Pular para o conteúdo principal

Sustentabilidade, modismos e o orgulho de ser brasileiro

Muito se tem falado sobre desenvolvimento sustentável e, no fundo, só o fato de discutirmos o tema faz com que alguns conceitos mais modernos (e mais justos) de administração sejam incorporados ao nosso dia a dia. Questionamentos sobre o quão sustentável é o crescimento de uma determinada organização nos obriga a refletir sobre eqüidade social, geração e distribuição de riqueza e preservação ambiental. Ainda que alguns afirmem que boa parte de tudo isso seja modismo, por que não enxergarmos o lado bom desta questão? A proposta de mudança, os avanços, a disseminação do conceito, aumenta o senso de responsabilidade com relação à sociedade e ao planeta.

Num passado recente, boa parte das organizações não via a importância do crescimento sustentável. O lema “cada um com seus problemas” como modus vivendi das corporações contaminava não apenas o relacionamento entre áreas, mas também a relação com fornecedores e clientes. Ainda hoje é possível assistir a negociações tão pesadas entre empresas que culminam muitas vezes com um grande prejuízo para uma das partes, é literalmente uma queda de braço. A política do “ganha-ganha”, um conhecido jargão empresarial, sai de cena quando o assunto é negociação. Para ganhar competitividade muitas vezes o “vale-tudo” é a regra. E aí vem a questão: até que ponto podemos chegar? Quando ceder? Com uma visão de curtíssimo prazo e uma falsa sensação de ganho, muitos equívocos acontecem por pura ignorância empresarial.

É nessa selva que podemos ver com esperança florescer o conceito de responsabilidade sócio-ambiental. Daí para a prática é uma questão de tempo. Em alguns setores de alguns países, o tempo é agora. Que bom. Se pretendermos nos manter num mundo cada vez mais globalizado e exigente podemos, no mínimo, começar a nossa lição de casa.

Motivo de orgulho, algumas empresas nacionais já despertaram para esta realidade e saíram do imediatismo para buscar estratégias de médio e longo prazo e um propósito de crescer beneficiando também a coletividade: colaboradores e suas famílias, comunidades, consumidores, clientes e fornecedores, acionistas, enfim, todos os públicos envolvidos.

Na Eurofarma, indústria farmacêutica 100% nacional, o tema Sustentabilidade é muito discutido e hoje vivenciado pelos colaboradores. A área de Responsabilidade Corporativa, que engloba o Instituto Eurofarma, está à frente de projetos cuja missão é a de promover a inclusão sócio-econômica e o desenvolvimento sustentável por meio da educação transformadora. Tais projetos, como “Educar para Reciclar”, “Matéria Prima”, “Centro Eurofarma de Enfermagem”, parcerias com a ADD - Associação Desportiva para Deficientes e o mais recente, “Inclusão Digital”, envolvem colaboradores, seus filhos, estudantes de escolas públicas no entorno das fábricas, as famílias destas crianças, enfim, toda a comunidade, trazendo resultados reais. Educar, qualificar profissionalmente e conscientizar seus públicos para questões sócio-ambientais, contribui na formação de cidadãos mais exigentes e conscientes. A iniciativa ajuda a mover a roda da cidadania. Com mais conhecimento, melhores oportunidades de emprego e renda. Bom para o indivíduo, para sua família, para o país e para a economia brasileira.

É preciso muitas vezes deixar as críticas para abraçar as causas. Torcer o nariz para novos conceitos ou simplesmente tratar como modismo movimentos importantes pode ser uma visão um tanto quanto míope e pode comprometer o futuro de muitas organizações. Não se pode, atualmente, dar as costas ou ignorar o tripé das empresas sustentáveis: Responsabilidade Ética, Social e Ambiental.

Apesar da amplitude do tema Sustentabilidade, é possível e necessário inseri-lo nas mais diferentes áreas de uma corporação. Enquanto fica fácil de enxergarmos as oportunidades nos investimentos sociais, parece distante a aplicação do conceito em áreas mais técnicas como TI e Fiscal. Mas as empresas podem contribuir positiva e ativamente em projetos que inibam o grau de informalidade do país. Nestas áreas, na Eurofarma, tiveram início em 2006 projetos que visam dar à sociedade e ao fisco maior transparência nas suas transações comerciais. É o caso do programa das NF-e (notas fiscais eletrônicas) e do próprio projeto piloto "sped” (sistema público de escrituração digital).

O conceito parte de dentro para fora num movimento claramente percebido pelos colaboradores da empresa. As ações promovem orgulho e geram reconhecimento. Mas, principalmente, pavimentam a estrada que conduzirá as empresas ao futuro.
Não se trata de uma oportunidade de diferenciar-se ou de um modismo, trata-se de um caminho sem volta. Na prática, nada melhor que o bom exemplo. Oxalá tenhamos sempre boas iniciativas e organizações das quais possamos nos orgulhar.


Fonte: Por Maria Del Pilar Muñoz (Diretora de Marketing Corporativo da Eurofarma), in www.mundodomarketing.com.br

Comentários

Anônimo disse…
As empresas continuam preocupadas em obter lucro. Sustentabilidade é mais uma manobra para obter lucros ainda maiores. Uma resma de folhas de sulfite de papel reciclável custa 150% do preço das folhas de madeira não reciclada e muitas pessoas aderem ao modismo e pagam mais caro, para poder dizer que são ecologicamente corretas.

Como pode ser sustentável, se custa mais caro?

E nessa onda, que não passa de um modismo, tem muitos espertinhos ganhando dinheiro com este blá blá blá de sustentabilidade, todos querendo se mostrar ecologicamente, politicamente e moralmente corretos. Eles dizem na TV: faça isso, faça aquilo economize água, não imprima para economizar papel. Quando chega o carnaval e o natal, toneladas de papel são desperdiçadas para se fazer confete, enfeites e outras bobagens mais. Com certeza os intelectuais da sustentabilidade já devem ter pendurado vários enfeites de natal em suas casas. Os senhores estão desperdiçando recursos naturais, sabiam disso?

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç