciplina e, conseqüentemente, a necessidade de um aprofundamento em competências que não são de execução, mas de capacitação do cliente.

Por isso, nós nos damos a missão de instalar o branding no cliente, instrumentalizando-o para o exercício de sua identidade em todas as etapas do planejamento e da gestão do negócio. Nós acreditamos que só assim ele poderá ter uma performance superior sustentável. Por isso não se trata de executar um projeto ou outro, mas de uma cultura de marca que nasce na empresa e que vive no mercado, nas relações da empresa, onde ela captura seu valor sistematicamente.

Esse branding não executa nenhum serviço de comunicação ou marketing. Sua função é apoiar o cliente na definição de uma visão e na sua implementação em todos os seus relacionamentos, dentro e fora da empresa.

Nesse caso, o nosso branding se afasta do branding oferecido pelas empresas que têm custos fixos de execução nessas áreas a que me referi.

Acho que essa confusão é tão natural quanto é necessário seu esclarecimento. Foi assim que aconteceu com o marketing, com o planejamento estratégico, com todas essas disciplinas novas na medida em que elas foram surgindo no cenário.

Acho importante que cada empresa faça uma boa reflexão sobre sua oferta e se posicione com clareza para não levar o cliente a erro e não se colocar num nível de expectativa que não conseguirá satisfazer, desqualificando o branding e a própria empresa.

O mercado é absurdamente carente de agências de publicidade, de design, de eventos de marketing direto, de pesquisa, de comunicação corporativa, etc., que saibam trabalhar com empresas que adotam o branding como filosofia de gestão.

Se existe uma perspectiva para a reinvenção dessas disciplinas como negócio lucrativo, agradável e sustentável, não tenho a menor dúvida de que é pela compreensão da nova realidade que os clientes estão vivendo e que acabou demandando o instrumental do branding".


Fonte: Por Ricardo Guimarães, in www.meioemensagem.com.br

Comentários

Carol Terra disse…
Parabéns pelo blog! Coloco-me à disposição para troca de idéias e experiências - http://rpalavreando.blogspot.com. Abraços, Carol Terra.

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç