A primeira impressão do visitante que chega à sede da agência de publicidade Naked, em Londres, é que caiu dentro de um filme do Harry Potter -- ou em um enlouquecido mercado de pulgas. Em salas forradas com papel de parede em estilo vitoriano, móveis antigos misturam-se com luminosos de neon, uma ovelha de cerâmica em tamanho real, uma jukebox e uma lambreta. Os funcionários são jovens, com idade entre 20 e 40 anos, e trabalham ao som de rock, às vezes pesado. Para eles, esse é o ambiente perfeito para ter idéias -- sejam elas brilhantes, bizarras, divertidas ou mesmo estapafúrdias. É justamente essa a especialidade da Naked e sua grande diferença em relação às agências tradicionais: as idéias.
Fundada há sete anos por três amigos (nenhum deles publicitário), a agência especializou-se apenas na área de criação e abriu mão de todas as demais etapas do processo publicitário -- como a produção e o planejamento da veiculação dos anúncios. Entre as 100 grandes empresas atendidas pela Naked estão nomes como Coca-Cola, Nike, Nokia e Sony. Todas elas atraídas pela fama de "usina de idéias" que a agência criou. "As (agências) tradicionais transformaram-se em fábricas de anúncios e esqueceram que sua função é resolver o problema do cliente. Muitas vezes, a empresa só precisa de uma boa idéia para reposicionar seu produto", diz Will Collin, um dos fundadores da Naked.
De acordo com Collin, o grande trunfo da Naked é seu eclético time de profissionais. Do grupo de 170 funcionários da empresa, fazem parte DJs, jornalistas, antropólogos, um psicólogo criminal -- e até publicitários. Collin, por exemplo, estudou química na universidade. Quase metade dos empregados nunca passou por uma agência de publicidade antes. "As pessoas que trabalham aqui normalmente não se encaixam no padrão da própria profissão", diz Jo Pearce, formada em literatura inglesa e sócia-diretora da empresa. As estratégias de comunicação elaboradas por esse grupo podem variar da criação de um novo slogan à mudança do design de lojas e embalagens ou o desenvolvimento de estratégias de marketing viral, como a produção de vídeos para ser exibidos no YouTube. Graças a essas iniciativas, a Naked já ganhou o prêmio de agência do ano seis vezes consecutivas -- período que quase coincide com seu tempo de existência -- em países como Inglaterra e Austrália.
Ao contrário do que pode parecer, o tipo de trabalho desenvolvido na Naked não se encaixa no modelo bando-de-amigos-tomando-cerveja-e-tendo-idéias-geniais. Não existem pessoas dando cambalhota ou andando de patins enquanto uma campanha é debatida. A "produção" de uma estratégia ou de um conceito de campanha obedece a um rigor quase "científico". As reuniões têm hora para começar e terminar, e muitos dos participantes já chegam com dados lastreados em pesquisas. "Uma boa idéia nasce numa hora de discussões em grupo. Basta usar os parâmetros corretos que levem até ela", diz Jo Pearce. Apesar desse formato mais comportado, os resultados são quase sempre muito criativos. Numa campanha da fabricante de materiais esportivos Reebok para convencer os britânicos a praticar mais esportes, a Naked colocou um sofá motorizado para circular pelo centro de Londres. A mensagem era óbvia: saia do sofá, calce seu tênis e venha correr. Em outra, para a empresa de telefonia The Number, eles instalaram varais nas principais ruas de várias cidades inglesas. Em cada um deles havia camisetas penduradas nas quais se lia 118-118, o número para informações que a companhia queria divulgar. Em seis meses de campanha, a The Number tornou-se líder desse mercado, com uma fatia de quase 50%.
No Brasil, ainda não existe nada semelhante ao modelo de negócios criado pelos fundadores da Naked. Algumas das grandes agências mantêm departamentos específicos que funcionam de forma parecida. "O mercado brasileiro ainda não está maduro para esse tipo de agência, focada só em planejamento criativo", diz Antonio Fadiga, presidente da agência de publicidade Fischer América. Admirador do estilo da Naked, Fadiga resolveu criar uma unidade que funciona nos moldes da agência inglesa. Batizada de Total Estratégia e Negócios, a unidade já atendeu 30 clientes -- entre eles Gradiente e Melitta. Segundo Collin, a Naked tem planos para o mercado brasileiro: a agência quer instalar um escritório por aqui em dois anos. "Não podemos ignorar esse mercado, que é estratégico para nossos clientes", disse.
