Pular para o conteúdo principal

Capitão Kirk é um líder do passado

Quem não já ouviu falar daquela serie de TV que virou filme, chamada Jornada nas Estrelas? Fez grande sucesso e seus personagens sobrevivem através dos tempos. Aquela sala de comando da Enterprise era o máximo. Na parte central, num nível mais alto ficava a cadeira de comando do capitão Kirk. Ele era o personagem central, todo-poderoso. Logo à sua frente ficavam os operadores Chekov e Sulu. Atrás ficavam a oficial de comunicações Uhura e, em um computador, que nada se parece com os atuais, ficava o indefectível Spock.

Além deste cenário maravilhoso, as histórias quase sempre eram muito envolventes e abordavam um número de comportamentos humanos, explorando suas diversas facetas. Em geral, o final era feliz e trazia uma mensagem sempre muito interessante.

Contudo, estes componentes – o cenário e as histórias, entre outros - escondiam um aspecto muito comum nos agrupamentos humanos que o seriado nunca abordou. Trata-se da figura do líder desempenhada com brilhantismo pelo capitão Kirk. Ele fazia o papel, que nas empresas, se costuma denominar de tomador de decisão. E era assim que funcionava. Só ele dava a palavra final. Os demais, incluindo o competente Spock , não tomavam nenhuma decisão que não fosse as rotineiras. Decisões novas e fora da rotina eram tomadas pelo capitão. A palavra final sempre era a dele. E os resultados sempre levavam a Enterprise e sua tripulação a um porto seguro e feliz.

Esta ficção espelhava uma realidade absolutamente presente, lá e então e ainda hoje, nas empresas e por que não dizer, nas famílias. A figura central do pai, do chefe, de quem tem o poder, é quem toma todas as decisões. Aos demais caberá apenas cumpri-las.

Este processo atravessa séculos e parece que ainda tem muito boa saúde para permanecer funcionando, e por muito tempo. Ele sempre deu bons resultados e, certamente, ainda continuará dando. A questão que se coloca é se este processo traz os melhores resultados. A resposta é que, para situações em que se exija rapidez e firmeza, sim. No entanto as decisões que são tomadas nas empresas e famílias nem sempre requerem este tipo de característica.

Mas aquelas que trabalham com um mínimo de planejamento podem tomar decisões com calma e de maneira mais consensual. Mas para que isto aconteça é necessário que as lideranças primeiro procurem se colocar adiante dos fatos, segundo que acreditem que muitas cabeças pensam melhor que uma.

Nos dias atuais onde não se pode permitir erro nas decisões, pois isto poderá custar a vida de uma empresa, é fundamental que, ao se tomar uma decisão, os envolvidos sejam consultados e os seus pontos de vista sejam apreciados de maneira séria. Da mesma forma, é muito importante que a decisão, antes de transformar-se em ordem para que seja cumprida, seja validada, questionada e aceita por todos. Com toda a certeza a decisão será a melhor e a probabilidade do seu total cumprimento também crescerá.

Aquela figura do Kirk onipotente é muito bonita nos filmes, mas deve ser banida do seio das empresas. Deveremos trocar os tomadores de decisão pelos aglutinadores e alinhadores de opinião se quisermos que nossas famílias e empresas cheguem a portos seguros e felizes.


Fonte: Por Antonio Lazarini, in Gazeta Mercantil/Caderno C - Pág. 9

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç