Pular para o conteúdo principal

Manifesto pelo reconhecimento das Relações Públicas

Em tempo de comemoração (?) pelo Dia Nacional da atividade de Relações Públicas (02 de dezembro), transcrevo aqui a íntegra do artigo "É hora de somar forças - manifesto pelo reconhecimento das Relações Públicas", escrito especialmente pelo professor Fábio França para publicação no site do SINPRORP - Sindicato dos Profissionais Liberais de Relações Públicas. Vale a pena ler, refletir e praticar.


"Hora do Apelo
É hora de somar forças: as relações públicas precisam contar com você.

É hora de trabalhar pela inclusão, não pela exclusão do Sistema Conferp/Conrerps.

É hora de não abandonar a profissão pela qual se optou. No mundo global dos relacionamentos, ela oferece tudo para o sucesso pessoal e profissional. Está entre as dez profissões mais procuradas pelo mercado atual, comprovam as pesquisas.

É hora de dar às relações públicas o lugar que lhes cabe na gestão dos assuntos públicos e dos relacionamentos das organizações com seus públicos estratégicos.

É hora de entender que as habilitações da comunicação social trabalham com o efêmero, o finito, no campo dos instrumentos; somente as relações públicas atuam como um processo no campo das políticas permanentes que direcionam, de maneira correta, o relacionamento e a comunicação das organizações com as partes interessadas.


Hora de definir
É hora de entender que o conceito da atividade evoluiu, que é preciso se convencer do que significam as relações públicas contemporâneas:

- Representam uma filosofia global de relacionamentos simétricos da organização com o mercado e de promoção de negócios. Devem ser empregadas por entidades públicas e privadas como instrumento estratégico da comunicação organizada com a sociedade.

- Classificam-se como estratégia, atividade multifacetada, de aplicação universal, permanente, que trabalha pari passu com a administração das empresas, contribuindo para a consecução de seus objetivos estratégicos.

- Atuam no planejamento e na gestão das políticas permanentes dos relacionamentos da organização com os públicos com os quais interage para o desenvolvimento de seus negócios.

- Estudam os cenários internos e externos da organização e fazem o mapeamento dos seus públicos para tornar a relação com cada um deles adequada e efetiva.

- Trabalham, em síntese, como gestoras do planejamento e das políticas corporativas permanentes de relacionamento e de comunicação das organizações com seus públicos de interesse.


Hora do saber fazer
Relações Públicas não se confundem com a comunicação. É o saber fazer: traduz os princípios éticos e operacionais da organização em diretrizes de relacionamento com os públicos, define as formas de comunicação e os meios a serem desenvolvidos e utilizados na relação com cada um deles.

A comunicação é o como fazer, mas sem princípios orientadores, o uso da mídia pela mídia será sempre ineficaz. Por isso, pesquisa da ABERJE (2000) diz que 71% dos executivos das maiores empresas do Brasil estão insatisfeitos com a comunicação desenvolvida em suas organizações. Por quê? Porque lhe faltam princípios que a direcione, de maneira eficaz, para atingir seu público-alvo.

Se a comunicação sem orientação é um problema, as soluções inteligentes apresentadas por relações públicas contribuem para torná-la geradora de resultados que alterem atitudes e comportamentos eliciados dos públicos a que se dirige.

O objetivo das relações públicas é estabelecer, desenvolver e manter, de forma planejada, ligações, relacionamentos diretos, gerais ou especializados, entre pessoas, entre organizações, públicas e privadas, entre públicos da organização e entre a sociedade de forma a traduzir esses relacionamentos em benefícios para as partes.


Hora de agir
Chega de manter a tradição de que o relacionador público deve trabalhar apenas no cenário operacional, ser um fazedor de peças de mídia, em apoio ao marketing, aos recursos humanos e à comunicação organizacional. Sua vocação é superior: assumir a função de interlocutor qualificado da organização no direcionamento de seus negócios, o seu papel de líder e gestor da rede de relacionamentos públicos das organizações com seus multipúblicos para o sucesso do empreendimento.

É hora de virar a mesa, de se ter uma visão contemporânea das relações públicas, de abandonar o cenário interno pelo público: é principalmente no gerenciamento dos assuntos públicos da organização que devem atuar os profissionais de relações públicas, para que a atividade seja bem-sucedida na implantação de relacionamento programado com o mercado e a sociedade.

É hora de não mais se discutir de quem é o mercado, se ele está sendo ocupado por pessoas alheias ao conhecimento das relações públicas, mas de assumir a posição de relacionadores públicos, de preencher as vagas que se abrem nas organizações em nível diretivo e em seus centros de relacionamento com investidores, clientes, comunidade, órgãos governamentais e outros.

É hora de deixar para os profissionais da mídia o que lhes compete por formação e permitir que desempenhem suas funções a partir das diretrizes corporativas da organização, gerenciadas pelos relacionadores públicos.

É hora de entender que o mercado das relações públicas é muito amplo, e onde quer que haja necessidade de estabelecer uma rede de relacionamento entre qualquer organização e seus públicos, exige-se a presença do relacionador público, por exemplo:

- Nas áreas governamentais e de assuntos públicos, como consultores políticos, de conceito corporativo, da reputação da empresa, como gestores de assuntos ecológicos, corporativos, comunitários; como auditores, ombudsman, lobistas, pesquisadores de opinião pública, na relação com consumidores, na área de cerimonial e protocolo, no planejamento e execução de eventos, como consultores de cerimonial, mestres de cerimônias, planejadores de programas de visitas.

- Na área da comunicação organizacional, como estrategistas e executores da comunicação corporativa de uma só voz, pesquisadores de clima e de expectativas de funcionários.

- Nas especializações em vários setores, como os do ensino, do esporte, da saúde, da ecologia, em relacionamentos internacionais e na promoção de produtos culturais e da responsabilidade social empresarial e da sustentabilidade ambiental, além de outros.


Hora do “profissional aprendente” e empreendedor
É hora de enfrentar os desafios profissionais, de oferecer ao mercado gestores devidamente qualificados que tenham o perfil solicitado pelas organizações.

É hora de se convencer de que, para ser bem-sucedido, o relacionador público deve ter mentalidade global, ser multi-skill, isto é, multicompetente, possuidor das competências e habilidades necessárias para atuar em contextos diversos no desempenho de suas funções e se dedicar, como “profissional aprendente” ao autodesenvolvimento.

É hora de se certificar que seu sucesso dependerá do conhecimento do arcabouço teórico da atividade, que o introduziu no campo do saber fazer (conhecimento teórico) e no campo do como fazer (área operacional). Exige-se, portanto, dele espírito empreendedor, profundo conhecimento teórico e prático do “corpo de doutrina” das relações públicas, além de conhecimentos complementares sólidos, como o perfeito domínio da língua portuguesa, de línguas estrangeiras, de informática; conhecimento do mundo dos negócios, da economia, das modernas técnicas de gestão e produção, tais como qualidade total, planejamento estratégico, gestão do conhecimento e governança corporativa.


Hora da ascensão das relações públicas
All Ries e Laura Ries (2002) falam da queda da propaganda e da ascensão das relações públicas e oferecem centenas de motivos para exaltar a excelência dessa atividade, que dá credibilidade à organização e à marca sobre as práticas da propaganda, que não conseguem contornar o problema da credibilidade. Afinal, dizem (p. 292) aos relacionistas: “não é hora para a timidez”.

O que é preciso fazer para a consolidação e a promoção de um conceito positivo das relações públicas? Ousar.

Fazer com que as relações públicas assumam a posição de liderança que lhes cabe na gestão dos projetos e da construção das redes de relacionamento e de comunicação pública das organizações com todos os seus públicos e abandonem o complexo de inferioridade diante das demais habilitações da comunicação social.

Que os profissionais conheçam mais profundamente a sua atividade e se orgulhem de serem interlocutores da organização na promoção de seus negócios e embaixadores qualificados na sua relação com a sociedade.

Que se afirme, em alto e bom som, para que existe a profissão, o que faz, quais são seus pressupostos, como trabalha, que vantagens estratégicas oferece às organizações, como gestora de assuntos públicos e dos seus relacionamentos globais com o mercado.

E que se estabeleça um processo de unificação conceitual da profissão e das campanhas de sua promoção por parte das diferentes entidades que a representam, entendendo elas que, por se tratar de uma atividade de caráter público, devem se irmanar, trabalhar em conjunto, conscientes, afinal, de que agindo isoladamente em nada contribuirão para a atividade e a profissão.


Fonte: Por Fábio França, in www.sinprorp.org.br/clipping/2007

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç