Pular para o conteúdo principal

Comunicação e relacionamento com públicos on-line

Três conferências internacionais e cinco workshops integraram o terceiro e último dia do 11º Congresso Brasileiro de Comunicação Corporativa, promovido pela Mega Brasil em São Paulo. Todos buscaram exemplificar para os quase 700 participantes as estratégias inovadoras no mercado mundial para influenciar públicos on-line num ambiente em rápida mutação.

O norte-americano James Andrews, vice-presidente da Ketchum Interactive Communications, centrou a apresentação na identificação da Geração C ­ assim nominada para designar a relevância do conteúdo, num agrupamento não mais por idade mas sim por estado de espírito. Outra explicação para a terminologia está na inicial das palavras mais importantes neste novo mundo: customização, colaboração, compartilhamento e conexão.

Ele chama a atenção pros social bookmarks - as páginas preferidas de cada um, os favoritos - hoje em dia partilhados em sites com tags e comentários individuais, e também para os sites de classificação coletiva (rankings, como as notas atribuídas a vídeos no YouTube), como dois pontos de confluência na web atual para além das badaladas redes sociais, que foram tema recorrente no evento. “Os monitoramentos das conversas é uma parte vital do trabalho dos relações públicas, mas ainda tem mais”, alerta. Os espaços vigiados pelos profissionais são desterritorializados, não têm conexão específica com países mas sim com estilos de vida encontráveis em qualquer lugar do mundo. O universo de comunicação móvel já contava em 2007 com 82 milhões de pessoas, mas a projeção para 2012 é alcançar 800 milhões.

Os sistemas informativos da internet estão em revisão. O que motiva maior interesse são formatos que entregam a notícia de maneira mais fácil e ágil, além de personalizada. Assim, ganham destaque os boletins por email e os dados via RSS. De toda maneira, a postura deve ser de permanente experimentação das ferramentas para ter capacidade de planejar idéias. “Se a notícia é mesmo importante, ela vai me encontrar”, relata ele como a frase e a sensação mais freqüentes em vários focus groups nos Estados Unidos.

FACILITADORES ­- Houve um aumento de 208% de usuários na internet entre 2000 e 2007, sendo que 22 dos 100 sites mais visitados no mundo são blogs. Com estes dados, o manager de Comunicação Corporativa da GM Europe, Nelson Silveira, iniciou um relato ilustrado dos caminhos seguidos pela empresa na era digital. Uma das grandes alterações, fora o engajamento passar de passivo pra ativo e a voz corporativa ser suplantada pela individual, está na postura dos comunicadores: deixam de ser publicadores para serem facilitadores e educadores dos públicos neste novo panorama. Este novo método de trabalho é a maneira do comunicador continuar sendo relevante numa dinâmica organizacional cheia de mudanças. Para Silveira, os limites entre o externo e o interno são cada vez menos claros, sendo então fundamental levar o cenário exterior para o convívio e discussão das equipes num cotidiano interativo. “Os relacionamentos são cruciais e feitos por afinidades”, destaca.

A GM desenvolve um trabalho pioneiro na internet, e a subsidiária brasileira fez as primeiras vendas de carro pela rede, numa esteira de atribuição de importância para o mundo on-line. Além do portal corporativo, instituiu uma agência de notícias até com RSS e alertas por email ainda na metade da década de 90 (http://media.gm.com), de onde o executivo retira a convicção de que a versão eletrônica de textos, áudios e vídeos, sem suporte físico, é a preferência atual dos jornalistas que cobrem o setor. A incursão do CEO da indústria no campo dos blogs demonstra o foco na interação, e há vários outros canais congêneres gerados por diretores e mesmo por setores internos. Outra novidade é o Social Media NewsRoom (www.gmeurope.info/social_media_newsroom) como espaço de conversação. Já a estruturação de um livro histórico da GM, através da contação de histórias pelos funcionários e aposentados, está sendo realizada por uma ferramenta on-line, o GM Next ­ portal com parte colaborativa no sistema wiki. “Nossa idéia com estes trabalhos é engajar audiências para ampliar as possibilidades de contato, interferindo numa cultura interna em processo de melhoria na direção da perspectiva coletiva”, explica.

Com isto, apura-se a sensibilidade dos gestores para entender as necessidades e exigências dos públicos, respondendo com novos canais e com uma nova postura que enfatiza ouvir e observar, e não estritamente falar. Afinal, finaliza ele, “o verdadeiro caráter de uma empresa é expressado por suas pessoas”. Também participou dos trabalhos o diretor do projeto Internet da Universidade de Tecnologia de Monterrey, o mexicano Octavio Carmona.



Fonte: Por Rodrigo Cogo ­- Gerenciador do portal Mundo das Relações Públicas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç