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A responsabilidade social na cultura corporativa

As mudanças sócio-econômicas das últimas décadas no mundo fizeram com que o comportamento de empresas, até então acostumadas à pura e exclusiva maximização do lucro, mudasse profundamente. É sabido que o setor privado tem cada vez mais importância na criação de riqueza; por outro lado, tem sido cobrado pela sociedade a ter um papel responsável na promoção do desenvolvimento sustentável das comunidades onde estão inseridas.

A idéia de responsabilidade social incorporada aos negócios é relativamente recente. Com o surgimento de novas demandas e maior pressão por transparência nos negócios, empresas se vêem forçadas a adotar uma postura mais responsável em suas ações.

Infelizmente, muitos ainda confundem o conceito com filantropia. A filantropia é basicamente uma ação social externa da empresa. A responsabilidade social é focada na cadeia de negócios e engloba preocupações com um público maior, cuja demanda e necessidade a empresa deve buscar entender e incorporar aos negócios. Assim, a responsabilidade social trata diretamente dos negócios da empresa e de como ela os conduz.

A responsabilidade social empresarial é a forma de gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa com todos os públicos com os quais ela se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresariais compatíveis com o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para as gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais.

Temos tido muito debate sobre a responsabilidade social empresarial mundo afora, mas o Brasil tem dado passos largos no sentido da profissionalização do setor e é uma referência na América Latina.


Fonte: www.imagemcorporativa.com.br

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