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Marcas 2.0: como as marcas são afetadas pela internet

Martin Linstrom é reconhecido como um dos principais especialistas em marcas do mundo. Empresas como Disney, Pepsi, American Express, McDonald’s e Microsft freqüentemente recorrem ao consultor, que é colunista da revista Advertising Age e autor de “BrandChild” e BRAND Sense, dois best-sellers da área. Lindstrom abrirá o Digital Age 2.0, evento que que reunirá entre hoje e amanhã em São Paulo algumas das mais importantes personalidades nacionais e internacionais para discutir o presente e o futuro da internet. Na sua palestra, ele mostrará como o telefone celular, os PDAs, os chats, a internet e os canais clássicos de mídia vão trabalhar juntos de uma forma que ninguém nunca sonhou. Na entrevista a seguir, Época NEGÓCIOS conversou com o consultor sobre como as marcas são afetadas pela internet. “Conforme se formam comunidades on-line, as pessoas espalham as novidades e divulgam as suas preferências no Second Life, uma marca precisa abraçar este fenômeno”, diz.


Como uma marca é afetada pela internet e as suas mídias sociais?
Cada vez mais as marcas são afetadas pela internet. A verdade é que marcas verdadeiramente poderosas são construídas em conjunto com seus consumidores. Pense: se você vê alguém usando uma camisa legal, bebendo uma nova cerveja ou usando um novo iPod, você é afetado. Mas não porque a marca de cerveja é descolada, mas porque a pessoa que a está bebendo é descolada. O mesmo acontece na internet. E conforme se formam comunidades on-line, as pessoas espalham as novidades e divulgam as suas preferências no Second Life, uma marca precisa abraçar este fenômeno e assumir um novo papel na internet de uma forma bastante participativa.

Como avaliar a percepção de uma marca neta era cibernética em que as informações se espalham tão rapidamente?
É preciso monitorar a presença da marca e o contexto em que elas são discutidas em salas de bate-papo e sites. Poucas marcas sabem o que realmente o universo on-line fala sobre elas em blogs ou em sites como MySpace e FaceBook., porque apenas monitoram a imprensa. Então, primeiro coloque alguém para monitorar as discussões sobre a marca em comunidades on-line. Em segundo lugar, crie uma força tarefa com o poder de agir rapidamente se uma marca repentinamente começa a atrair vibrações negativas.

É possível controlar a percepção de uma marca atualmente?Só dá para monitarar parte dessa percepção. Mas as regras a serem seguidas para criar uma boa percepção de sua marcar são simples, mas essenciais para se ter em mente. 1) Seja honesto. 2) Supere expectativas e não prometa além da conta. 3) Seja consistente. 4) Seja transparente. 5) Não seja egoista e pense na conseqüência dos seus atos. As marcas raramente passam neste teste. A maioria falham na primeira e na segunda regra. A Nike, por exemplo, falhou no quarto item.

Atualmente, as pessoas falam muito sobre inovação. Quão importante é para uma marca ser percebida como inovadora?
Depende em que tipo de negócio ela está envolvida, apesar de inovação ser essencial. A maioria dos consumidores gostaria de pensar que ao comprar uma marca também está comprando a última novidade em moda, bebidas, comidas, carros...você escolhe. Mas inovação pode ser percebida de diferentes maneiras: você pode ser inovador ao pensar de uma forma diferente ou ao desenvolver técnicas de produção novas e de alta qualidade. Ou pode ser - como no caso da Apple - está sempre à frente em termos de tecnologia.


Fonte: Por Rafael Barifouse, in epocanegocios.globo.com

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