A divisão de imagem e impressão da gigante HP está investindo US$ 300 milhões para divulgar o hábito de imprimir imagens. Este aporte, inclusive, passa pelo mercado brasileiro, que verá, em duas etapas, a nova campanha publicitária. Isso porque, dentro do mesmo conceito - "O que você tem a dizer" ("What do you have to say?")-, a HP vai trabalhar ações tanto para empresas quanto para o consumidor final. De acordo com o diretor de marketing e comunicação da divisão de imagem e impressão da HP para a América Latina, Fabio Bottallo, a campanha para empresas chega ao Brasil em outubro, enquanto a destinada ao consumidor final estréia em novembro.
Bottallo chama a atenção que a nova campanha da HP não vai divulgar nenhum produto específico, mas um conceito. "É um trabalho mais emocional", pontua. A criação das peças é da agência de São Francisco (EUA) Goodby, Silverstein & Partners, mas a adaptação é da Publicis, inclusive no Brasil. Por aqui, a HP informa deter 50% de participação no segmento de impressoras a laser e cerca de 70% no mercado de multifuncionais. A empresa não revela os investimentos feitos localmente.
Explica Bottallo que o trabalho da HP na área de impressão e imagem envolve serviços na internet, impressoras e produtos de imagem e outros serviços que estão inseridos na estratégia chamada pela empresa de print 2.0. A campanha destinada ao consumidor final tem como garota-propaganda a cantora/designer de moda Gwen Stefani.
"A mulher é, neste caso, uma grande consumidora, porque quer fotografar a família, imprimir a foto dos filhos", exemplifica Bottallo, ao ressaltar que esta artista, por também ser mãe, passa justamente esta imagem. Como o conceito acaba de ser lançado, é provável, inclusive, que o Brasil venha a ser sua própria garota-propaganda. Já a ação destinada a pequenas e médias empresas será desenvolvida no Brasil, com case de uma empresa local. "Ainda não podemos divulgar o nome, mas será uma empresa que sempre usou tecnologia HP", completa.
A estratégia print 2.0 da HP se concentra em três áreas principais: apresentar a próxima geração de plataformas de impressão digital para oferecer maior velocidade e menor custo de impressão aos mercados comerciais de alto volume, facilitar a impressão a partir da web e estender as plataformas de criação e publicação de conteúdo digital entre os diversos segmentos de clientes. Estas ações de marketing acabaram de estrear nos Estados Unidos e agora seguem para o Brasil e México.
Tanto Bottallo quanto Edissa Furlan, gerente de marketing e comunicação, ressaltam o potencial de crescimento deste mercado de impressão de imagem. "Hoje, cerca de 43 trilhões de páginas são impressas ao ano, 10% digital. A expectativa é que chegue a 53 trilhões até 2010", comentam. A empresa diz ainda que com o conceito de print 2.0, pode "explorar o poder da web como porta de entrada para que clientes se comuniquem, promovam ações de colaboração e publiquem conteúdo".
Fonte: Por Sandra Azedo, in Gazeta Mercantil/Caderno C - Pág. 6
Bottallo chama a atenção que a nova campanha da HP não vai divulgar nenhum produto específico, mas um conceito. "É um trabalho mais emocional", pontua. A criação das peças é da agência de São Francisco (EUA) Goodby, Silverstein & Partners, mas a adaptação é da Publicis, inclusive no Brasil. Por aqui, a HP informa deter 50% de participação no segmento de impressoras a laser e cerca de 70% no mercado de multifuncionais. A empresa não revela os investimentos feitos localmente.
Explica Bottallo que o trabalho da HP na área de impressão e imagem envolve serviços na internet, impressoras e produtos de imagem e outros serviços que estão inseridos na estratégia chamada pela empresa de print 2.0. A campanha destinada ao consumidor final tem como garota-propaganda a cantora/designer de moda Gwen Stefani.
"A mulher é, neste caso, uma grande consumidora, porque quer fotografar a família, imprimir a foto dos filhos", exemplifica Bottallo, ao ressaltar que esta artista, por também ser mãe, passa justamente esta imagem. Como o conceito acaba de ser lançado, é provável, inclusive, que o Brasil venha a ser sua própria garota-propaganda. Já a ação destinada a pequenas e médias empresas será desenvolvida no Brasil, com case de uma empresa local. "Ainda não podemos divulgar o nome, mas será uma empresa que sempre usou tecnologia HP", completa.
A estratégia print 2.0 da HP se concentra em três áreas principais: apresentar a próxima geração de plataformas de impressão digital para oferecer maior velocidade e menor custo de impressão aos mercados comerciais de alto volume, facilitar a impressão a partir da web e estender as plataformas de criação e publicação de conteúdo digital entre os diversos segmentos de clientes. Estas ações de marketing acabaram de estrear nos Estados Unidos e agora seguem para o Brasil e México.
Tanto Bottallo quanto Edissa Furlan, gerente de marketing e comunicação, ressaltam o potencial de crescimento deste mercado de impressão de imagem. "Hoje, cerca de 43 trilhões de páginas são impressas ao ano, 10% digital. A expectativa é que chegue a 53 trilhões até 2010", comentam. A empresa diz ainda que com o conceito de print 2.0, pode "explorar o poder da web como porta de entrada para que clientes se comuniquem, promovam ações de colaboração e publiquem conteúdo".
Fonte: Por Sandra Azedo, in Gazeta Mercantil/Caderno C - Pág. 6
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