Pular para o conteúdo principal

Como impulsionar uma marca

O que faz os consumidores de algumas marcas serem tão fiéis? O mercado oferece inúmeras opções de produtos e serviços. No entanto, apesar de tanta inovação, ótimas campanhas publicitárias e produtos perfeitos, algumas marcas não conseguem atingir o mesmo nível de sucesso de tantas outras, como a Coca-cola e a General Motors, por exemplo, que se tornaram ícones na mente de seus consumidores. Para desvendar os segredos de marketing que criam uma espécie de conexão intuitiva entre marca e consumidor, Patrick Hanlon elaborou uma ampla pesquisa, cujo resultado foi o livro O Segredo das Marcas Desejadas (Editora Gente).

O autor parte do conceito de marca - e como este conceito se alterou durante os anos - para logo depois iniciar sua investigação acerca dos fatores de sucesso, seja da própria marca ou de um movimento social, comunidade ou ainda de alguma personalidade pública. Em 2003, Hanlon fundou sua agência de publicidade, a Thinktopia, e criou o conceito de "marca primordial". "O que chamo de marca primordial é a capacidade de fazer com que as pessoas se sintam mais à vontade com sua marca do que com outras", afirma o autor.

Para Hanlon, sete são os fatores que, em conjunto, criam uma ligação emocional subliminar entre a marca e o consumidor. São eles: a história da criação, a crença, os ícones, os rituais, os pagãos (ou não seguidores), as palavras sagradas e o líder. Cada um compõe um símbolo no imaginário popular que, se bem construído e bem articulado com os demais, pode consolidar uma marca no mercado.

Hanlon já foi executivo sênior das agências de publicidade mais criativas do mundo, incluindo TBWA, Ogilvy, Hal Riney & Partners e Lowe & Partners, na cidade de Nova York. Ele trabalhou com marcas famosas como Absolut, LEGO, General Motors, Pepsi e IBM. Após uma década de trabalho na Madison Avenue, hoje Hanlon se encontra em Minneapolis, onde atende as 500 melhores empresas dos EUA segundo a revista Fortune. De lá, respondeu a Consumidor Moderno.

Consumidor Moderno: Como o serviço ao consumidor pode afetar a imagem de uma marca?
Patrick Hanlon: Existe um dito popular que prega: 99% dos consumidores não reclamam, deixam passar. Seja como for, é essencial que o profissional de marketing entenda o quanto um bom serviço interfere na experiência da marca. Na minha perspectiva, o atendimento é um ritual. Rituais são interações repetidas que temos com as marcas, que podem ser positivas ou negativas. Se seu atendimento é excelente, significa que existem repetidas experiências positivas. Já se seu atendimento é ruim ou ineficaz, seu consumidor está vivendo seguidamente experiências negativas. Não importa quão bom é seu produto, uma experiência negativa corrói sua marca. As pessoas adoram o atendimento prestado pelas concessionárias Lexus e sempre voltam para a compra do próximo carro, baseado nessa experiência positiva.

Marcas desejadas são aquelas que respeitam o consumidor?
Marcas verdadeiramente desejadas são produtos ou serviços que as pessoas preferem em comparação às outras. Elas simplesmente não compram outra, não bebem nenhum outro refrigerante que não seja Coca-Cola, só usam Nike, ou só dirigem carros de determinada marca. Isso acontece quando as pessoas se sentem membros da comunidade formada pela marca. Existe uma boa dose de respeito dentro dessa relação é claro, porque essas marcas estão inerentemente relacionadas a confiança, empatia e uma visão de mundo particular capaz de atrair outros que se identificam com ela.

Como uma marca pode ser capaz de criar esse contexto?
Marcas de sucesso reúnem comunidades de pessoas que se assemelham em suas crenças. Porque acreditam acabam tendo a sensação de pertencimento ao grupo. Esse é o fundamento também para as chamadas marcas emocionais. Muitos acham que as marcas tornam-se emocionais porque adicionam certa carga dramática à sua publicidade. A maneira como a marca se comunica com seu público é importante sim, mas fazer ele rir ou chorar é superficial. Marcas emocionais trazem junto um sistema de crenças. Para criar uma marca assim é preciso começar por possuir uma história, seja dois rapazes numa garagem construindo computadores (HP e Apple), ou um farmacêutico que acabou inventando um refrigerante (Coca Cola). Depois que o consumidor sabe de onde sua marca veio, é hora de reveler seu perfil, princípios, credos, no que a marca "acredita". Acredita que todas as pessoas devem ser livres, em vida após a morte, acredita que o importante é fazer diferente, ou simplesmente fazer (Just do it). Ícones são inacreditavelmente importantes e concentram instantaneamente a essência da marca. Sempre pensamos no logo, mas o design, como o Beetle da VW, iPod, ou a garrafa da Coca-Cola são ícones valiosos. Outros sentidos também podem se tornar ícones: som, aroma, sabor e toque. O café de toda manhã foi um ritual que a Starbucks transformou em estado da arte.


Fonte: Por Ticiana Werneck, in www.consumidormoderno.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç