Ao longo de 12 anos na Forrest Reasearch, Josh Bernoff se tornou conhecido como um dos melhores analistas das mudanças geradas por novas tecnologias na forma como vemos televisão e os rumos dessa indústria. Hoje, como vice-presidente da consultoria americana, Bernoff está cada vez mais engajado nas transformações que a internet e suas mídias sociais impactam empresas de todo o mundo. Em 2008, ele lançará o livro sobre o tema, chamado Groundswell, em parceria com a principal analista de mídias sociais da Forrester, Charlene Li. A dupla também é responsável pelo blog The Groundswell: Winning In A World Transformed by Social Technologies.
Na entrevista a seguir, publicada no site da revista Época NEGÓCIOS ele comenta sobre o impacto destas novas mídias no mundo dos negócios. “As empresas se tornam mais sensíveis às necessidades dos consumidores e são capazes de reagir mais rapidamente a elas”, diz o Bernoff. O consultor também falou sobre colaboração e como medir o retorno do investimento feitos nas plataformas on-line. “As pessoas não sabem o que medir”, afirma. Confira:
Qual o impacto das mídias sociais como blogs e redes de relacionamento como o Orkut nas empresas?
Ao criar blogs e comunidades on-line e participar de redes de relacionamento como o Orkut, as companhias obtém algo incrível: entram em contato diretamente com seus consumidores, que respondem para elas também sem intermediários. Isso é assustador para muitas empresas, mas aquelas que aceitam essa nova forma de comunicação com o mercado, se aproximam dos seus consumidores e isso muda a forma como ela lidam com os seus negócios. Elas se tornam mais sensíveis às necessidades dos consumidores e são capazes de reagir mais rapidamente a elas. Pode ser algo difícil de para as companhias fazerem, mas isso as torna companhias melhores.
Um modo de trabalho colaborativo das empresas com parceiros, consumidores e até mesmo concorrentes implica que elas compartilharão seus conhecimentos e estratégias. Quais são os riscos de adotar este modelo?
Companhias que estão fechadas em si mesmas e não compartilham informações terão muita dificuldade de participar do aspecto social da internet. A internet pressupõe um certo grau de abertura para o mundo. E mesmo que você não integre esse universo, as pessoas ainda irão falar de você e, o pior, sem a sua participação neste diálogo.
Quão difícil é mudar a cultura dos funcionários para que haja mais colaboração dentro e fora da empresa?
Essa é a parte mais difícil da incorporação deste lado social da internet. Mas as contribuições dos consumidores deste modo são bastante concretas. Você pode identificá-las facilmente e usá-las como um argumento para convencer os céticos dentro das empresas sobre as vantagens de adotar um modelo colaborativo de trabalho.
A sua palestra tratará se como descobrir o retorno dos investimentos feitos pelas empresas na era digital, o que o senhor chama de ROI 2.0. Poderia explicar melhor este conceito?
Muitas empresas vão atrás de tecnologias sem saber muito bem porquê ou os ganhos que obterão. Na minha palestra, vou falar sobre os principais motivos de participar das mídias sociais da internet. As companhias devem usá-las para ouvir o seu público e falar com ele, dar suporte aos seus problemas e buscar fontes de inspiração. Mostrarei como isso contribuí para obter um retorno concreto na conscientização do que se passa no mercado e no mundo, nas vendas ou na redução de custos.
Porque é tão difícil para as empresas medir esse retorno concreto?
As pessoas não sabem o que medir. É possível medir o número de visitas a um site, mas você consegue medir as vendas geradas por estas visitas? Esse é o maior problema.
Fonte: Por Rafael Barifouse, in epocanegocios.globo.com
Na entrevista a seguir, publicada no site da revista Época NEGÓCIOS ele comenta sobre o impacto destas novas mídias no mundo dos negócios. “As empresas se tornam mais sensíveis às necessidades dos consumidores e são capazes de reagir mais rapidamente a elas”, diz o Bernoff. O consultor também falou sobre colaboração e como medir o retorno do investimento feitos nas plataformas on-line. “As pessoas não sabem o que medir”, afirma. Confira:
Qual o impacto das mídias sociais como blogs e redes de relacionamento como o Orkut nas empresas?
Ao criar blogs e comunidades on-line e participar de redes de relacionamento como o Orkut, as companhias obtém algo incrível: entram em contato diretamente com seus consumidores, que respondem para elas também sem intermediários. Isso é assustador para muitas empresas, mas aquelas que aceitam essa nova forma de comunicação com o mercado, se aproximam dos seus consumidores e isso muda a forma como ela lidam com os seus negócios. Elas se tornam mais sensíveis às necessidades dos consumidores e são capazes de reagir mais rapidamente a elas. Pode ser algo difícil de para as companhias fazerem, mas isso as torna companhias melhores.
Um modo de trabalho colaborativo das empresas com parceiros, consumidores e até mesmo concorrentes implica que elas compartilharão seus conhecimentos e estratégias. Quais são os riscos de adotar este modelo?
Companhias que estão fechadas em si mesmas e não compartilham informações terão muita dificuldade de participar do aspecto social da internet. A internet pressupõe um certo grau de abertura para o mundo. E mesmo que você não integre esse universo, as pessoas ainda irão falar de você e, o pior, sem a sua participação neste diálogo.
Quão difícil é mudar a cultura dos funcionários para que haja mais colaboração dentro e fora da empresa?
Essa é a parte mais difícil da incorporação deste lado social da internet. Mas as contribuições dos consumidores deste modo são bastante concretas. Você pode identificá-las facilmente e usá-las como um argumento para convencer os céticos dentro das empresas sobre as vantagens de adotar um modelo colaborativo de trabalho.
A sua palestra tratará se como descobrir o retorno dos investimentos feitos pelas empresas na era digital, o que o senhor chama de ROI 2.0. Poderia explicar melhor este conceito?
Muitas empresas vão atrás de tecnologias sem saber muito bem porquê ou os ganhos que obterão. Na minha palestra, vou falar sobre os principais motivos de participar das mídias sociais da internet. As companhias devem usá-las para ouvir o seu público e falar com ele, dar suporte aos seus problemas e buscar fontes de inspiração. Mostrarei como isso contribuí para obter um retorno concreto na conscientização do que se passa no mercado e no mundo, nas vendas ou na redução de custos.
Porque é tão difícil para as empresas medir esse retorno concreto?
As pessoas não sabem o que medir. É possível medir o número de visitas a um site, mas você consegue medir as vendas geradas por estas visitas? Esse é o maior problema.
Fonte: Por Rafael Barifouse, in epocanegocios.globo.com
Comentários