Pular para o conteúdo principal

Tecnologias criam novas ferramentas de Comunicação

Notícias recentes animaram os que esperavam por renovação nas telecomunicações e avanço nos apararelhos receptores. Novas formas de produção e transmissão de conteúdos preenchem alguns dos debates. Entre as manchetes da mídia, os 10,7 milhões de unidades de computadores que os fabricantes colocaram no mercado brasileiro em 2007, tornando o país o quinto maior do mundo em número de PCs produzidos (EUA, China, Japão, Reino Unido e Brasil, respectivamente).

No início desse ano, pela primeira vez, mais da metade da população brasileira - acima dos 10 anos de idade – tinha acessado a rede mundial nos últimos três meses. Mesmo que o principal ponto de acesso sejam os centros públicos pagos, isso mostra que avança a parcela da população familiarizada com a Web.

Outro assunto, de grande repercussão, foi o início da TV digital no Brasil. Ela pode não ser uma grande revolução para, mas ajudará a estabelecer novos padrões de alta definição (1080 linhas contra as 480 linhas dos aparelhos analógicos). Da mesma forma, muda a qualidade e o formato de tela, tornando mais largo o campo de visão (na proporção 16:9 contra as 4:3 das convencionais) e abre caminho para a futura interatividade.

Na telefonia celular cresce a cada ano o número de usuários e a área de cobertura das operadoras. Aumenta a venda de aparelhos smartphones e os softwares que os tornam mais amigáveis. A banda larga também vem se expandindo, tanto na rede de dados EDGE das operadoras com a tecnologia GSM, como a EV-DO das redes CDMA. Mas, o grande salto tecnológico chega a partir de agora com a terceira geração de celulares das redes 3G. Além de verdadeiro alargamento de banda e velocidade de transmissão, a tecnologia terá um componente social já que os ganhadores das licenças terão que atender áreas pouco rentáveis (hoje a telefonia móvel chega a 90% da população, mas está fora de 2,2 mil municípios brasileiros considerados de baixa atividade econômica).

Com mais celulares acessando a internet em alta velocidade devem baixar os preços dos serviços de banda larga no país. Outro fato interessante é que se torna viável taxas de transmissão acima de 1 Mbps, colocando as empresas de telefonia celular em igualdade de condições com as redes fixas. Do lado das operadoras de TV a cabo e MMDS elas cada vez mais concorrem com as teles na transmissão de dados e vozes. Os seis milhões de assinantes de TV paga (número previsto para o final desse ano) se beneficiarão cada vez mais do embate das teles com as operadoras pelos serviços de voz e dados.

Concorrência é sempre bem vinda para o consumidor e o Atlas Brasileiro de Comunicação já lista 34 empresas competindo no mercado paulistano de telefonia fixa, incluindo as que oferecem VoIP com número local.

Outra boa notícia é que vários condomínios e operadoras começam a implantar o FFTx (fiber-to-the-x) onde o “x” seria o destino final da fibra ótica. Essas redes, de banda praticamente ilimitada são denominadas de “a prova de futuro”, pois estariam preparadas para serviços que ainda nem existem. Essas redes permitem o provimento de imagens de alta definição e sem os inoportunos delays das transmissões convencionais. A expectativa é de que ainda esse ano outros serviços avançados como IPTV e MetroEthernet venham incrementar as aplicações corporativas. A primeira permitindo transmissão de imagens por redes IP e a segunda com as redes metropolitanas avançadas de alto desempenho que chegam a 100 Mbps ou mais.

Em relação ao preço do poder de processamento ele vem caindo pela metade a cada 18 meses. Os custos de conectividade e de armazenamento estão tendo reduções ainda maiores.

Junto a essas novidades tecnológicas aumenta a percepção de que é preciso agregar diferentes abordagens e meios interativos nas ações de Comunicação. É preciso utilizar as novas ferramentas e integrar ações em campanhas interativas.

Na era dos funcionários blogers, que demonstram grande adesão às redes virtuais de relacionamento e abertura para novas idéias, compartilhar conhecimento ficou mais fácil e barato. A possibilidade de melhor compartilhamento das informações e de construção coletiva do conhecimento podem fazer da internet um mecanismo de inovação empresarial.

A Comunicação Organizacional pode se apropriar dessa nova convergência investindo em serviços e conteúdos diferentes das mídias padrão. Porém, é preciso fugir dos modismos e não encarar as novas tecnologias como o Nirvana corporativo. Juntar tecnologia, criativiadade e parcimônia, evitando os excessos das “pestes virais”, dos spans disfarçados que circulam por ai.

Não basta receber mensagens publicitárias em locais e formatos diferentes. Nem meramente ter uma profusão de telas de Plamas e LCDs exibindo previsão do tempo e filmes comerciais de TV. A inovação não pode ser apenas tecnológica, tem que ser de conteúdo. Só assim a Comunicação irá se aproveitar das novas perspectivas para informar, treinar e integrar pessoas.


Fonte: Por Marcos Rogatto, in www.aberje.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç