Pular para o conteúdo principal

Marcas de sabão em pó brigam por consumidor de baixa renda

O mercado de detergentes em pó voltados para as classes com poder aquisitivo mais baixo passa por um momento de inovações. No total, esse segmento , segundo o instituto AC Nielsen, movimenta, anualmente, R$ 3,1 bilhões. Com as classes C, D e E melhorando a renda e com o crédito mais fácil, diferentes indústrias disputam a preferência desse consumidor, e no setor de higiene e limpeza não é diferente.

Tendo como garotos-propaganda astros da música sertaneja como Leonardo, Daniel e Zezé di Camargo, ou aproximando esse público da natureza por meio de perfumes diferenciados, marcas como Ace (Procter & Gamble), Assim e Assolan (Hypermarcas) e Surf (Unilever) apostam em novos aromas e em ações de marketing e propaganda para serem as eleitas pelas donas-de-casa.

A marca Surf, por exemplo, antes comercializada em embalagem plástica, tipo "saquinho", passa por uma repaginação, com novas fragrâncias e uma estratégia de comunicação voltada para as consumidoras que começam a levar produtos de melhor qualidade para os cuidados da família e do lar. A importância desse segmento para a companhia pode ser medida pelo investimento de R$ 15 milhões no projeto de renovação de Surf. O primeiro passo é percebido nas embalagens, agora cartonadas e desenvolvidas para levar as sensações da natureza para as consumidoras, conceito adotado pela companhia para a marca.

"Presente no mercado desde 2003, a marca Surf sempre inovou em fragrâncias e agora o produto passa por uma grande reformulação com destaques para a embalagem e a campanha publicitária", diz a gerente de marketing da marca, Renata Oliveira.
"Hoje, Surf lidera o segmento de detergente em pó com preços mais baixos e o objetivo com o relançamento da linha é fortalecer ainda mais a marca com esse público", completa a executiva.

Atualmente, no acumulado de janeiro a setembro deste ano, a participação de mercado de Surf, em valor, é de 8,1%. Esse número lhe dá a terceira posição na preferência do consumidor, em geral. A liderança do mercado fica para OMO (Unilever) com 47,9%, e a segunda posição para Brilhante (Unilever), com 9,6%.

Analisando esses números nota-se o domínio da Unilever no setor de detergente em pó. Segundo dados Nielsen, a companhia possui uma fatia de 70,3% desse bolo no acumulado de janeiro a setembro deste ano. "O objetivo da empresa em relação a esse setor é estar presente em todos os segmentos, fortalecendo as marcas com produtos e estratégias diferenciadas, como pode ser observado com OMO, que domina o segmento premium; Brilhante, líder na categoria intermediária; e Surf, o mais vendido entre os econômicos", afirma a executiva.

Para apresentar as novidades de Surf para o consumidor foi elaborada uma campanha que está prevista para ficar no ar ao longo de 2008. O filme, com 30 segundo, foi elaborado pela agência Neogama/BBH no Brasil e será utilizado em toda a América Latina pela empresa. Além de TV, também estão previstos anúncios em revistas, outdoor, mobiliário urbano e material de ponto-de-venda, além de distribuição de amostras do produto.

Popularidade
Também de olho nessas donas-de-casa, Ace conta com o suporte de estrelas da música sertaneja para estreitar a relação das consumidoras com a marca. Depois de Leonardo e Daniel protagonizarem as campanhas do produto, a empresa escolheu Zezé di Camargo, eleito, segundo uma pesquisa realizada pelo instituto Datafolha, em julho deste ano, como campeão de popularidade no País, para ser a estrela do lançamento da versão Ace Coco, uma das variantes da linha de sabão em pó Ace Naturals.

No caso de Ace Coco, a Procter & Gamble optou em focar as ações nos pontos-de-venda. A imagem de Zezé di Camargo estará em diversas peças, algumas em tamanho natural, e em outras em companhia de Leonardo e Daniel. A aposta no sertanejo tem como objetivo ampliar a participação da marca nesse mercado. Segundo dados AC Nielsen, Ace tem uma fatia de 7,7%, em valor, e 9,2%, em volume, no mercado de detergentes em pó.

Outra companhia que busca seu espaço é a Hypermarcas, que transformou a marca Assolan, sucesso no segmento de palhas de aço, em detergente em pó. Rumores do mercado dão conta de que essa estratégia é, na verdade, uma tentativa da empresa de emplacar nesse segmento, uma vez que a marca Assim não obteve os resultados esperados. Procurada a Hypermarcas não se manifestou. De qualquer forma, agora o mascote Assolan divide as prateleiras com a linha Assim, que recentemente passou por uma reformulação em sua embalagem.


Fonte: Por Sheila Horvath, in Gazeta Mercantil/Caderno C - Pág. 3

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç