Pular para o conteúdo principal

O impacto das mídias sociais no mundo dos negócios

Ao longo de 12 anos na Forrest Reasearch, Josh Bernoff se tornou conhecido como um dos melhores analistas das mudanças geradas por novas tecnologias na forma como vemos televisão e os rumos dessa indústria. Hoje, como vice-presidente da consultoria americana, Bernoff está cada vez mais engajado nas transformações que a internet e suas mídias sociais impactam empresas de todo o mundo. Em 2008, ele lançará o livro sobre o tema, chamado Groundswell, em parceria com a principal analista de mídias sociais da Forrester, Charlene Li. A dupla também é responsável pelo blog The Groundswell: Winning In A World Transformed by Social Technologies.

Na entrevista a seguir, publicada no site da revista Época NEGÓCIOS ele comenta sobre o impacto destas novas mídias no mundo dos negócios. “As empresas se tornam mais sensíveis às necessidades dos consumidores e são capazes de reagir mais rapidamente a elas”, diz o Bernoff. O consultor também falou sobre colaboração e como medir o retorno do investimento feitos nas plataformas on-line. “As pessoas não sabem o que medir”, afirma. Confira:


Qual o impacto das mídias sociais como blogs e redes de relacionamento como o Orkut nas empresas?
Ao criar blogs e comunidades on-line e participar de redes de relacionamento como o Orkut, as companhias obtém algo incrível: entram em contato diretamente com seus consumidores, que respondem para elas também sem intermediários. Isso é assustador para muitas empresas, mas aquelas que aceitam essa nova forma de comunicação com o mercado, se aproximam dos seus consumidores e isso muda a forma como ela lidam com os seus negócios. Elas se tornam mais sensíveis às necessidades dos consumidores e são capazes de reagir mais rapidamente a elas. Pode ser algo difícil de para as companhias fazerem, mas isso as torna companhias melhores.

Um modo de trabalho colaborativo das empresas com parceiros, consumidores e até mesmo concorrentes implica que elas compartilharão seus conhecimentos e estratégias. Quais são os riscos de adotar este modelo?
Companhias que estão fechadas em si mesmas e não compartilham informações terão muita dificuldade de participar do aspecto social da internet. A internet pressupõe um certo grau de abertura para o mundo. E mesmo que você não integre esse universo, as pessoas ainda irão falar de você e, o pior, sem a sua participação neste diálogo.

Quão difícil é mudar a cultura dos funcionários para que haja mais colaboração dentro e fora da empresa?
Essa é a parte mais difícil da incorporação deste lado social da internet. Mas as contribuições dos consumidores deste modo são bastante concretas. Você pode identificá-las facilmente e usá-las como um argumento para convencer os céticos dentro das empresas sobre as vantagens de adotar um modelo colaborativo de trabalho.

A sua palestra tratará se como descobrir o retorno dos investimentos feitos pelas empresas na era digital, o que o senhor chama de ROI 2.0. Poderia explicar melhor este conceito?
Muitas empresas vão atrás de tecnologias sem saber muito bem porquê ou os ganhos que obterão. Na minha palestra, vou falar sobre os principais motivos de participar das mídias sociais da internet. As companhias devem usá-las para ouvir o seu público e falar com ele, dar suporte aos seus problemas e buscar fontes de inspiração. Mostrarei como isso contribuí para obter um retorno concreto na conscientização do que se passa no mercado e no mundo, nas vendas ou na redução de custos.

Porque é tão difícil para as empresas medir esse retorno concreto?
As pessoas não sabem o que medir. É possível medir o número de visitas a um site, mas você consegue medir as vendas geradas por estas visitas? Esse é o maior problema.


Fonte: Por Rafael Barifouse, in epocanegocios.globo.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç