Pular para o conteúdo principal

Dê adeus à era do consumidor passivo

Uma educadora também diplomada em história e ciência política, a inglesa Josephine Green dirige a área de tendências e estratégia de um dos mais renomados centros de pesquisa corporativa - o Philips Design, da fabricante holandesa de eletroeletrônicos, localizado em Eindhoven, no mesmo prédio que, no início do século passado, abrigava a primeira fábrica de lâmpadas da corporação. À frente de uma equipe que reúne de antropólogos a caçadores de tendências na cultura popular, ela se dedica, hoje, a buscar o que foi batizado de "futuros estratégicos" - mescla de tendências de tecnologia e de previsões de mudanças comportamentais que ajudam a empresa a inovar...

1>>> O que define os negócios em nossa época?
Como disse meu amigo Kevin Kelly - fundador da revista americana Wired e membro da Global Business Network -, não estamos mais numa época de mudança, mas numa mudança de época. Isso requer inovação no sentido mais radical e transformador possível. Por isso, estamos olhando para a fronteira social, ambiental, econômica e tecnológica, para tentar detectar padrões mais profundos de mudanças, algo completamente diferente das práticas da era industrial.

2>>> Como organizar o processo criativo, de pesquisa e desenvolvimento, nesse ambiente de transição?
Temos um grupo trabalhando em insights de tendências e previsões. Uma dessas macrotendências diz respeito à tecnologia convergir para o aumento da autonomia dos indivíduos, que conduz a uma criatividade coletiva. Os hábitos movem-se de modelos passivos de consumo para atitudes, com base nos próprios conteúdos e gostos das pessoas.

3>>> Em que momento surgiu no horizonte esse novo consumidor?
Foi há cinco anos. O termo "consumidor" me incomodava, por refletir uma idéia muito passiva e industrial. Agora, com a web 2.0 e logo a 3.0, essa percepção está se materializando. Está se tornando visível a revolução social que a nova tecnologia trará, com criatividade de massa, blogs e variantes do gênero YouTube.

4>>> Quais setores serão os mais afetados por tal tendência?
A superação do modelo centrado no consumidor passivo está levando ao redesenho de todas as atividades em mercados como saúde, educação, serviços e cuidados pessoais. As empresas começam a perceber que é necessário ter uma estratégia centrada no social. Novas parcerias emergem entre os setores público, privado e o terceiro setor. Boa parte do PIB virá da reinvenção desses setores.

5>>> Qual a principal contribuição que a senhora trouxe para a empresa?
Dez anos atrás, quando cheguei, a Philips ainda era uma empresa de base muito tecnológica. Minha ênfase foi na necessidade de pesquisar sociedades, culturas e pessoas. E acredito que isso ajudou a transformar a própria empresa. Passamos a desempenhar um papel na área de design, no sentido de levar a empresa a ir além do perfil tradicional.

6>>> Quais os principais obstáculos nessa reinvenção da empresa?
Por vezes a empresa errou feio, insistindo que a pesquisa tecnológica precisaria andar junto com as pesquisas de consumidores. O primeiro passo foi deslocar a ênfase da tecnologia para o foco humano. Foi crescendo a percepção de que simplesmente seguir o rumo da tecnologia não conduziria ao sucesso. O fato de oferecer tecnologia não significa que o mercado ou os clientes vão aceitá-la.

7>>> Qual, em síntese, a principal lição a ser extraída de suas pesquisas?
A grande mudança do modelo de produção para estratégias condicionadas pelo mercado e pelo social pode ser resumida em três vetores: criatividade de massa, inovação social e sustentabilidade. Não se consome mais tecnologia, convive-se com ela. Está surgindo uma nova relação ecológica entre as pessoas e a tecnologia. Importante é a combinação de lugar, atividade e experiência. Já não se trata do consumo de um produto isolado, mas de criar sistemas de apoio à vida cotidiana. Isso significa que é necessário reinventar os processos de inovação. Não adianta mais pesquisar os hábitos de consumo. É preciso se engajar, de fato, na vida das pessoas, co-criando as soluções. Sabemos hoje que 75% da inovação vem de sugestões dos usuários. É uma mudança radical que define quem, por que e como inovamos.

8>>> A cultura em torno da web 2.0 já tem sido fortemente marcada pela dimensão social da tecnologia. Qual será o significado da web 3.0?
Ela terá o caráter de uma experiência ainda mais interativa e imersiva, na linha de um Second Life. Possivelmente haverá ainda mais espaço para a criatividade. O principal elemento é a transformação do consumidor passivo em usuário participante.

9>>> Além do usuário e da tecnologia, importa a qualidade do uso, em termos de saúde e sustentabilidade?
O século 21 já não enfrenta apenas o desafio de curar doenças, mas sobretudo a necessidade de lidar com males crônicos que resultam do comportamento ou de estilos de vida, como Parkinson, obesidade e diabetes. Significa que uma pessoa pode ficar doente por 20 ou 30 anos.

10>>> Como as universidades vão preparar o trabalhador do futuro?
Numa época de mudanças, os modelos de aprendizado também precisam mudar. Precisamos de uma experiência de aprendizado diferente. Precisamos de novas teorias e também de novos espaços de aprendizado. Nossas escolas e universidades são basicamente produto do paradigma industrial. O problema é que ainda não se trabalha o bastante para promover a criatividade e a inovação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç