Pular para o conteúdo principal

A colaboração caórdica

Há cerca de cinco mil anos o homem inventou a escrita e deu um tremendo salto na história da humanidade. Passou a guardar o conhecimento e incrementá-lo a cada novo nascimento em vez de ter que recriá-lo de geração em geração. Com a Internet, o homem está prestes a dar mais um desses saltos, passando a não só guardar o conhecimento, mas recriar sobre a criação do outro, somando seu conhecimento ao de seus pares em uma colaboração global e sem limites.

A partir do momento em que as pessoas passam a colaborar umas com as outras na criação e recriação da informação, a produtividade aumenta em níveis nunca observados. A colaboração suscita uma escala muito maior de inovações em todas as áreas, desde a área médica até automobilística. Se duas cabeças pensam melhor do que uma, imagine algumas centenas de milhões de cabeças pensando juntas.

De acordo com o escritor Dom Tapscott, no livro "Wikinomics", é justamente a colaboração em massa que está fazendo com que empresas de todo mundo aproveitem o potencial da web para gerar inovações continuamente e, assim, tornarem-se cada vez mais competitivas. Nada disso seria possível sem a Internet. Essa colaboração em massa também é citada no livro "O Mundo É Plano", de Thomas Friedman, como uma das 10 forças que achataram o mundo.

A colaboração é a base de todo o sistema econômico que conhecemos e é parte intrínseca do próprio ser humano, afinal, como dizia Aristóteles, o homem é um animal social e político. As empresas, porém, ainda têm um certo temor daquilo que não podem controlar - e, definitivamente, a colaboração é algo que ganha vida própria bem cedo, pois é orgânica e incontrolável. Tal receio vem do fato de não entenderem que a colaboração é uma ação "caórdica" e descentralizada, e por isso mesmo, genial e inovadora.

É o que acontece em uma roda de capoeira, em uma "jam session" de jazz ou em um "brainstorm" em que não há hierarquias, mas sim, um sistema auto-organizado. Algo como relembrarmos do princípio neoliberal de que o mercado se auto-regula - é o que acontece com a Internet e é exatamente por isso que ela reflete com tanta exatidão a própria sociedade em que vivemos. É o que Dee Hock chamou de caórdico no livro "O Nascimento da Era Caórdica". O memorável cantor e compositor Chico Science alertava "Que eu me organizando posso desorganizar. Que eu desorganizando posso me organizar" e estava certo. Na "caordem", a organização nasce da desorganização e vice-versa.

Erige-se um universo em que pessoas, até então comuns, tornam-se os protagonistas de uma nova era digital-renascentista, em que a criatividade, até então suprimida por se tratar de um fenômeno entrópico e irrefreável, é cada vez mais valorizada e vista como pilar fundamental da competitividade. A colaboração, assim como a criatividade, nasce do caos da mente humana.

Assim como o caos que é a própria Internet, a mente humana cria a ordem a partir dele, assim como a Internet também o faz. Para muitos, pensar em meio ao caos pode parecer impossível para as atuais convenções ainda soberanas. Não poderia ser diferente. O sistema descentralizado da Internet (criado para ser isso mesmo) se assemelha à mente humana, ao passo que neurônios e sites conversam entre si, criam a ordem a partir do caos e mostra-se muito mais complexo do que conseguimos compreender em uma primeira observação.

A era "caórdica" mostra a colaboração como um caminho natural para o qual as empresas devem seguir e não lutar contra. O desejo da massa não pode ser contido, e a massa quer participar, colaborar e alterar conforme suas necessidades específicas. A colaboração "caórdica" pode ser a chave para que entremos em uma nova era e para que possamos completar esse salto na história da humanidade que, por enquanto, como um gato que fita o muro ao qual está prestes a pular, estamos apenas ensaiando.


Fonte: Por Conrado Adolpho, in www.adnews.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç