Pular para o conteúdo principal

Como aliviar a tensão entre a empresa e o cliente

O caso dos 19 milhões de brinquedos requisitados de volta pela norte-americana Mattel, maior fabricante mundial desses produtos, suscitou novamente um debate importante sobre a relação entre companhias globais e consumidores. Sob o ponto de vista das questões de responsabilidade social empresarial, a lição é que as empresas precisam ter mais cuidado na escolha de seus fornecedores, na análise preventiva dos danos potenciais de seus produtos e na criação de canais de comunicação e prestação de contas mais ágeis e consistentes.

No caso da fabricante, além do defeito nos produtos, a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) considerou como principal problema, para consumidores brasileiros, o tratamento ter sido diferente do resto do mundo, com atraso na divulgação de informações e no retorno dos clientes. "Isso é indiscutível. Ainda mais se tratando de uma marca mundial que tem um dos seus melhores mercados no Brasil", diz Paulo Arthur Góes, diretor de fiscalização do Procon.
Diversos motivos para desaprovar a prática da Mattel foram discutidos pela mídia nas últimas semanas. Quais são, porém, os danos a uma empresa que pratica um recall? Igor Apavanários, técnico de defesa do consumidor do Procon, responde que além das despesas materiais com indenizações e a devolução dos brinquedos, o episódio pode resultar em arranhões à imagem da corporação. "Na medida em que a empresa coloca no mercado um produto que põe em risco a saúde ou a segurança do consumidor, estará sujeita às determinações da Lei e o consumidor passará a enxergá-la como não confiável", afirma. Numa disputa de mercado, o cliente poderá mudar sua intenção de compra para um produto concorrente.

Paulo Itacarambi, diretor executivo do Instituto Ethos, alerta que não é apenas a reputação que sai prejudicada nessa situação. "Mais do que danos na imagem, um caso como este pode resultar em perda de posicionamento estratégico da empresa", diz. Para o executivo, a sociedade espera que as compa-nhias assumam a responsabilidade social que declaram ter. "É claro que se além de não demonstrar isso, ela fizer uma declaração imprópria, como vimos recentemente acontecer, isso acarreta danos. O mercado boicota produtos da empresa."

Situações como a da Mattel, porém, são reversíveis. Apanavários, do Procon, argumenta que basta a empresa assumir total responsabilidade pelo ocorrido, buscar todas as formas de contornar a situação, manter a transparência e assegurar que tais fatos não voltarão a acontecer que, com o tempo - e o cumprimento rígido das normas de respeito ao consumidor -, "talvez o cliente volte a ter confiança para comprar produto da marca". De acordo com o especialista, a atitude da Mattel tem sido correta. Hélio Mattar, diretor presidente do Instituto Akatu, concorda. "Se olharmos do ponto de vista da empresa, o recall da Mattel é perfeito. A empresa não titubeou em fazê-lo assim que identificou problemas com os produtos. Não teve medo do prejuízo, que foi imenso, tanto para a reputação quanto financeiramente."

Se as conseqüências são desastrosas, porém, as formas de evitá-las são mais simples do que parecem. Para a empresa socialmente responsável, o Procon garante que é suficiente seguir os princípios básicos de respeito ao consumidor garantidos pela Constituição Federal (artigos 5º, 24º e 170º) e a Lei 8.078/90, representando o Código de Defesa do Consumidor (CDC). O importante, segundo Apanavários, é buscar uma relação equilibrada, em que a empresa não prevaleça com vantagens desmedidas em relação ao cliente. "Essa relação já nasce desequilibrada, porque o consumidor é considerado a parte mais frágil. Ele não conhece muito bem a elaboração do produto, ao passo que o fornecedor sabe detalhes, quais são os pontos positivos e negativos."

A melhor maneira de estabelecer esse equilíbrio, segundo o executivo, é primeiramente fornecer informações claras sobre o produto ou serviço, visando aumentar a transparência da comunicação. Outro quesito importante é oferecer "proteção à vida, saúde e segurança do consumidor".
Itacarambi, do Ethos, defende que é essencial que "o cliente tenha uma clara percepção sobre o esforço que a empresa está fazendo para assumir sua responsabilidade diante da ‘insustentabilidade’ social, econômica e ambiental em que vivemos". Ou seja: não basta fazer, é preciso comunicar as práticas aos consumidores para estabelecer uma relação de confiança. "É importante que ele perceba o interesse da empresa em assumir que a gestão do negócio é realmente sustentável", complementa. Outra questão levantada por Itacarambi é a capacidade das empresas de promover e transmitir valores a seus clientes, como ética, transparência e solidariedade. "Isso tem que estar presente na relação com os consumidores, um trabalho que parte do pressuposto da confiança e do respeito, que se demonstra nos mínimos detalhes", afirma ele.

