O IC Digital Index/ Setor Automotivo do mês de julho, levantamento que envolve 2.255 blogs e mais de 5.900 comunidades do Orkut, apontou que, das nove maiores montadoras que possuem fábrica no Brasil, a Honda obteve no último mês a melhor imagem entre os internautas brasileiros. O levantamento é elaborado pelo IC Digital, núcleo da agência de comunicação Imagem Corporativa, e, nesse setor, é realizado mensalmente desde março de 2007. Juntos, os 5 estudos abrangem a análise de mais de 15 mil blogs e 10 mil comunidades no Orkut, as chamadas “redes sociais” da web.
Presente em 246 blogs e mais de mil comunidades no Orkut, que somam 22 mil membros, a Honda, montadora japonesa, é frequentemente associada na web a um alto padrão de qualidade. A Toyota, também japonesa e que no primeiro trimestre de 2007 tomou da General Motors a liderança mundial do setor automotivo, é a segunda marca mais admirada pelos internautas: no universo de 289 blogs e 715 comunidades do Orkut que trazem comentários sobre a montadora, a durabilidade de seus veículos e sua equipe de Fórmula 1 foram os assuntos que renderam os melhores comentários.
Já a Chevrolet ficou com a terceira melhor imagem na web, por conta de sua presença freqüente em blogs. Nos 377 posts que abordaram a montadora predominaram comentários sobre sua liderança na vendas de modelos sedans econômicos no primeiro semestre de 2007.
Durante os cinco últimos meses do levantamento foi possível observar oscilações e destaques na imagem das montadoras na web. Desde o início do estudo a Honda se mantém na liderança do índice, desfrutando todos os meses da melhor imagem em blogs e comunidades virtuais. A montadora é a única que nunca recebeu comentários negativos dos internautas. Já a Toyota, atual segundo lugar no índice, esteve na sétima posição no mês de abril. A conquista da segunda melhor colocação se deu pelo aumento de 12% na quantidade de comentários positivos em blogs e 16% no Orkut.
A Fiat, que no mês de março era a terceira montadora com melhor imagem na web, de acordo com o IC Digital Index, em julho caiu para a oitava colocação. A mudança se deu, principalmente, por conta da alta freqüência de comentários negativos sobre as concessionárias da montadora nas 13 comunidades negativas do Orkut sobre a Fiat. Entre as nove montadoras analisadas, a Fiat é a que reúne o maior número de membros em comunidades negativas do Orkut. A Volkswagen, que esteve em segundo lugar no índice no mês de maio, em julho caiu para a nona posição. O principal motivo foi a baixa presença em comunidades do Orkut – somente 184, enquanto a média das demais montadoras é superior a 500 comunidades.
Já a Peugeot, que esteve em oitavo lugar em março, subiu para o quarto lugar nos meses de junho e julho. Durante os cinco meses foi possível observar uma redução nos comentários negativos, em blogs e comunidades do Orkut, sobre a manutenção e durabilidade dos veículos da montadora. A Chevrolet, que esteve em sétimo lugar em maio, alcançou em julho a terceira posição. A melhora na imagem se deu pelo aumento de 13% nos comentários positivos em blogs sobre o lançamento de modelos ‘Flex’, liderança em vendas de sedans econômicos e a diminuição no número de comunidades negativas do Orkut. O patrocínio do filme ‘Transformers’ também foi foco de comentários positivos na web.
A Ford, que esteve em segundo lugar no índice em maio, caiu para sexto em julho. Apesar de contar com uma presença significativa em blogs e comunidades do Orkut, os comentários sobre a performance da montadora no primeiro semestre foram responsáveis por 18% das críticas dos internautas em blogs e por um crescimento de 13 para 45 comentários negativos nas comunidades do Orkut que abordam a montadora.
Durante os últimos cinco meses, os assuntos abordados com maior freqüência pelos internautas foram a manutenção dos veículos, o atendimento das concessionárias, o lançamentos de novos modelos e os preços dos veículos.
Fonte: www.consumidormoderno.com.br
Presente em 246 blogs e mais de mil comunidades no Orkut, que somam 22 mil membros, a Honda, montadora japonesa, é frequentemente associada na web a um alto padrão de qualidade. A Toyota, também japonesa e que no primeiro trimestre de 2007 tomou da General Motors a liderança mundial do setor automotivo, é a segunda marca mais admirada pelos internautas: no universo de 289 blogs e 715 comunidades do Orkut que trazem comentários sobre a montadora, a durabilidade de seus veículos e sua equipe de Fórmula 1 foram os assuntos que renderam os melhores comentários.
Já a Chevrolet ficou com a terceira melhor imagem na web, por conta de sua presença freqüente em blogs. Nos 377 posts que abordaram a montadora predominaram comentários sobre sua liderança na vendas de modelos sedans econômicos no primeiro semestre de 2007.
Durante os cinco últimos meses do levantamento foi possível observar oscilações e destaques na imagem das montadoras na web. Desde o início do estudo a Honda se mantém na liderança do índice, desfrutando todos os meses da melhor imagem em blogs e comunidades virtuais. A montadora é a única que nunca recebeu comentários negativos dos internautas. Já a Toyota, atual segundo lugar no índice, esteve na sétima posição no mês de abril. A conquista da segunda melhor colocação se deu pelo aumento de 12% na quantidade de comentários positivos em blogs e 16% no Orkut.
A Fiat, que no mês de março era a terceira montadora com melhor imagem na web, de acordo com o IC Digital Index, em julho caiu para a oitava colocação. A mudança se deu, principalmente, por conta da alta freqüência de comentários negativos sobre as concessionárias da montadora nas 13 comunidades negativas do Orkut sobre a Fiat. Entre as nove montadoras analisadas, a Fiat é a que reúne o maior número de membros em comunidades negativas do Orkut. A Volkswagen, que esteve em segundo lugar no índice no mês de maio, em julho caiu para a nona posição. O principal motivo foi a baixa presença em comunidades do Orkut – somente 184, enquanto a média das demais montadoras é superior a 500 comunidades.
Já a Peugeot, que esteve em oitavo lugar em março, subiu para o quarto lugar nos meses de junho e julho. Durante os cinco meses foi possível observar uma redução nos comentários negativos, em blogs e comunidades do Orkut, sobre a manutenção e durabilidade dos veículos da montadora. A Chevrolet, que esteve em sétimo lugar em maio, alcançou em julho a terceira posição. A melhora na imagem se deu pelo aumento de 13% nos comentários positivos em blogs sobre o lançamento de modelos ‘Flex’, liderança em vendas de sedans econômicos e a diminuição no número de comunidades negativas do Orkut. O patrocínio do filme ‘Transformers’ também foi foco de comentários positivos na web.
A Ford, que esteve em segundo lugar no índice em maio, caiu para sexto em julho. Apesar de contar com uma presença significativa em blogs e comunidades do Orkut, os comentários sobre a performance da montadora no primeiro semestre foram responsáveis por 18% das críticas dos internautas em blogs e por um crescimento de 13 para 45 comentários negativos nas comunidades do Orkut que abordam a montadora.
Durante os últimos cinco meses, os assuntos abordados com maior freqüência pelos internautas foram a manutenção dos veículos, o atendimento das concessionárias, o lançamentos de novos modelos e os preços dos veículos.
Fonte: www.consumidormoderno.com.br
Comentários