Pular para o conteúdo principal

Como lucrar mais sem reajustar preços por 10 anos

O que acontece com uma empresa que decide congelar a tarifa básica de seu serviço por dez anos, em um país cuja inflação acumulada nesse período beirou os 100%? O que parece uma perigosa contramão das boas práticas administrativas para a maioria do mercado foi a estratégia da Localiza para crescer, ampliar margens e engordar lucros. Desde 1998, a tarifa básica da maior locadora de veículos do país é de 29,90 reais por dia - sem seguro. Não bastasse isso, o valor médio da diária está em queda. Em 2004, era de 81,68 reais. No ano passado, ficou em 76,42 reais. O bom desempenho operacional, contudo, contrasta com a situação das ações da Localiza (RENT3) na Bolsa de Valores de São Paulo. Após dois anos de forte valorização - 2005 e 2006 -, a empresa fechou 2007 em queda, arrastada, entre outros motivos, pela crise das hipotecas americanas, que vem surrando os papéis das small caps nos últimos meses. A desvalorização persiste nos primeiros meses de 2008.

Do lado da gestão do negócio, não há mágica na façanha da Localiza. O segredo da sua expansão operacional e financeira é um velho conhecido dos administradores de empresa. “Para compensar a tarifa fixa, a empresa buscou diluir custos por meio do aumento da escala”, afirma Renato Prado, analista de investimentos da Fator Corretora. Os ganhos de escala sustentam toda a operação da Localiza – da compra de veículos em condições mais vantajosas à diluição do custo com funcionários nas agências de locação.

Entre 2004 e 2007, por exemplo, a empresa mais do que dobrou sua frota operacional – os veículos disponíveis para locação, que incluem aqueles em fase de licenciamento ou os postos à venda. Nesse período, a frota saltou de 10.979 unidades para 22.542. A primeira vantagem que a companhia tira do porte que sua operação atingiu é a aquisição de carros a preços melhores. Hoje, a Localiza é a maior compradora individual de veículos do país, negociando diretamente com as montadoras. Somente em 2007, a locadora comprou 29.094 veículos, ante 17.894 em 2004.

“Sozinha, ela absorve 4% da produção anual da GM e 3% da Fiat”, diz Caio Dias, analista de transportes do Santander. Essa posição lhe garante um grande poder de barganha junto às montadoras. Os descontos atingem até 25%. Além disso, como frotista, a Localiza também tem vantagens tributárias na compra de veículos – o que só amplia as margens.


Produtividade
Adquirir carros em condições vantajosas é apenas o primeiro passo da estratégia da Localiza. O segundo é aumentar a produtividade da frota. Um automóvel permanece, em média, 12 meses com a Localiza, antes de ser vendido. Aí, também está incluído o tempo necessário para o licenciamento do carro e a entrega na agência em que ficará disponível para os clientes. Uma das medidas da empresa foi reduzir esse prazo “ocioso”, liberando o máximo de dias para locação.

A empresa também investiu no aumento da taxa de ocupação da frota. Em quatro anos, conseguiu elevá-la de 60,6% para 70,7%. O primeiro motivo é o próprio congelamento das tarifas. “Em valores reais, a tarifa básica está mais barata”, afirma Prado, da Fator. Entre 1998 e 2007, o IPCA, índice oficial de inflação do Brasil, acumulou uma alta de 90,41%. Isso é o mesmo que dizer que a tarifa básica, hoje, deveria ser de quase 57 reais para acompanhá-la. Assim, ao congelar a tarifa básica e reajustar as demais por índices abaixo dos da inflação, a Localiza aproximou-se de um maior número potencial de clientes. “A Localiza conseguiu, de fato, baratear o aluguel de veículos no país”, afirma Dias, do Santander.

O outro fator que elevou a taxa de ocupação da frota foi a expansão da rede de agências. Nos últimos quatro anos, a rede saltou de 83 para 178 agências próprias. A diversificação dos lugares onde elas são implantadas também ajuda. A empresa investe, cada vez mais, em cidades com vocação para negócios ou turismo, mesmo que não conte com um aeroporto. Em 2004, 47% da receita de locação vinha de agências instaladas em aeroportos. No ano passado, essa proporção caiu para 38%.

Apostar em escala e produtividade fortaleceu o caixa da empresa. No ano passado, a receita líquida de locação atingiu 442,7 milhões de reais – há quatro anos, era de 197,1 milhões. O lucro líquido da área de locação mais do que dobrou também – de 52,3 milhões de reais para 126,9 milhões no mesmo período. E a margem de ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) subiu de 40,1% para 44,5%. Detalhe: entre 2004 e 2007, os combustíveis subiram 29% e o preço médio dos automóveis, 22%, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.


Integração
Os analistas observam que a integração entre as áreas de negócio da Localiza é muito grande, o que permite ganhos de sinergia. A porta de saída dos veículos comprados é a revendedora de semi-novos da empresa. Essa divisão gerou, no ano passado, 687 milhões de reais em receita líquida, o que elevou a receita total da empresa a 1,129 bilhão de reais.

Embora contribua com mais receita que a divisão de locação, as margens envolvidas no negócio são menores. Ao conseguir descontos generosos das montadoras, a Localiza consegue revender os veículos ainda com uma pequena margem de cerca de 5%.


Ações
A Localiza foi uma das estrelas da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) nos dois primeiros anos de operação. Em 2005, quando abriu o capital e foi listada no pregão, viu suas ações (RENT3) acumularem alta de 149%, ante os 38% do Ibovespa, principal indicador para o mercado. No ano seguinte, um novo salto: 124%, contra 33% do Ibovespa.

No ano passado, porém, as ações da empresa ficaram bem para trás. Enquanto o Ibovespa subiu 44%, as ações da Localiza perderam 12% do valor. Apresentando um resultado operacional positivo, a queda das ações é atribuída pelos analistas a dois fatores. O primeiro é a própria crise das hipotecas americanas, que levou os investidores a buscarem ativos mais seguros e, de quebra, embolsarem algum lucro vendendo os papéis da Localiza após dois anos de forte alta. O segundo foi o apagão aéreo. Como uma boa parcela da receita da empresa vem de locadoras instaladas em aeroportos, parte dos investidores temeu que a queda do número de passageiros refletisse em menos clientes para os veículos da Localiza.

A deterioração dos papéis continua nos primeiros meses de 2008. De 2 de janeiro, primeiro pregão do ano, até esta segunda-feira (24/3), as ações acumulam uma perda de 10,5%, desta vez pressionados pela crise americana, que empurra a Bovespa para baixo.



Fonte: Por Márcio Juliboni, in portalexame.abril.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç