Pular para o conteúdo principal

Virtual e real nas estratégias dos portais da Internet

Muito se fala sobre o uso da Internet como um grande canal de informação e interatividade. Diversas marcas usam a Internet para alcançar seu público-alvo, interagir com ele e, conseqüentemente, fidelizá-lo. Por trás da tela do computador, entre um clique e outro, existe um serviço que pode passar despercebido pelo internauta enquanto ele troca mensagens instantâneas ou baixa um arquivo na web: os provedores.

Mala direta, e-mail marketing, ou até o indesejado spam, são ferramentas usadas nas estratégias de Marketing de companhias de diferentes segmentos de atuação. O que vamos conhecer é como os provedores de Internet, os fornecedores destas e de outras ferramentas, fazem para conquistarem seus consumidores. De olho no crescimento de page views, publicidade, no aumento no número de assinantes e usuários, os provedores fazem eventos, promoções e até patrocinam festas populares a fim de ser o barco principal que leva o usuário a navegar no mar virtual, infestado por megabites e estratégias que disputam cada clique do internauta.

Para entender como estas empresas buscam atrair o consumidor, basta verificar as principais estratégias de Marketing que os fornecedores de conteúdo e Internet criam para alcançar um público diferenciado que define como e quando receber informações, conteúdo e até a propaganda, só que apenas dos produtos que os interessa.

Estratégia é gerar cliques
O conteúdo e os serviços dos portais é são os principais meios para atrair ou manter o usuário interagindo. Jornalismo e séries de TV também buscam espaço nos sites para conquistar a simpatia e a audiência de internautas, já que a maioria deles procura este tipo de informações. Este é o caso do provedor Terra. Alexandre Cardoso, Diretor de Marketing do portal, acredita que mantendo estas duas características sob o mesmo guarda-chuva, é possível fazer com que elas se ajudem. “Desta forma uma alavanca a outra porque estão interligadas. Todas as ações e campanhas visam a tornar o Terra uma marca atrativa”, explica Cardoso em entrevista ao Mundo do Marketing.

Os provedores desenvolvem também concursos e promoções como forma de adquirir mais cliques em seus portais. O Terra prepara ações de forma que o consumidor se identifique com a marca e a veja não apenas como um provedor, mas também como um canal de interatividade que mantém contato com ele. “As estratégias de interação com o consumidor refletem o posicionamento de diversidade e interatividade, da comunicação até os eventos”, conta o Diretor de Marketing do Terra.

Na mesma linha de promoção, o Pop utiliza uma estratégia de aquisição em campanhas de comunicação feitas para TV, Outdoor e Rádio. Além disso, a empresa ampliou suas bases em mais de 200 cidades, segundo Ricardo Sanfelice, Gerente de Marketing de Produtos de Varejo do Pop. Para tornar o seu usuário mais fiel, o provedor criou a promoção “Eu Quero”, onde o internauta troca horas navegadas no portal por prêmios sem sorteio. “O usuário se cadastra no site, escolhe o prêmio e pode acompanhar quanto tempo falta para receber o produto em casa, através do correio”, afirma Sanfelice.

Experiência virtual e física
Além de fornecer conteúdo na Internet que leva experiência aos consumidores, os portais atravessam o campo virtual e ganham as ruas e praças das cidades no Brasil. Prova disso é que o Terra esteve no carnaval de Salvador gerando impacto em dois milhões de pessoas por dia nos principais pontos destinados à folia. No Rio de Janeiro, o portal montou um estúdio de transmissão do carnaval em uma área dentro da Sapucaí. “Temos também o patrocínio de Trios Elétricos e uma equipe de Stock Car com ações durante o ano todo, de praça a praça”, conta Alexandre Cardoso, do Terra.

Segundo Cardoso, a associação com a Stock Car leva o consumidor a agregar velocidade, arrojo e inovação ao portal. A maior conexão do Terra com o seu usuário ainda é o evento Planeta Terra. Neste processo de materialização do que é virtual, o público percebe a junção de todos os conceitos da marca. “Apesar de ter sido inaugurado em 2007, foi o primeiro evento 2.0, interativo com o consumidor, com painéis eletrônicos interativos via SMS”, salienta.

