Pular para o conteúdo principal

Venda Direta não é Marketing Direto, e vice-versa

Muitas vezes nos deparamos com consultas, solicitações de projetos, convites para palestras, solicitações de treinamento e mesmo demanda de informações para entrevistas ou artigos que buscam orientações relativas ao Marketing Direto, devido a uma não-rara confusão deste com os conceitos da Venda Direta.

Esse tipo de confusão conceitual preocupa, pois temos assistido a um processo de “desinformação” estruturada, que se realimenta e vem gerando artigos, reportagens, palestras e até mesmo conteúdo programático em seminários os mais diversos, que se direcionam a empreendedores de Venda Direta, mas na verdade versam de forma distorcida ou mesmo adaptada sobre conceitos do Marketing Direto. E na verdade se obtêm informações que não claras nem úteis, na prática, nem para os interessados no Marketing Direto nem para os interessados em Venda Direta.

É fundamental que a diferença entre estas duas atividades absolutamente diversas, e ricas em conceitos e na importância dos resultados que agregam a seus adeptos, seja estabelecida. Na inevitável e sempre referenciada definição clássica de Philip Kotler, Marketing Direto é "um sistema de marketing interativo que usa um ou mais meios de propaganda para obter uma resposta mensurável e/ou uma transação em qualquer lugar". Entre as ferramentas desta ação estão a: mala-direta, telemarketing, catálogos, revistas, jornais e mídias eletrônicas. E PONTO.

Venda Direta, conforme a definição abalizada da principal entidade que congrega as maiores empresas do setor no Brasil, a ABEVD (Associação Brasileira das Empresas de Venda Direta), é “um sistema de comercialização de bens de consumo e serviços diferenciado, baseado no contato pessoal, entre vendedores e compradores, fora de um estabelecimento comercial fixo”. Ou seja, observando-se as duas definições (e sem estabelecermos nenhum juízo de valor ou de ordem de grandeza) percebe-se que a Venda Direta até pode USAR o Marketing Direto como um recurso para consolidar suas estratégias de comercialização, divulgação, promoção de produtos e serviços e captação de canal de vendas, o que ajuda a reforçar a diferença entre os dois conceitos.

Diferentemente do Marketing Direto, que se traduz em um sistema de marketing que se processa através de ferramentas específicas e pode ser utilizado por qualquer sistema de comercialização, a Venda Direta é uma atividade específica, um modelo de vendas, ou um “sistema de comercialização”, paralelo ao Varejo, que é uma modalidade de comercialização que, por sua vez, se dá através de um estabelecimento fixo.

É importante para os empreendedores que buscam estabelecer um negócio baseado na Venda Direta entender esta diferença, para que evitem obter informações inconsistentes sobre o segmento e suas práticas, consolidadas ao longo de mais de um século, caindo na armadilha de subestimá-la, ou de acreditar que algum apanhado de dicas ou o mero uso de ferramentas tecnológicas possa permitir o ingresso rápido e sólido na Venda Direta.

É necessária a conscientização de que a Venda Direta é um sistema de comercialização estruturado e complexo, que hoje no mundo se dá em um ambiente altamente competitivo, através de “players” capitalizados e competentes e depende de forma visceral da atuação de GENTE, baseando-se no melhor que o ser humano é capaz de agregar para gerar um negócio lucrativo e produtivo (dinâmica de relacionamento, interação, empatia, atendimento personalizado, evolução contínua dos conceitos, reação rápida a movimentos de mercado e às tendências dos clientes, pessoalidade no processo comercial e de gestão de equipes), ela vai muito além do que o uso de recursos tecnológicos ou de um apanhado de técnicas pode proporcionar para criar um negócio consistente e competitivo.

Ele se dá através de gente, com conhecimento e que vivencia a realidade em constante evolução deste segmento, gente esta que sabe usar os demais recursos disponíveis de forma pontual para concretizar estratégias ligadas não só a produtos e logística (praticamente commodities hoje em dia), mas principalmente ao processo-chave, a equação baseada em gente e em experiência humana prática que é a mola propulsora deste modelos: captação + desenvolvimento + retenção + motivação + reconhecimento = vendas.

Entendendo essa equação e a diferença entre estes conceitos, os profissionais interessados na Venda Direta, seja para trabalhar, contratar ou investir no segmento, poderão com mais segurança e conhecimento de causa lançar mão de recursos úteis, como por exemplo o Marketing Direto, a serviço de sua estratégia de negócios.


Fonte: Por Marcelo Alves, in www.mundodomarketing.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç