Pular para o conteúdo principal

Marketing indireto e o banner do gato

Tão 1999: no meio de tanta novidade, ainda há quem gaste tempo discutindo se banners funcionam. E ainda bem. Porque num desses debates, no mês passado, acabei tendo acesso a alguns números pelo menos intrigantes.

Pense o seguinte: coloquei um banner para um cliente na primeira página de um dos principais portais do mundo. Por qualquer que seja o motivo, no banner havia um gato. E nem era dos mais bonitos — nada de muito interessante ou criativo, confesso, apenas um gato. Nem importa muito, pois o que queria dizer mesmo é que, naquele dia, uma das palavras top 10 na busca daquele mesmo portal foi… “cat”! Isso mesmo: a simples exposição de uma imagem no tal banner que “ninguém clica” gerou, mais tarde no mesmo dia, um volume inesperado de buscas pelo assunto.

Quem precisa de click through, afinal?

Desde que fiquei sabendo dessa história, pelo menos uma vez por semana ouço falar de algum estudo confirmando algo parecido: cada vez que alguém anuncia num portal, o volume de buscas do mesmo assunto sobe.

Extrapolando o raciocínio, parece-me razoável imaginar que o mesmo ocorra (mesmo que em menor grau) com um comercial e um anúncio de revista ou jornal. Mas, até aí, nada que realmente surpreenda, além do fato de que os números agora comprovam uma teoria de uns três bons pares de anos.

O que começa a entrar na discussão é que, agora que sabemos que isso realmente funciona, por que toda campanha (online ou off-line) não dedica parte da verba para o que chamam por aí de “search marketing”? Se toda campanha gera buscas praticamente imediatas em buscadores diversos, o que as marcas e suas agências estão fazendo para que esse súbito interesse que eles mesmos criaram não resulte numa gratificante visita ao concorrente? Praticamente nada. Mas por quê?

Possibilidade 1: como essa relação indireta nem sempre é rastreável, ninguém pensa muito nisso.

Possibilidade 2: como search marketing envolve mais matemática e algoritmos do que cabe em um arquivo Excel, nossos mídias não estão muito equipados para tanto.

Possibilidade 3: como search marketing normalmente é apenas um punhadinho de letras no canto da busca, criativos não se interessam muito pelo assunto.

Possibilidade 4: porque é coisa de nerd! E ninguém quer ter essa imagem num meio onde todo mundo é tão cool.

Junte um pouco de cada uma e provavelmente se tem a explicação para a grande maioria dos casos. O resultado? O irônico nascimento das chamadas agências de search marketing, que começou há alguns anos, mas se tornou mania absoluta nos últimos seis meses.

Essa nova geração de agências fez com o marketing digital o que este último fez com a propaganda: nasceu, pediu licença para participar da festa e, como não foi muito ouvido, foi embora e criou seu próprio mundo independente.

Uma emancipação curiosa, mas também triste. Por um lado, parece-me engraçado que tanto aqueles que pregam que agências deveriam ser integradas e 360o quanto os que advogam pela separação do digital como disciplina deixaram essa oportunidade passar, basicamente comprometendo a credibilidade de ambos os argumentos. Por outro, é desanimador imaginar que, como indústria, podemos estar deixando passar uma chance incrível, fazendo com que o Mercado fique ainda mais pulverizado e desintegrado, em vez de utilizar as possibilidades dessa nova disciplina para realizar o sonho de qualquer anunciante desde o início dos tempos: criar grandes campanhas sem se preocupar com resultados diretos, mas acompanhando bem de perto o recompensante resultado “indireto”.

No fim das contas, entre gatos, banners e comerciais, nossos vícios de ofício mais uma vez nos pregaram uma peça.


Fonte: Por PJ Pereira, in www.meioemensagem.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç