Com apresentação dos presidentes de duas das maiores agências de propaganda do país, Julio Ribeiro, da Talent Propaganda e Luiz Lara, da LewLara Comunicação, o livro Administração na Propaganda, da editora Qualitymark, reúne conceitos sobre a realidade do mercado publicitário e sobre tendências mercadológicas.
De conceitos genéricos de administração a tópicos de negociação, de elementos importantes à abertura da agência ao relacionamento com clientes, o livro busca uma visão abrangente do tema que muitas vezes é ofuscado nos cursos de graduação, em detrimento de disciplinas de teor mais prático, como as de criação, arte ou tecnologia aplicada.
A obra veio auxiliar a indústria da comunicação. Ela abrange de forma completa a difícil tarefa de administrar os elementos que compõem este conjunto chamado propaganda. O livro foi imaginado e desenvolvido para profissionais e estudantes da área de comunicação, em especial a propaganda. Anunciantes também podem se beneficiar com ele, pois uma relação de negócios é composta de no mínimo dois lados, sempre. Se ambas as partes tornam-se mais profissionais, o êxito na relação tem maior possibilidade de ocorrer. Por isto, o livro Administração na Propaganda é dividido em oito capítulos, iniciando com uma breve introdução aos conceitos básicos de Administração, inclusive com uma visão da liderança de equipes. No segundo capítulo, destaca-se a negociação. No terceiro, são abordados os aspectos contábeis fundamentais para a abertura de uma agência, com as leis que regem o assunto e, também, um pequeno roteiro de como a equipe deve se comportar na discussão inicial da abertura de uma agência. No quarto e no quinto são tratados, respectivamente, a remuneração das agências e explicação dos controles indispensáveis à uma agência. No sexto, a Gestão do Conhecimento. No sétimo, uma abordagem absolutamente essencial sobre o relacionamento com os clientes e no último conceitos utilizados no cotidiano da agência, como plano de comunicação, briefing e métodos para estabelecimento de orçamento de comunicação. Página sim, página não, há um quadro em ordem alfabética que compõe um breve dicionário das principais palavras usadas na área e no final do livro, dois anexos: modelo de plano estratégico de Marketing e modelo de briefing.
O livro Administração na Propaganda procura mostrar-se como um guia, um caminho, uma diretriz para que estudantes e profissionais da área percebam a importância de conhecer essa área que é muito importante para as agências. Trata-se do início de uma longa pesquisa que o leitor deve fazer para se tornar um profissional mais eficiente e com maior capacidade de assumir responsabilidades. Julio Ribeiro, da Talent, que apresenta a contracapa do livro, transforma o que parece tedioso (a administração, em uma área criativa) em um fator fundamental. Especialmente quando afirma “...uma parte considerável das agências que vi fechar apresentaram a mesma causa mortis: [...] uma visão complacente da gestão de recursos. [...] Falta dinheiro para pagar aluguel, impostos,[...]Daí para a quebra o caminho é curto.”.
Em um único volume, este livro apresenta uma visão geral dos conhecimentos disponíveis sobre a administração de agências de comunicação, sempre levando em conta o fato de serem flexíveis e mutáveis em função do atual mercado.
Fonte: Por Denis Budag, in sapesc.com.br
De conceitos genéricos de administração a tópicos de negociação, de elementos importantes à abertura da agência ao relacionamento com clientes, o livro busca uma visão abrangente do tema que muitas vezes é ofuscado nos cursos de graduação, em detrimento de disciplinas de teor mais prático, como as de criação, arte ou tecnologia aplicada.
A obra veio auxiliar a indústria da comunicação. Ela abrange de forma completa a difícil tarefa de administrar os elementos que compõem este conjunto chamado propaganda. O livro foi imaginado e desenvolvido para profissionais e estudantes da área de comunicação, em especial a propaganda. Anunciantes também podem se beneficiar com ele, pois uma relação de negócios é composta de no mínimo dois lados, sempre. Se ambas as partes tornam-se mais profissionais, o êxito na relação tem maior possibilidade de ocorrer. Por isto, o livro Administração na Propaganda é dividido em oito capítulos, iniciando com uma breve introdução aos conceitos básicos de Administração, inclusive com uma visão da liderança de equipes. No segundo capítulo, destaca-se a negociação. No terceiro, são abordados os aspectos contábeis fundamentais para a abertura de uma agência, com as leis que regem o assunto e, também, um pequeno roteiro de como a equipe deve se comportar na discussão inicial da abertura de uma agência. No quarto e no quinto são tratados, respectivamente, a remuneração das agências e explicação dos controles indispensáveis à uma agência. No sexto, a Gestão do Conhecimento. No sétimo, uma abordagem absolutamente essencial sobre o relacionamento com os clientes e no último conceitos utilizados no cotidiano da agência, como plano de comunicação, briefing e métodos para estabelecimento de orçamento de comunicação. Página sim, página não, há um quadro em ordem alfabética que compõe um breve dicionário das principais palavras usadas na área e no final do livro, dois anexos: modelo de plano estratégico de Marketing e modelo de briefing.
O livro Administração na Propaganda procura mostrar-se como um guia, um caminho, uma diretriz para que estudantes e profissionais da área percebam a importância de conhecer essa área que é muito importante para as agências. Trata-se do início de uma longa pesquisa que o leitor deve fazer para se tornar um profissional mais eficiente e com maior capacidade de assumir responsabilidades. Julio Ribeiro, da Talent, que apresenta a contracapa do livro, transforma o que parece tedioso (a administração, em uma área criativa) em um fator fundamental. Especialmente quando afirma “...uma parte considerável das agências que vi fechar apresentaram a mesma causa mortis: [...] uma visão complacente da gestão de recursos. [...] Falta dinheiro para pagar aluguel, impostos,[...]Daí para a quebra o caminho é curto.”.
Em um único volume, este livro apresenta uma visão geral dos conhecimentos disponíveis sobre a administração de agências de comunicação, sempre levando em conta o fato de serem flexíveis e mutáveis em função do atual mercado.
Fonte: Por Denis Budag, in sapesc.com.br
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