Com a ação feita recentemente no Carnaval, o Terra teve crescimento de pelo menos 30% em relação a 2007. Com ou sem o teclado, o internauta obteve recursos para receber as mensagens do portal, on-line ou não. “Mantivemos apresentadores e um helicóptero que fez a transmissão ao vivo do carnaval de Salvador. Foram cerca de 4,4 milhões de pessoas assistindo pelo site com mais de 200 mil horas de vídeos transmitidos”, diz.

Provedores de novas comunicações
Enquanto no Terra o foco é a banda larga, a meta do Pop é conquistar consumidores de linha discada. E, apesar das estratégias off-line que alguns provedores usam para ativar sua marca, alguns ainda preferem o vínculo virtual com o público-alvo, mesmo que seja através da linha de telefone. O provedor Pop mantém contato com usuários da forma mais simples: e-mail. Com uma alta taxa de leitura por parte dos internautas, o e-mail surge como uma antiga porta para o relacionamento entre provedor e cliente. “O e-mail é a nossa ferramenta mais eficiente na comunicação com o usuário e ainda existe o contato via telefone e mala direta”, constata o gerente de marketing de produtos do Pop, Ricardo Sanfelice.

Se o e-mail é ou não a melhor e mais moderna forma de relacionamento com o público virtual, melhor é baixar os números do portal Pop. Hoje, a marca tem 1,4 milhão de usuários cadastrados apenas para o serviço de e-mail. Atualmente, chega a 50 milhões o número de page views por mês. O crescimento constante do site não resultou em aumento de sua barra de rolagem mas, sim, em 3,5 milhões de visitantes únicos por mês.

Na busca pela interatividade e na geração de conteúdo relevante aos seus usuários, o Terra certamente iria até a Lua para buscá-los. É que todo o conteúdo do portal é interativo, oferecendo a oportunidade do público ver e ler um conteúdo quando e como quiser. “O usuário escolhe a câmera, interage, manda perguntas, decide, usa o canal Você Repórter para participar do conteúdo. Ele produz a notícia que consome”, ressalta Cardoso, Diretor de Marketing do Terra.

Celular chega como aliado
Com a chegada da Internet de banda larga ao celular, o Terra já aderiu à nova mídia mesmo que ainda não esteja a pleno vapor no Brasil. Com atuação em quase todas as operadoras presentes no país, o portal entrega conteúdo de TV, como o TerraTV, em forma de vídeos no Celular. “A banda larga está próxima ao 3G e as pessoas tendem a consumir mais conteúdo pelo celular, mas o nosso conteúdo é exibido de acordo com a tela que ele está interagindo, seja no computador ou pelo celular. O importante é levar a experiência do Terra para onde o consumidor está”, aponta o executivo do portal.

O Pop, apesar de seu crescimento constante como um portal de conteúdo e interatividade, ainda não disponibiliza serviços para celular. Ricardo Sanfelice acredita que existe mercado para as duas tecnologias, tanto de Internet discada quanto via celular. De acordo com o executivo do Pop, existem os usuários que querem uma experiência melhor, com mais velocidade, já que estes são internautas mais antigos e necessitam desta tecnologia para adquirir maior quantidade de informações.

Para as classes de menor poder aquisitivo que acessam a internet – e que cresce a cada ano -, o mundo virtual é mais simples. “Quem entra na Internet pela primeira vez não precisa de banda larga para acessar o e-mail, participar de comunidades ou em conversas instantâneas e, por isso, temos produtos segmentados para cada fase que o cliente está passando na Internet”, diz Sanfelice em entrevista ao site.

Apesar das diferenças de público e de tecnologias, a Internet e seus provedores precisam entender que neste país, mais rápido ou mais lento, o usuário quer estar conectado com o mundo. Com canais e interatividade segmentados, os provedores somam experiências para que o internauta aumente a sua memória e busque sempre mais megabytes e velocidade para a sua conexão com o mundo virtual.


Fonte: Por Thiago Terra, com reportagem de Guilherme Neto, in www.mundodomarketing.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç