Nike foi a marca mais lembrada pelos entrevistados, mas Olympikus e All Star foram as que apresentaram melhor relação entre a preferência e a efetivação da compra
O Instituto QualiBest entrevistou cerca de 4 mil pessoas em todo o país, entre os meses de outubro e dezembro de 2005, para medir as características determinantes na escolha de um tênis. O objetivo do estudo, feito por meio de um questionário online, foi avaliar os aspectos de compra, uso e imagem das principais marcas no país. A amostra foi composta por usuários cadastrados no site de pesquisa, com os CPF checados no site da Receita Federal e dados cadastrais confirmados por e-mail pelo próprio usuário. O erro amostral para o total é da ordem de ± 1,5 pontos percentuais.
Do total de entrevistados, 3.908 (97,6%) afirmaram possuir, no mínimo, um par de tênis atualmente. A caminhada é a principal atividade física regular realizada, seguida pelo futebol e alongamento. Contudo, pessoas que possuem tênis não necessariamente praticam alguma atividade física, ou seja, 38% das pessoas vêem o tênis como um acessório que complementa o estilo de vestir.
De acordo com os dados coletados, o perfil de compra dos “heavy users” (aqueles que adquirem três ou mais pares de tênis por ano) é de maior incidência entre os homens, de até 19 anos, e que moram predominantemente em cidades interioranas; por outro lado, a maior incidência de “light users” (aqueles que compram menos de um par de tênis por ano) está entre as mulheres que não praticam atividades físicas regulares.
As marcas com melhor relação entre preferência e efetivação de compra são Olympikus e All Star, com 88% e 86% respectivamente, enquanto a Nike e a Adidas apresentaram os menores índices nesta relação, 74% e 72%, respectivamente.
No caso da marca Olympikus, atributos relacionados ao menor preço e à durabilidade, além do fato de ser fabricado no Brasil, são os que mais pesam na hora da compra. No caso dos que compram All Star, os entrevistados levam mais em consideração o fato de “combinar com meu estilo de ser”.
O perfil dos respondentes: 54% homens,72%classes AB,85% de 17 a 35 anos, 59% residindo na região sudeste.
Fonte: www.mundodomarketing.com.br
O Instituto QualiBest entrevistou cerca de 4 mil pessoas em todo o país, entre os meses de outubro e dezembro de 2005, para medir as características determinantes na escolha de um tênis. O objetivo do estudo, feito por meio de um questionário online, foi avaliar os aspectos de compra, uso e imagem das principais marcas no país. A amostra foi composta por usuários cadastrados no site de pesquisa, com os CPF checados no site da Receita Federal e dados cadastrais confirmados por e-mail pelo próprio usuário. O erro amostral para o total é da ordem de ± 1,5 pontos percentuais.
Do total de entrevistados, 3.908 (97,6%) afirmaram possuir, no mínimo, um par de tênis atualmente. A caminhada é a principal atividade física regular realizada, seguida pelo futebol e alongamento. Contudo, pessoas que possuem tênis não necessariamente praticam alguma atividade física, ou seja, 38% das pessoas vêem o tênis como um acessório que complementa o estilo de vestir.
De acordo com os dados coletados, o perfil de compra dos “heavy users” (aqueles que adquirem três ou mais pares de tênis por ano) é de maior incidência entre os homens, de até 19 anos, e que moram predominantemente em cidades interioranas; por outro lado, a maior incidência de “light users” (aqueles que compram menos de um par de tênis por ano) está entre as mulheres que não praticam atividades físicas regulares.
As marcas com melhor relação entre preferência e efetivação de compra são Olympikus e All Star, com 88% e 86% respectivamente, enquanto a Nike e a Adidas apresentaram os menores índices nesta relação, 74% e 72%, respectivamente.
No caso da marca Olympikus, atributos relacionados ao menor preço e à durabilidade, além do fato de ser fabricado no Brasil, são os que mais pesam na hora da compra. No caso dos que compram All Star, os entrevistados levam mais em consideração o fato de “combinar com meu estilo de ser”.
O perfil dos respondentes: 54% homens,72%classes AB,85% de 17 a 35 anos, 59% residindo na região sudeste.
Fonte: www.mundodomarketing.com.br
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