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Lovermarks: o futuro além das marcas

Transcrevo aqui a íntegra do artigo "Lovermarks: o futuro além das marcas", de autoria de Kevin Roberts, CEO da Ideas Company Saatchi & Saatchi, pertencente ao Publicis Groupe, o maior grupo de comunicações do mundo. O texto, publicado no Portal HSM On-line, destaca a necessidade de se criar lovemarks, marcas cada vez mais envolventes que constroem relacionamentos com os consumidores através de maneiras surpreendentes, como o mistério, a sensualidade e a intimidade. Vale a pena conferir:


"Essa é uma época de grandes mudanças. Você já está sentindo. Os consumidores estão mudando. O ritmo deles está mais rápido, suas demandas mais barulhentas, seus batimentos cardíacos mais fortes. Eles estão mais seletivos e mais sensíveis às marcas. O consumidor de hoje quer mais – mais do que preço, mais do que benefícios, atributos, função e performance. Mais do que marcas.

Na Saatchi & Saatchi, nós fizemos a pergunta: o que virá depois das marcas? Nossa resposta foi: lovemarks, ou seja, marcas adoradas pelos consumidores.

Quando eu sugeri, pela primeira vez, que o amor era o único jeito de transformar os negócios, os CEOs na sala de reuniões não me deram ouvidos. Mas eu sabia que o amor era a única maneira de atingir a temperatura emocional e de criar as novas formas de relacionamento que as marcas precisavam. Seres humanos são movidos pela emoção e não pela razão. E a emoção mais poderosa é o amor.

Lovemarks são marcas super envolventes que constroem relacionamentos com os consumidores através de maneiras surpreendentes, como o mistério, a sensualidade e a intimidade. Mistério para atrair os consumidores com ótimas histórias, ícones poderosos e a combinação de passado, presente e futuro. Sensualidade para criar conexões físicas com os consumidores através dos sentidos. Intimidade para gerar empatia, compromisso e paixão. Esses são os fundamentos dos relacionamentos de longa duração e colocam os consumidores no lugar onde devem estar: no coração emocional das marcas.

As pessoas não estão mais interessadas em serem catequizadas sobre benefícios funcionais e características. Elas estão buscando conexões em suas vidas e isso é o que elas esperam das marcas com as quais se importam.

A não ser que as pessoas realmente amem o que você produz, elas não voltarão para comprar mais; simplesmente, há muita oferta. Ter um ótimo produto que funciona sempre e um desempenho excepcional se tornou lugar comum. Agora é essencial ter algo mais além da performance para que uma marca tenha sucesso no futuro. Eu diria que obter a diferenciação através de conexões emocionais duradouras é o maior desafio com que as empresas e organizações têm que lidar.

Dois terços dos consumidores se sentem constantemente bombardeados. Nós não podemos mais incomodar as pessoas. Não podemos agarrá-las e implorar por sua atenção. Temos que aprender como engajá-las, como atraí-las, para encantá-las com mistério, sensualidade e intimidade, com as chamadas lovemarks".


Fonte: Por Kevin Roberts, in www.hsm.com.br

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