Pular para o conteúdo principal

Teens têm voz ativa em compras da família

Foi-se o tempo em que as empresas podiam segmentar sua clientela por renda, faixa etária ou mesmo nível de educação, e considerar feita a lição de casa. A tentativa de prever comportamentos de compra de grupos de consumidores com base em pesquisas convencionais dificilmente resultará em estratégias vencedoras. Ainda mais se tais produtos forem gadgets eletrônicos.

É o que conclui a consultoria Accenture, depois de conduzir uma pesquisa global para compreender melhor esse consumidor. Mais e mais as decisões de compras são influenciadas pelas discussões acerca de produtos e serviços nos ambientes virtuais. É em sites de compartilhamento de conteúdo, salas de bate-papo e blogs que se espelha hoje a diversidade de mercado. Nesse quadro, era de se esperar que os adolescentes, que mais se interessam pelas novidades tecnológicas, ganhassem papel decisivo nas opções de consumo da família. De acordo com a Accenture, o poder de compra do público jovem dobra a cada dez anos e atinge anualmente US$ 40 bilhões. Os resultados do estudo, conduzido nos Estados Unidos, Europa e Ásia, são também úteis para entender o mercado local. "Até porque os brasileiros têm uma participação enorme nas redes de relacionamento da internet", diz o consultor Petrônio Nogueira, da Accenture no Brasil. O levantamento da consultoria constatou a existência de oito segmentos diferentes de consumidores. São os seguintes:

Decisões de compra da família são cada vez mais afetadas pela discussão dentro da web

>>>Pioneiros - Famílias ou casais sem filhos dispostos a gastar quantias elevadas com as últimas novidades tecnológicas. Usam computadores pessoais, mas sem fanatismo. Os marqueteiros podem alcançá-los por meios tradicionais, especialmente a TV.

>>>Tecnocêntricos - Possuem um conhecimento avançado sobre tecnologia e as últimas diversões digitais. As decisões de compra na casa são tomadas de forma coletiva, com forte participação dos filhos adolescentes.

>>>Utilitários - Sem filhos. Compram produtos e serviços que podem tornar sua vida mais fácil. Têm uma relação dúbia com a internet. Consideram a web útil, mas acham que não atende a todas as suas necessidades. Participam pouco das redes de compartilhamento de conteúdo.

>>>Básicos - De baixa renda, querem apenas o fundamental. São indiferentes às novidades tecnológicas. Dedicam pouquíssimo tempo ao computador e à televisão, ainda menos do que o grupo dos "utilitários". Campanhas sofisticadas não atingem esse público, mais receptivo a ofertas de serviços de baixos custos para o atendimento de necessidades concretas.

>>>Familiacêntricos - Pouco interessados em tecnologia de ponta, preferem assistir a programas familiares na televisão. Usam a internet apenas para se comunicar. A criação de conteúdos na rede não os interessa.

>>>Socialites - Sem filhos, gostam de criar conteúdo na internet. Atentos às novidades que surgem na rede e ligados a modismos, avisam os colegas quando descobrem que um novo ringtone está disponível para download.
>>>Jovens casais - De alta renda. São casais sem filhos ou com crianças pequenas e pré-adolescentes. Gostam de adquirir produtos que divirtam a família. Em razão de conteúdos inapropriados, preocupam-se com o uso da internet pelos filhos.

>>>Criadores - Usuários fanáticos de computadores, eles utilizam as tecnologias mais avançadas para criar e dividir conteúdo na rede, num nível mais intenso do que os "socialites". Campanhas que ofereçam soluções para a criação de conteúdo têm forte apelo para esse grupo.


Fonte: epocanegocios.globo.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç