Pular para o conteúdo principal

A era do Nanomarketing

Acompanhe a entrevista com a CMO da VIRID, Veruska Reina, que, mais uma vez, alinhada com as tendências de marketing digital no mercado, traz a importância da aplicação de um conceito para esse ano: O Nanomarketing.


VT: O que é o Nanomarketing?
VR: É a análise comportamental de clientes e prospects que tem o objetivo de aprofundar ainda mais os conhecimentos sobre suas preferências atuais, com a organização e trabalho das bases por nichos de comportamento e não apenas por segmento. Podemos dizer que é a descoberta, em sua mais pura essência, do que o cliente precisa, no momento em que se encontra. Com isso, o conceito é aplicado de forma a entregar informações pertinentes para esse período. Em suma, é a preocupação em atender as necessidades que fazem parte da circunstância em si.


VT: Como você enxerga a fase desse conceito hoje no Brasil? Ele já é aplicado?
VR: As pessoas se comportam e se comunicam de maneira diferente, pois a tecnologia proporcionou mais interação e liberdade. Muitas empresas já sabem disso e procuram atender cada cliente de forma diferenciada. Ou seja, segmentam suas bases de dados e tentam, cada vez mais, entregar uma comunicação adequada ao seu público. Isso já está acontecendo hoje no Brasil. Porém, acredito que ainda há muito mais para descobrir sobre o consumidor. Por trás dele, há um ser humano que passa por diversas fases durante sua vida e é isso que começa a ser trabalhado no marketing de hoje. A chave está em direcionar a comunicação não apenas por segmentos e sim pela fase da vida do consumidor.


VT: As empresas já entendem e aplicam o Nanomarketing ou há uma necessidade de se criar uma nova cultura?
VR: Aos poucos as empresas estão entendendo que existem fatores a considerar que vão além da segmentação para aumentar as chances de acertar na comunicação. Mas as análises detalhadas de comportamento precisam ser periódicas. Ainda há a necessidade de se criar uma cultura de estudo de comportamento que seja constante. Só assim será possível saber em qual momento o cliente se encontra e, efetivamente, ganhar maior probabilidade de vendas e fortalecimento de marca.


VT: Como podemos trazer e aplicar o Nanomarketing para ações de email marketing?
VR: O email marketing, por ser altamente mensurável, traz inúmeras possibilidades de análises e facilita a identificação do que o consumidor está buscando. Por exemplo: o fato de um consumidor apresentar um perfil para comprar um apartamento, não significa que esteja buscando-o neste exato momento. Ele pode ter se cadastrado em sites de construtoras para receber email marketing com informações relacionadas. Mas também já pode ter adquirido o imóvel. É neste momento que entra a aplicação do Nanomarketing. Cabe ao emissor da mensagem analisar os cliques de seu leitor e os passos desse cliente nas páginas de destino presentes na peça, além de identificar o que aconteceu depois. Isso permitirá identificar o seu perfil atual, caso a compra tenha sido efetivada, e alinhar ainda mais as próximas comunicações, ao invés de disparar novas campanhas relacionadas com a venda de novos apartamentos, por exemplo.


VT: Se atualmente o email marketing passa por um processo de evolução e ainda está nele, aplicando ferramentas de segmentação, como criar uma nova demanda para que os profissionais entendam a importância de ações que vão além da segmentação?
VR: A nova demanda vem justamente da exigência atual do consumidor. Seu acesso a uma infinidade de informações exige que o atendimento seja diferenciado e, hoje, considerado um dos principais fatores para concretização de uma venda. Ir além da segmentação é justamente isso. Os resultados positivos da comunicação one to one direcionam os profissionais para trabalharem cada vez mais neste caminho e não há volta. É como um processo de evolução natural, pelas próprias tendências do mercado.


VT: Qual é a sua visão diante da aplicação de email marketing das empresas no Brasil?
VR: No Brasil, o email marketing ganha cada vez mais espaço. Convivendo todos os dias com isso, posso dizer que virou um dos principais meios de comunicação online para trabalhar o relacionamento com o cliente, promover vendas e a marca das organizações. As possibilidades de mensuração são muitas, a relação custo benefício é excelente e as empresas já perceberam isso. O que está em fase de transição é a conscientização da importância desse canal e o aumento de sua utilização é acelerado. Porém, como nem tudo é perfeito, em paralelo, ainda temos a prática do spam atrapalhando o trabalho sério dos profissionais de marketing, que hoje representa 78,5% do total dos e-mails monitorados no mundo, de acordo com o último relatório da Symantec.


VT: Como você acha que o email marketing, unido ao Nanomarketing, pode contribuir de forma efetiva para o fortalecimento da imagem de uma empresa?
VR: É primordial fazer direito e entregar apenas informações pertinentes e relevantes. Certamente, desta maneira a imagem da empresa só ganhará força e credibilidade do cliente. Isso é fato. O email marketing unido ao nanomarketing permite justamente isso. Se o cliente for bombardeado com informações inúteis, com certeza não ficará feliz na próxima mensagem e a imagem da empresa será prejudicada.


VT: Mesmo com a maturidade do email marketing, a conscientização da segmentação e a implantação do nanomarketing, muitas pessoas ainda o confundem com as práticas de spam. Qual sua opinião sobre o risco das marcas nesse contexto?
VR: O processo muitas vezes é inconsciente, apesar do excesso de informação. As empresas não perceberam que trabalhar com envios de email marketing não solicitados só irá prejudicar sua marca. Muitos ainda não aplicam as “boas práticas” e agem de forma invasiva. Isso prejudica a utilização do email marketing no mundo inteiro e não apenas no Brasil. Mesmo nos países em que existem leis contra o spam, o número de mensagens não solicitadas enviadas é muito grande. A disseminação de informações para ajudar na conscientização da utilização correta do canal deve ser uma luta constante. Todos os profissionais do marketing deveriam aderir para defender um canal tão importante e eficaz de relacionamento e divulgação.


VT: Em seu ponto de vista, o nanomarketing depende de ações complementares?
VR: Sim, para ser eficaz, o nanomarketing necessita do máximo de informações sobre o comportamento do cliente, que podem ser captadas através de vários canais como: SAC, telemarketing, Chat, PDV, SMS, etc.


VT: O nanomarketing pode ser considerado, atualmente, uma peça importante do quebra cabeça para sustentação de uma marca?
VR: Comunicação não direcionada faz mal para a saúde da empresa e se o nanomarketing pode ajudar a entregar ao cliente, o que é adequado e pertinente, com certeza ajudará a empresa a ser bem vista. Em minha opinião, ele não só auxilia, mas é peça extremamente importante para a sustentação da marca.


VT: A plataforma Virtual Target permite a segmentação das mensagens eletrônicas pelas empresas ao seu público. Qual o seu papel diante do conceito de nanomarketing?
VR: A Virtual Target hoje é capaz de mensurar o comportamento do cliente e gerar o histórico do seu relacionamento com a empresa, que pode ser registrado a partir da interação com diversos canais como o próprio email marketing, os seus passos no website, conversas por chat, SMS, click to talk (telefone), etc. Isso permite o direcionamento de ações dentro do conceito do nanomarketing.


VT: Se pudesse estar presente no departamento de marketing de todas as empresas do mercado nacional, qual o principal conselho ou aplicação que tornaria fundamental para a boa reputação da marca das companhias?
VR: Sabemos que marketing é trabalhar com a marca de uma empresa e, consequentemente, identificar e satisfazer as necessidades e desejos dos consumidores. Para tanto, é necessário compreender o consumidor e o seu comportamento. Então, por que trabalhar o marketing com base no 'achismo'? Hoje existem diversas ferramentas que auxiliam na identificação da real necessidade do cliente. Temos que aproveitar as facilidades que a era da informação nos proporciona. O conhecimento do consumidor e a compreensão de suas atitudes são essenciais para o desenvolvimento de campanhas eficientes de marketing. Só assim o cliente será plenamente atendido e trará sua satisfação. Como conseqüência, ficará uma ótima impressão da empresa e a boa reputação da marca estará garantida.


Fonte: ptbr.virtualtarget.com.br

Comentários

Unknown disse…
Olá tudo bem?
Obrigada por postar nossos conteúdos em seu blog.
Gostaria de pedir para colocar um link para o nosso site, o virtual target, de acordo com o nosso termo de uso de conteúdo. Pode ser?
Abraços,

Karen
Ok Karen. Link adicionado.
Obrigado.

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç