Antes de criar um blog, pergunte-se: por quê? Este é o conselho de Josh Bernoff, vice-presidente da Forrester Research, que faz consultoria sobre os impactos da tecnologia nos negócios.
Em palestra dada hoje na sede da Editora Abril, em São Paulo, ele foi enfático. "As empresas copiam umas às outras, mas geralmente não sabem aonde querem chegar quando criam mídias sociais, como wikis e fóruns", afirmou. Ele está escrevendo um livro sobre o assunto, com o objetivo de mostrar como ganhar dinheiro com essas ferramentas.
Em sua obra, Bernoff vai falar sobre as cinco metas que as companhias podem atingir por meio das tecnologias sociais. Entre elas, estão falar sobre as novidades para os clientes ou simplesmente ouvir suas reclamações.
Segundo ele, fazer propaganda em blogs pode ser até mais efetivo do que mostrar novos produtos na mídia tradicional. Bernoff cita o caso da GM, que publicou recentemente em um de seus blogs um vídeo com o ronco do carro esportivo Camaro. A ação fez sucesso entre os internautas, e o som virou até ringtone para celular. O custo da montadora com o site foi de 283 mil dólares, e o ganho direto dela chegou a 393 mil dólares já no primeiro ano.
Já a Dell economizou bastante em manutenção de PCs por causa de seu fórum oficial. Como os usuários se ajudam uns aos outros, muitos tentam resolver problemas em casa antes de mandar o micro para a assistência técnica. Um garoto já chegou a postar 20 mil vezes, dando conselhos para quem estava com dificuldades.
Em outro caso que Bernoff cita, a Dell começou a vender computadores com Linux depois do pedido de muitos clientes em seu fórum. E mais: como os PCs tinham o mesmo preço das máquinas com Windows, logo os consumidores reclamaram. "Nós não precisamos de suporte técnico, pois compartilhamos entre nós as soluções", diziam. Foi suficiente para convencer a empresa de que esses micros deveriam mesmo ser mais baratos, pois assim venderiam mais ainda.
Fonte: Por Marco Aurélio Zanni, in info.abril.com.br
Em palestra dada hoje na sede da Editora Abril, em São Paulo, ele foi enfático. "As empresas copiam umas às outras, mas geralmente não sabem aonde querem chegar quando criam mídias sociais, como wikis e fóruns", afirmou. Ele está escrevendo um livro sobre o assunto, com o objetivo de mostrar como ganhar dinheiro com essas ferramentas.
Em sua obra, Bernoff vai falar sobre as cinco metas que as companhias podem atingir por meio das tecnologias sociais. Entre elas, estão falar sobre as novidades para os clientes ou simplesmente ouvir suas reclamações.
Segundo ele, fazer propaganda em blogs pode ser até mais efetivo do que mostrar novos produtos na mídia tradicional. Bernoff cita o caso da GM, que publicou recentemente em um de seus blogs um vídeo com o ronco do carro esportivo Camaro. A ação fez sucesso entre os internautas, e o som virou até ringtone para celular. O custo da montadora com o site foi de 283 mil dólares, e o ganho direto dela chegou a 393 mil dólares já no primeiro ano.
Já a Dell economizou bastante em manutenção de PCs por causa de seu fórum oficial. Como os usuários se ajudam uns aos outros, muitos tentam resolver problemas em casa antes de mandar o micro para a assistência técnica. Um garoto já chegou a postar 20 mil vezes, dando conselhos para quem estava com dificuldades.
Em outro caso que Bernoff cita, a Dell começou a vender computadores com Linux depois do pedido de muitos clientes em seu fórum. E mais: como os PCs tinham o mesmo preço das máquinas com Windows, logo os consumidores reclamaram. "Nós não precisamos de suporte técnico, pois compartilhamos entre nós as soluções", diziam. Foi suficiente para convencer a empresa de que esses micros deveriam mesmo ser mais baratos, pois assim venderiam mais ainda.
Fonte: Por Marco Aurélio Zanni, in info.abril.com.br
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