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Pesquisas de imersão com o público

Para entender o que determinado público deseja de um produto ou serviço é necessário imergir totalmente no ambiente em que vivem. Às vezes é necessário jogar vídeo-game ou até mesmo comer guloseimas das quais nunca nem ouvimos falar só para entender o que de fato são suas brincadeiras, suas histórias de vida, saber quais são os seus hobbies, suas perspectivas, ou seja, é necessário se tornar praticamente um integrante do grupo, só assim é possível ter como entender o que eles realmente querem.

Parece loucura entrar num mundo no qual você muitas vezes não faz parte, mas, sentar para bater papo com desconhecidos e descobrir os seus gostos faz parte da rotina da equipe da Capital Pessoal, empresa fundada em 2006 por Claudia Giunta, que se tornou planejadora estratégica de grandes marcas desenvolvendo metodologias e técnicas utilizadas em pesquisas de imersão com o público.

Formada em comunicação, Cláudia passou seis anos no atendimento das maiores agências de publicidade do Brasil. "Quando descobri o planejamento me apaixonei e ficou claro que, ou mudava de área ou abandonava a minha carreira", disse.

"Era final de 2003 quando comecei a imaginar um formato para minha nova empresa, onde eu trabalharia junto com uma equipe de criação desde o conceito embrionário da marca ou produto, com integração total das três áreas: atendimento, planejamento e criação".

Para compreender o mercado, a Capital Pessoal possui uma equipe multidisciplinar, formada por pessoas jovens vindas de inúmeras áreas que vão de psicologia a cinema. Com focos tão diferenciados, adquire uma maior percepção das tendências que afetam os mercados mais distintos.

Devido a essa vantagem, o conceito das análises e coletas de dados são desenvolvidos de maneira extremamente customizada, ou seja, não existe um passo a passo ou um formato pré-definido. A sinergia provém da total liberdade da equipe na criação desses processos, principal ponto forte da Capital.

"É preciso entender as necessidades e objetivos dos clientes para que seja elaborado todo o processo de identificação das preferências do target. Cada detalhe é importante para o resultado e faz diferença no processo criativo da agência", afirma a empresária.

Para a Capital Pessoal, existem cinco fatores primordiais para se conseguir resultados significativos em um novo projeto: o grupo foco de estudo; a emoção, que permite o contato com a alma das pessoas e revela o coração da marca; o desejo existente; a idéia, que além de inovadora, deve se encaixar na demanda da marca e no bolso do cliente; e as histórias, para que causem empatia e se façam presentes na vida das pessoas.

Esses fatores em conjunto são os responsáveis pela eficácia e qualidade nos dados coletados pela equipe da Capital, o que rendeu à empresa 12 novos projetos em 12 semanas. Um deles foi o estudo do target de um novo lançamento da GM, que fez com que a B2 Eventos desbancasse duas grandes concorrentes de mercado, a Miksom e a Banco de Eventos, assumindo a responsabilidade pelos ações de lançamento do novo automóvel no mercado brasileiro.

A metodologia exclusiva utilizada proporcionou à Capital Pessoal prestação de serviços para empresas de grande porte como a Elma Chips, Faber-Castell, Pepsi, Unilever, GM, DM9BBD, F/Nazca, Saatchi&Saatchi, Lipton Ice Tea, Ambev, B2 Eventos, Brastemp, entre outras.

A Capital Pessoal posiciona e conceitua novos produtos, embalagens, preço, ponto de venda, tecnologia e internet, novos targets, assim como idéias de ações, comunicação e marketing que movimentam e criam uma marca. A empresa é especializada em descobrir e entender quais são os melhores formatos para colocar as idéias de seus clientes em prática, passando tempo com seus consumidores e entendendo o que, de fato, eles desejam e necessitam, para que assim todo investimento feito tenha retorno garantido.


Fonte: www.revistafator.com.br

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