O comportamento do consumidor brasileiro não é diferente do consumidor de outros países. No Brasil, segue a tendência global de valorização de marcas autênticas, da praticidade e das ações socialmente responsáveis. O movimento, denominado “Novo Consumismo”, é observado em estudos realizados durante quatro anos pela empresa TNS InsterScience, que atua no segmento de pesquisas de mercado Ad Hoc (sob encomenda).
Na agenda de decisões de compra do consumidor, atributos como honestidade, confiança e veracidade passaram a ser muito valorizados."Os estudos de marca mostram grandes oportunidades para que as organizações se posicionem de forma transparente e sinalizem o desejo concreto de construir relacionamento com os consumidores”, destaca a diretora de Marketing da área de Consumo da TNS InterScience, Karina Milaré.
Além da transparência, outro requisito que o consumidor valoriza nas empresas é o bem estar coletivo. Atitudes como reciclagem de lixo e economia de água, cada vez mais freqüentes no dia-a-dia, também são exigidas das organizações.
A personalização, outra característica do Novo Consumismo, apresenta-se sob diversas faces: autenticidade (pessoas desejando sentir-se únicas, destacadas da massa); customização (consumidores que adaptam produtos, buscando soluções que atendam seu gosto e necessidades pessoais). “Hoje, o consumidor quer deixar tudo ‘com a sua cara’, imprimir o seu estilo, dar o seu toque”, avalia Karina.
As pesquisas reuniram 21 mil entrevistas e foram realizadas em 12 cidades brasileiras.
Fonte: www.consumidormoderno.com.br
Na agenda de decisões de compra do consumidor, atributos como honestidade, confiança e veracidade passaram a ser muito valorizados."Os estudos de marca mostram grandes oportunidades para que as organizações se posicionem de forma transparente e sinalizem o desejo concreto de construir relacionamento com os consumidores”, destaca a diretora de Marketing da área de Consumo da TNS InterScience, Karina Milaré.
Além da transparência, outro requisito que o consumidor valoriza nas empresas é o bem estar coletivo. Atitudes como reciclagem de lixo e economia de água, cada vez mais freqüentes no dia-a-dia, também são exigidas das organizações.
A personalização, outra característica do Novo Consumismo, apresenta-se sob diversas faces: autenticidade (pessoas desejando sentir-se únicas, destacadas da massa); customização (consumidores que adaptam produtos, buscando soluções que atendam seu gosto e necessidades pessoais). “Hoje, o consumidor quer deixar tudo ‘com a sua cara’, imprimir o seu estilo, dar o seu toque”, avalia Karina.
As pesquisas reuniram 21 mil entrevistas e foram realizadas em 12 cidades brasileiras.
Fonte: www.consumidormoderno.com.br
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