Pular para o conteúdo principal

A imagem das montadoras na web

O IC Digital Index/ Setor Automotivo do mês de julho, levantamento que envolve 2.255 blogs e mais de 5.900 comunidades do Orkut, apontou que, das nove maiores montadoras que possuem fábrica no Brasil, a Honda obteve no último mês a melhor imagem entre os internautas brasileiros. O levantamento é elaborado pelo IC Digital, núcleo da agência de comunicação Imagem Corporativa, e, nesse setor, é realizado mensalmente desde março de 2007. Juntos, os 5 estudos abrangem a análise de mais de 15 mil blogs e 10 mil comunidades no Orkut, as chamadas “redes sociais” da web.

Presente em 246 blogs e mais de mil comunidades no Orkut, que somam 22 mil membros, a Honda, montadora japonesa, é frequentemente associada na web a um alto padrão de qualidade. A Toyota, também japonesa e que no primeiro trimestre de 2007 tomou da General Motors a liderança mundial do setor automotivo, é a segunda marca mais admirada pelos internautas: no universo de 289 blogs e 715 comunidades do Orkut que trazem comentários sobre a montadora, a durabilidade de seus veículos e sua equipe de Fórmula 1 foram os assuntos que renderam os melhores comentários.

Já a Chevrolet ficou com a terceira melhor imagem na web, por conta de sua presença freqüente em blogs. Nos 377 posts que abordaram a montadora predominaram comentários sobre sua liderança na vendas de modelos sedans econômicos no primeiro semestre de 2007.

Durante os cinco últimos meses do levantamento foi possível observar oscilações e destaques na imagem das montadoras na web. Desde o início do estudo a Honda se mantém na liderança do índice, desfrutando todos os meses da melhor imagem em blogs e comunidades virtuais. A montadora é a única que nunca recebeu comentários negativos dos internautas. Já a Toyota, atual segundo lugar no índice, esteve na sétima posição no mês de abril. A conquista da segunda melhor colocação se deu pelo aumento de 12% na quantidade de comentários positivos em blogs e 16% no Orkut.

A Fiat, que no mês de março era a terceira montadora com melhor imagem na web, de acordo com o IC Digital Index, em julho caiu para a oitava colocação. A mudança se deu, principalmente, por conta da alta freqüência de comentários negativos sobre as concessionárias da montadora nas 13 comunidades negativas do Orkut sobre a Fiat. Entre as nove montadoras analisadas, a Fiat é a que reúne o maior número de membros em comunidades negativas do Orkut. A Volkswagen, que esteve em segundo lugar no índice no mês de maio, em julho caiu para a nona posição. O principal motivo foi a baixa presença em comunidades do Orkut – somente 184, enquanto a média das demais montadoras é superior a 500 comunidades.

Já a Peugeot, que esteve em oitavo lugar em março, subiu para o quarto lugar nos meses de junho e julho. Durante os cinco meses foi possível observar uma redução nos comentários negativos, em blogs e comunidades do Orkut, sobre a manutenção e durabilidade dos veículos da montadora. A Chevrolet, que esteve em sétimo lugar em maio, alcançou em julho a terceira posição. A melhora na imagem se deu pelo aumento de 13% nos comentários positivos em blogs sobre o lançamento de modelos ‘Flex’, liderança em vendas de sedans econômicos e a diminuição no número de comunidades negativas do Orkut. O patrocínio do filme ‘Transformers’ também foi foco de comentários positivos na web.

A Ford, que esteve em segundo lugar no índice em maio, caiu para sexto em julho. Apesar de contar com uma presença significativa em blogs e comunidades do Orkut, os comentários sobre a performance da montadora no primeiro semestre foram responsáveis por 18% das críticas dos internautas em blogs e por um crescimento de 13 para 45 comentários negativos nas comunidades do Orkut que abordam a montadora.

Durante os últimos cinco meses, os assuntos abordados com maior freqüência pelos internautas foram a manutenção dos veículos, o atendimento das concessionárias, o lançamentos de novos modelos e os preços dos veículos.


Fonte: www.consumidormoderno.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç