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Qual o poder da marca?

O que é marca para você? Muitas vezes o conceito de marca se perde até mesmo para os profissionais de marketing, em alguns casos eles tem muitas definições outras eles possuem sua própria definição. Para ajudar nessa compreensão abaixo selecionei um conceito bem objetivo.

O dicionário de Business e Management define como: "Um nome, sinal ou símbolo usado para identificar itens ou serviços e para diferenciá-los de outros competidores."

Geralmente as marcas são registradas (se a sua não for, corra antes que alguém a tome de você). E ela faz parte principal das estratégias da empresa. É um ativo intangível, mas que todos querem mensurá-lo.

A marca identifica, cria vínculo, estabelece uma promessa. Existem algumas empresas que acompanham de perto sua evolução e poder na mente das pessoas, e isso é transformado em retorno financeiro e muitos outros benefícios. Existem grande consultoria que avaliam as maiores marcas do mundo.

O que é identidade da Marca? E imagem da Marca?
Definimos o conceito de marca. Porém para a marca da empresa ter vida própria e ter significado é necessário uma identidade definida e expressada tanto dentro da empresa quanto para fora.

Achei um conceito bem interessante sobre Marca: "A identidade da Marca é a proposição de valor que a empresa faz para seus clientes, ou seja, sua promessa. Ela consiste em funcionalidade e atributos, benefícios, performance, qualidade, atendimento ao cliente e os valores que a Marca possui. A Marca pode ser vista como um produto, uma personalidade, um conjunto de valores e a posição que ela ocupa na mente dos clientes. Identidade da Marca é tudo aquilo que a empresa deseja que a Marca seja vista e reconhecida."

...e sobre Imagem da Marca: "A imagem da Marca, por outro lado, é o conjunto de percepções que o cliente tem sobre sua Marca, ou como eles enxergam ela, o que não conflita com a identidade da Marca. As empresas precisam trabalhar muito na experiência do consumidor para ter certeza que o cliente pensa e vê é o que as empresas querem."

Para deixar exemplificado o conceito de identidade da marca, gostaria de citar alguns exemplos de empresas que conseguiram criar uma identidade muito forte para suas marcas e se tornaram empresas de sucesso.

Apple
A Apple influencia milhares de pessoas no mundo, através de uma identidade forte e bem definida. Através de sua marca ela consegue dar mais significado às pessoas que trabalham nela, e transmitir esse sentimento para seus clientes. Ela cria legiões de fanáticos, une comunidades inteiras em torno de um conceito: o da maçã mordida - a Apple.

Google
O Google é outro exemplo de empresa que transformou sua missão em algo mais profundo e que se reflete em todos as pessoas que já tiveram a oportunidade de experimentar algumas de suas inovações. Ela move milhões de comunidades afoitas por novidades e pelo futuro. Ela de certo modo dita as regras de inovação, e com uma visão agregada pelo seus milhões de funcionários: seus clientes.

Entendendo esse poder quando uma empresa trabalha bem sua identidade, tanto interna quanto externamente, os resultados se multiplicam. Quando se cria uma identidade forte e clara para as pessoas, ela consegue se fixar com mais facilidade na mente das pessoas.

Sem uma identidade da marca forte, as empresas acabam não conseguindo transmitir um valor agregado dos seus produtos de maneira fácil, os clientes acabam tendo uma visão limitada da oferta. A falta de identidade acaba por enfraquecer a identificação dos clientes com a empresa, o que aumenta os esforços de marketing & vendas para conquistar novas oportunidades e clientes.

Com uma identidade forte da marca, as empresas acabam por criar vantagens competitivas, os clientes creditam mais confiança na empresa e em sua oferta. Os clientes enxergam mais valor agregado da oferta.

O poder das marcas está nas mãos do cliente. Devemos perceber nossa identidade e transparecê-la para fora, para os nossos clientes. Somente com isso, nossas empresas prosperarão.

Então, qual a identidade da sua empresa?


Fonte: Por Leonardo Pallotta, in www.clubedomarketing.com

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