Monitorar a internet é o melhor remédio para prevenir e gerenciar crises nas empresas, aconselhou a gerente corporativa da Edelman Brasil, Thiane Loureiro, durante palestra realizada durante o Digital Age 2.0.
Todos estão expostos na web, mas as empresas podem escolher como construir sua reputação na rede. Contudo, um levantamento da Rapp Collins mostra que apenas 2,54% das empresas fazem monitoramento online.
A atual facilidade de acesso à opinião do consumidor dá base para as empresas traçarem estratégias, disse Thiane.
No universo digital, a comunicação não é mais de “alguém para alguém”, mas de “alguém com alguém” - com o diálogo que a Web 2.0 disponibilizou, “você não precisa mais esperar que as coisas dêem errado. É possível fazer mudanças junto ao consumidor”, diz Thiane.
E se alguém falar mal de sua empresa em um blog? “É impossível controlar o que falam sobre a empresa na web, mas ela não deve ter medo nem se manter indiferente”, afirmou Thiane.
É melhor dar a cara a bater do que apanhar, segundo a gerente. "Mesmo sem saber o que fazer, responda a um post crítico, diga que não sabe e explique o que está fazendo para contornar a situação”, aconselha.
Thiane afirma que até atitudes como um pedido de desculpas por um vídeo no YouTube já mostrou ser eficiente no gerenciamento de crises.
Além disso, a relação das empresas na Web 2.0 exige também um "profissional 2.0", que deve compreender RSS e a blogosfera, concluiu a gerente.
Fonte: Por Lygia de Luca, in IDG Now!
Todos estão expostos na web, mas as empresas podem escolher como construir sua reputação na rede. Contudo, um levantamento da Rapp Collins mostra que apenas 2,54% das empresas fazem monitoramento online.
A atual facilidade de acesso à opinião do consumidor dá base para as empresas traçarem estratégias, disse Thiane.
No universo digital, a comunicação não é mais de “alguém para alguém”, mas de “alguém com alguém” - com o diálogo que a Web 2.0 disponibilizou, “você não precisa mais esperar que as coisas dêem errado. É possível fazer mudanças junto ao consumidor”, diz Thiane.
E se alguém falar mal de sua empresa em um blog? “É impossível controlar o que falam sobre a empresa na web, mas ela não deve ter medo nem se manter indiferente”, afirmou Thiane.
É melhor dar a cara a bater do que apanhar, segundo a gerente. "Mesmo sem saber o que fazer, responda a um post crítico, diga que não sabe e explique o que está fazendo para contornar a situação”, aconselha.
Thiane afirma que até atitudes como um pedido de desculpas por um vídeo no YouTube já mostrou ser eficiente no gerenciamento de crises.
Além disso, a relação das empresas na Web 2.0 exige também um "profissional 2.0", que deve compreender RSS e a blogosfera, concluiu a gerente.
Fonte: Por Lygia de Luca, in IDG Now!
Comentários