Hoje há diversas organizações que orientam empresas e consumidores a estabelecer um relacionamento adequado. Enquanto a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a Global Reporting Initiative (GRI) e o Instituto Ethos sugerem indicadores relacionados à responsabilidade social empresarial, por exemplo, a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Constituição brasileira estabelecem regras mais abrangentes e que se dirigem também aos consumidores. Os sete indicadores do Ethos, agrupados sob o título de "Proteção das Relações de Consumo", tratam de temas como proteção à saúde e segurança, acesso a informações adequadas, a produtos e serviços, consumo sustentável, direito ao recurso e à reclamação, respeito à privacidade e educação do consumidor.

Para Mattar, uma visão de consumo sob a perspectiva da responsabilidade social excede a boa relação de direitos e deveres entre fornecedor e consumidor. "O consumidor pode ir muito além ao usar a oportunidade da compra de um produto ou serviço para valorizar as empresas mais socialmente responsáveis. Assim, ele não estará baseando sua escolha apenas em preço, qualidade e inovação, mas também nos atributos de responsabilidade socioempresarial", diz o executivo. Ele observa que os sites corporativos são boas fontes para que os clientes entendam o código de ética, de conduta e as ações de promoção da sustentabilidade, além de aprender como a instituição se relaciona com a comunidade, os funcionários e os próprios consumidores.

Mas Itacarambi sugere cuidado na hora de reconhecer uma empresa socialmente responsável por meio do relacionamento com os clientes. "Boa parte das instituições está procurando conquistar o consumidor do ponto de vista da responsabilidade social, mas sem esforço consistente de ação. Como é claro que a sociedade está interessada nesses aspectos da sustentabilidade, percebemos que muitas empresas falam, mas não demonstram que fazem", afirma.

As campeãs
Todos os anos, o Procon organiza e publica uma lista com as empresas que mais receberam reclamações fundamentadas por conta de seu tenso relacionamento com o consumidor. Em março, a fundação divulgou o relatório mais recente, com os números de 2006. A Telefônica, que vinha em quarto lugar no ano anterior, com 503 ocorrências, tornou-se líder do ranking um ano mais tarde, aumentando em 349% a quantidade de reclamações (2.262) e representando 11% dos casos. Por outro lado, a empresa de telefonia celular Claro, que mantinha o posto de primeira colocada, com 1.035 ocorrências, conseguiu baixar o número para 534 e aliviar sua posição para quinto lugar na reação. Procurada, a Telefônica não deu retorno à reportagem até o fechamento desta edição.

"Foi um processo consciente da empresa para diminuir esses números. Fizemos investimentos no atendimento e melhoramos nossa estrutura de atendimento. A qualidade no serviço evoluiu muito. Queremos diminuir o número de reclamações no Procon em pelo menos 50% em 2007", afirma Miguel Cui, diretor de clientes. Hoje, para atender as 25 milhões de demandas mensais, a Claro possui 8 mil atendentes que se relacionam via chat, no site, e-mail, telefone, mensagem de texto de celular (SMS) e até mesmo por cartas e fax.

A maior dificuldade no atendimento, segundo Cui, é o enorme número de contatos com um prazo curto para resolução. O executivo explica que 98% das manifestações são pedidos de informação ou transações - como downloads, consultas de crédito e pagamento de débitos. Se houver dúvida ou reclamação, a equipe tem cinco dias para responder 95% da demanda e dez dias para dar cabo de 100%. "Com 27 milhões de clientes que estão sempre ao lado de seus aparelhos celulares, precisamos ter uma estrutura para atendê-los 24 horas por dia e sete dias por semana. Isso é muito difícil", completa.

Das reclamações fundamentadas que figuraram na lista do Procon, serviços privados, como os prestados pela Telefônica e a Claro, equivalem a 22,87% das ocorrências. O setor de alimentos apresenta baixo percentual, de apenas 1,62%. Um exemplo de empresa do setor - mas que não está entre as relacionadas pelo Procon - é a Sadia, citada pelo Instituto Ethos como estudo de caso de Proteção das Relações de Consumo, na recente publicação "Critérios Essenciais de RSE e Mecanismos de Indução no Brasil".

A Claro mantém 13 funcionários, que atendem a pedidos de todo o País. A diferença é que segundo a gerente de Atendimento ao Consumidor, Maria Teresa Galvão, o 0800 quase não recebe reclamações. "A maior parte dos contatos são para fazer sugestões e pedir receitas", explica. Por isso, os empregados do atendimento devem ter nível superior, na maioria das vezes em nutrição, mas também em medicina veterinária, por exemplo.

Para atender a essa demanda, a empresa criou o Banco de Consumidores, uma forma gratuita de desenvolver e enviar receitas, explicações de reaproveitamento de alimentos e dicas de como montar um cardápio para cerca de 14 mil clientes. Em relação às reclamações, porém, o procedimento da Sadia é enviar inspetores de qualidade, que recolhem o produto em questão e trocam por outro da escolha do cliente. O material é enviado para a capital paulista, onde passa por diversos testes. "Numa etapa seguinte retornamos ao consumidor para explicar o que aconteceu", diz Maria Teresa. "O mais importante é criar empatia com o consumidor e trabalhar com agilidade no processo e retorno", completa.


Fonte: Por Carmen Guerreiro, in Gazeta Mercantil/Caderno A - Pág. 14

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç