Pular para o conteúdo principal

Planejar ou não planejar, eis a questão!

Há algumas décadas, agências de marketing promocional eram reconhecidas por sua excelência em execução, grandes eventos e algumas promoções com mecânica em comum.

Mas o tempo passou, novas ferramentas foram incluídas, novas tecnologias surgiram, o mercado cresceu, a concorrência aumentou e o marketing promocional teve de acompanhar as mudanças. Hoje em dia, além de eventos e da clássica promoção, temos mais ferramentas, tão importantes e fundamentais: campanhas de incentivo, merchandising, experimentação da marca, ações promocionais e outras, presentes cada vez mais nas estratégias das empresas.

Novas agências surgiram oferecendo ferramentas integradas. As agências tradicionais tiveram de evoluir. O mercado nunca esteve em tamanha expansão e concorrência. O mercado cresceu. A concorrência cresceu. As ferramentas cresceram. Será que o mercado de marketing promocional está sabendo usar a palavra "planejamento" para oferecer a melhor solução?

Segundo Lacombe, “planejamento é um processo administrativo que visa determinar a direção a ser seguida para alcançar um resultado desejado”. Hoje, todas as empresas querem alcançar resultados e buscam nas agências as parceiras ideais para conquistar o sucesso.

Com todo este crescimento, no entanto, a cobrança por resultados nunca foi tão imediatista. O imediatismo é inimigo do planejamento. O imediatismo é amigo da execução. O grande desafio das agências é tentar fazer como que o imediatismo, também definido como tático, seja amigo do planejamento e da execução.

Como usar o planejamento ainda é um assunto muito debatido nas agências. Cada uma entende o PLANEJAMENTO a sua maneira. Umas possuem uma área específica de planejamento, em outras ele está inserido em todos os departamentos. Não existe uma regra de como usar o planejamento, mas existem formas de usá-lo.

Planejar não é apenas analisar o mercado, a marca, o produto, a concorrência e outras frentes. Planejar é saber como usar as análises na elaboração de um projeto que alcance o resultado esperado.

O planejamento permeia todo um projeto. Está inserido na coleta de informação, nas análises estratégicas, na criação conceitual, no levantamento de custos e na execução operacional. Hoje os profissionais de marketing promocional estão sempre aprendendo a usar mais o planejamento. Seja ele estratégico, criativo ou operacional.

Um profissional de atendimento que antes era apenas a ponte entre cliente e agência, hoje assume o papel de gestor da informação. É ele quem coleta a informação no cliente e traduz para as outras áreas. Esta tradução não se resume a repassar a informação, mas entender e liderar o processo de fluência da informação.

Um profissional da criação que antigamente apenas recebia um briefing do atendimento e criava embasado nas suas informações, agora participa do levantamento de informação e das análises realizadas durante todo o processo, sendo em visitas ao ponto de venda, pesquisas de tendências, pesquisas tecnológicas e até mesmo pesquisas de grupo. O criativo passou a entender que a criação faz parte do planejamento do projeto. Este perfeito entendimento das análises das informações gera uma criação assertiva e alinhada ao objetivo final.

A área de produção é conhecida por realizar milagres. Prazos curtos, verbas enxutas e grandes expectativas. Mas a produção começou a planejar mais as ações. Deixou de ser apenas operação e passou a ser parte do planejamento do projeto. Colocar uma ação promocional na rua não é apenas contratar algumas promotoras para transmitir qualquer mensagem. Se fosse só isso seria simples. Mas não é. Saber passar a mensagem correta, para a pessoa certa e no momento ideal requer planejamento.

Com tudo isso, entendo que o planejamento está no início, no meio e na execução do projeto. E todos os profissionais da área de marketing promocional são planejadores. Cada uma na sua área, mas planejadores. E é assim que o resultado é alcançado. Planejando...


Fonte: Por Celio Ashcar Junior, in www.mundodomarketing.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç