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LOréal usa a estratégia de unir os diferentes

A francesa L´’Oréal , presente em 130 países, tem entre suas preocupações a diversidade. "É preciso chegar e conhecer os clientes, respondendo às suas necessidades. Nesse sentido, desde a área de formação, estamos investindo em uma cultura de diversidade. Trabalhar em diferentes equipes potencializa a criatividade. Levamos produtos muito diferentes para pessoas muito diferentes, e que devem ser reformulados por gente também muito diferente entre si." Sagrario Rodríguez, diretora de formação de grupo na Espanha, explica assim o maior desafio de seu departamento, e como este se encontra alinhado com a estratégia geral de negócios da empresa.

Dois dias, das 9h às 18h, por meio de várias dinâmicas, a empresa pretende sensibilizar a respeito dos temas da diversidade. "Aspectos como gênero, nacionalidade, origem étnica, social, idade, deficiências. Todos os executivos passam por esse programa," conta Sagrario.

A área de formação da L´’Oréal Espanha é jovem, contando apenas com dois anos de autonomia dentro do departamento de RH. Mas existem alguns aspectos que já estão muito claros; a maior parte dos proponentes dos programas de formação pertencem à própria companhia, e os produtos contratados para provedores externos são feitos segundo os parâmetros da empresa.

Esses dois aspectos contribuem para o desenvolvimento de uma cultura de grupo com a qual se pretende identificar o empregado da empresa e uma maneira típica de ação da L´’ Oréal, do Canadá à África do Sul. Os recém-chegados à empresa começam com um programa de acompanhamento personalizado que dura dois anos, denominado Fit (Flow-up and Integation Track, sigla em inglês, principal idioma da empresa, apesar de sua matriz localizada em Paris).

Esse processo começa no instante em que o empregado assina seu contrato com a empresa. Os 2.422 funcionários da L´’Oréal Espanha passaram ou estão passando por esse curso de acolhida e integração nos valores empresariais, o que supõe que todo o recém-chegado recebe um acompanhamento individual de um diretor da companhia, e também se obriga a passar por uma experiência comercial entre dois e seis meses.

As 800 pessoas que trabalham nas três fábricas que a firma possui na Espanha também recebem essa formação, adaptável aos diferentes departamentos. Também orientando para a promoção interna, foi lançado o programa de formação para a avaliação de executivos e colaboradores, pelo qual, em 2006, passaram cerca de 500 gerentes. Nesse programa aprendem a metodologia a seguir nas entrevistas de desenvolvimento que devem fazer com os membros de sua equipe.

"Quanto antes o colaborador se integrar à rotina da empresa, mais cedo poderá se desenvolver e crescer dentro da organização", assinala Sagrario. E a executiva é um bom exemplo dessa formação interna. Bioquímica, começou no setor de marketing da área de grande consumo; após oito anos, foi nomeada diretora de Recursos Humanos da divisão de luxo e, no momento, é a diretora de formação da L´’ Oréal Espanha.


Fonte: Por Expansión, in Gazeta Mercantil/Caderno C - Pág. 9

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