O que é a Naked
Sede: Londres, com outros sete escritórios espalhados pela Europa, pelos Estados Unidos e pela Ásia
Clientes: Mais de 100, entre eles Nokia, Sony, Nike e Coca-Cola
Funcionários: 170, metade dos quais nunca havia trabalhado em agências de publicidade antes
Por que é diferente: A empresa não executa uma parte essencial do trabalho realizado nas agências de publicidade, que é produzir os anúncios e veiculá-los. A equipe da Naked limita-se a ter idéias e entregá-las ao cliente
Fonte: Por Melina Costa, in portalexame.abril.com.br
Fundada há sete anos por três amigos (nenhum deles publicitário), a agência especializou-se apenas na área de criação e abriu mão de todas as demais etapas do processo publicitário -- como a produção e o planejamento da veiculação dos anúncios. Entre as 100 grandes empresas atendidas pela Naked estão nomes como Coca-Cola, Nike, Nokia e Sony. Todas elas atraídas pela fama de "usina de idéias" que a agência criou. "As (agências) tradicionais transformaram-se em fábricas de anúncios e esqueceram que sua função é resolver o problema do cliente. Muitas vezes, a empresa só precisa de uma boa idéia para reposicionar seu produto", diz Will Collin, um dos fundadores da Naked.
De acordo com Collin, o grande trunfo da Naked é seu eclético time de profissionais. Do grupo de 170 funcionários da empresa, fazem parte DJs, jornalistas, antropólogos, um psicólogo criminal -- e até publicitários. Collin, por exemplo, estudou química na universidade. Quase metade dos empregados nunca passou por uma agência de publicidade antes. "As pessoas que trabalham aqui normalmente não se encaixam no padrão da própria profissão", diz Jo Pearce, formada em literatura inglesa e sócia-diretora da empresa. As estratégias de comunicação elaboradas por esse grupo podem variar da criação de um novo slogan à mudança do design de lojas e embalagens ou o desenvolvimento de estratégias de marketing viral, como a produção de vídeos para ser exibidos no YouTube. Graças a essas iniciativas, a Naked já ganhou o prêmio de agência do ano seis vezes consecutivas -- período que quase coincide com seu tempo de existência -- em países como Inglaterra e Austrália.
Ao contrário do que pode parecer, o tipo de trabalho desenvolvido na Naked não se encaixa no modelo bando-de-amigos-tomando-cerveja-e-tendo-idéias-geniais. Não existem pessoas dando cambalhota ou andando de patins enquanto uma campanha é debatida. A "produção" de uma estratégia ou de um conceito de campanha obedece a um rigor quase "científico". As reuniões têm hora para começar e terminar, e muitos dos participantes já chegam com dados lastreados em pesquisas. "Uma boa idéia nasce numa hora de discussões em grupo. Basta usar os parâmetros corretos que levem até ela", diz Jo Pearce. Apesar desse formato mais comportado, os resultados são quase sempre muito criativos. Numa campanha da fabricante de materiais esportivos Reebok para convencer os britânicos a praticar mais esportes, a Naked colocou um sofá motorizado para circular pelo centro de Londres. A mensagem era óbvia: saia do sofá, calce seu tênis e venha correr. Em outra, para a empresa de telefonia The Number, eles instalaram varais nas principais ruas de várias cidades inglesas. Em cada um deles havia camisetas penduradas nas quais se lia 118-118, o número para informações que a companhia queria divulgar. Em seis meses de campanha, a The Number tornou-se líder desse mercado, com uma fatia de quase 50%.
No Brasil, ainda não existe nada semelhante ao modelo de negócios criado pelos fundadores da Naked. Algumas das grandes agências mantêm departamentos específicos que funcionam de forma parecida. "O mercado brasileiro ainda não está maduro para esse tipo de agência, focada só em planejamento criativo", diz Antonio Fadiga, presidente da agência de publicidade Fischer América. Admirador do estilo da Naked, Fadiga resolveu criar uma unidade que funciona nos moldes da agência inglesa. Batizada de Total Estratégia e Negócios, a unidade já atendeu 30 clientes -- entre eles Gradiente e Melitta. Segundo Collin, a Naked tem planos para o mercado brasileiro: a agência quer instalar um escritório por aqui em dois anos. "Não podemos ignorar esse mercado, que é estratégico para nossos clientes", disse.
O que é a Naked
Sede: Londres, com outros sete escritórios espalhados pela Europa, pelos Estados Unidos e pela Ásia
Clientes: Mais de 100, entre eles Nokia, Sony, Nike e Coca-Cola
Funcionários: 170, metade dos quais nunca havia trabalhado em agências de publicidade antes
Por que é diferente: A empresa não executa uma parte essencial do trabalho realizado nas agências de publicidade, que é produzir os anúncios e veiculá-los. A equipe da Naked limita-se a ter idéias e entregá-las ao cliente
Fonte: Por Melina Costa, in portalexame.abril.com.br
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