Pular para o conteúdo principal

Derrapadas em Marketing

Está ficando cada vez mais difícil apontar uma derrapada “pura”, pelo conceito com o qual eu mesmo as defini ao inaugurar esta coluna, há dois anos, isto é, como qualquer erro ou falha grave, seja na própria conceituação ou posicionamento do negócio ou do produto, seja na comunicação de marketing ou no atendimento e relacionamento com os clientes e com o mercado.

Foquei tanto em erros que comprometem o resultado imediato das empresas ou instituições em termos de vendas quanto os comprometimentos de sua imagem e de sua marca em função de propagandas bobas, confusas, ou, no pior dos casos, enganosas. Pois é justamente essa última palavrinha, o “enganosas”, que está me causando a dificuldade hoje.

Ao considerar uma postura enganosa como sendo uma derrapada eu estava querendo dizer, como ainda digo, que se a empresa banca a “espertinha” com o cliente e com isso aufere alguma vantagem imediata, está na verdade cometendo suicídio programado, pois o cliente acaba percebendo a enganação e isto prejudica a sua imagem e, conseqüentemente, seus resultados a médio e longo prazo.

Porém minha intenção não era, como ainda não é, ficar apontando posturas enganosas, pois embora seja muito importante denunciá-las, isto é da esfera da defesa do consumidor, que já está muito bem defendida por entidades e colunistas excelentes, como a Maria Inês Dolci.

Ocorre que, no Brasil pelo menos, a mentalidade de tirar vantagem em tudo impregnou de tal forma os meios empresariais que está difícil de encontrar um caso de “derrapada pura”, no sentido de um erro que não tenha sido cometido de propósito, com a intenção de enganar o cliente.

Campeões de reclamações nos Procons, as telefônicas (fixas e celulares), os bancos, as seguradoras, em especial os convênios de saúde, quase todos iludem o consumidor desde o primeiro momento, apontando-lhes um mundo de felicidades, ao mesmo tempo em que lhes extorquem através de taxas e tarifas sem controle, os aprisionam em contratos abusivos e se recusam a cumprir a sua parte, sob a forma da prestação adequada dos serviços contratados, sonegando indenizações dos seguros, negando autorização para tratamentos de saúde, ainda que com isso colocando em risco a própria vida dos clientes. E, no intervalo, infernizam a vida dos que ousam reclamar, deixando-os por horas em filas ou esquentando suas orelhas em telemarketings cuja incompetência é tanta que nos faz desconfiar que seja proposital, a fim de levar o reclamante a desistir e desligar.

Essas barbaridades são cometidas principalmente por grandes empresas, que têm as costas quentes por serem parte de monopólios ou oligopólios, abertos ou disfarçados, que contam com o beneplácito (ou a cumplicidade) de governantes e/ou das tais agências reguladoras, cujos dirigentes “aparelhados”, como vimos exemplarmente no caso atual da aviação, pensam em tudo menos em proteger o consumidor contra a ganância das empresas a quem cabe a eles controlar.

Diante deste quadro imagino que os dirigentes dessas grandes empresas “espertinhas” devem rir à toa ao ler críticas a derrapadas, como as minhas. Pois certamente pouco se importam com o médio ou longo prazo, acreditando com certeza que continuarão a espoliar o mercado, com o beneplácito oficial, por quanto tempo quiserem, e assim continuarem “líderes” eternos.

A preocupação em evitar derrapadas, aprender com os erros dos outros, que é a motivação principal da minha coluna, é algo que mobiliza os jovens executivos de grandes empresas, ainda iludidos com a boa fé propalada naquelas belas declarações de princípios que ornam os halls de entrada – mas mobiliza principalmente os pequenos e médios empresários, com eu mesmo, que sabem que precisam ser verdadeiros, eficientes e mesmo excelentes com seus clientes, caso contrário os perderão e não conquistarão novos clientes. E que sabem também que, por terem recursos pequenos, quando não mínimos, para investir em seus negócios, não podem se dar ao luxo de derrapar. Sim, pois uma única e simples derrapada pode lhes ser fatal.

Esse é o perfil do público que responde positivamente à minha coluna e é a ele que me dirijo, mesmo quando, didaticamente, critico as posturas das grandes empresas. Até porque sei que esses grandões e aqueles que lhes prestam serviços de comunicação e marketing, dificilmente são abertos ao reconhecimento de seus erros e, ao contrário, tendem a ficar numa defensiva raivosa quando suas derrapadas são apontadas – como meliantes apanhados com a boca na botija mas que, por via das dúvidas, negam tudo.

Deposito minhas esperanças na nova geração de profissionais de marketing, ainda não contaminada pelo “vale tudo” de tantos de seus antecessores e por isso mesmo ávida por aprender a fazer as coisas bem feitas, tanto do ponto de vista técnico quanto do ponto de vista ético. E por isso mesmo tão interessada em estudar as derrapadas alheias. E rezo para que, com o passar dos anos, estes hoje jovens (ou pelo menos uma boa parte deles) não se tornem cínicos e não venham a ter seus cases “premiados” como “sacanagens” na coluna da Dolci, mais do que “derrapagens”, na minha.


Fonte: Por Silvio Lefèvre, in www.derrapadas.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç