Pular para o conteúdo principal

Losango e Brastemp detalham ações de sucesso

A ABMN – Associação Brasileira de Marketing e Negócios – realizou mais um Ciclo de Casos de Destaque no Marketing, em evento no Rio de Janeiro. A agência DM9DDB, representada por Cristiane Pereira, Diretora de Contas, apresentou a campanha Lado B da Brastemp. Felipe Sydow, Gerente de Cartões da Losango, mostrou como a empresa desenvolveu os cartões híbridos depois que a financeira foi incorporada pelo Grupo HSBC.

Entre 2003 e 2004, a Losango ganhou um parceiro de peso no mercado financeiro. O banco HSBC passou a fazer parte de uma estratégia voltada para o desenvolvimento de cartões de crédito sob a marca Losango. Com experiência no setor de cartões de fidelidade para lojistas, a Losango entrou para o mundo das operações de crédito em parceria com a Visa e a Ricardo Eletro.

Já a agência DM9DDB desenvolveu uma campanha para a Brastemp que ressalta o outro lado das pessoas, o lado B que normalmente não mostram no dia-a-dia. A marca buscava mudar o foco de sua campanha mais tradicional que virou gíria e, de uns tempos pra cá, passava a idéia de arrogância para os consumidores que não podiam ter uma Brastemp.

União de produtos
Com mais de 40 anos de mercado e cerca de 21 mil pessoas cadastradas em seu banco de dados, a Losango percebeu a necessidade de oferecer algo diferente para o seu consumidor. A empresa, até então voltada para financiamentos e empréstimos para pessoas físicas, apostou na evolução das transações via cartão e lançou o cartão híbrido Losango.

Em 2006 a Losango passou a participar efetivamente do mercado de cartões de crédito com o lançamento de um cartão que juntava a fidelidade do Privaty Label – cartão feito para estreitar o relacionamento entre lojistas e clientes – com a praticidade da bandeira Visa, que é aceita em aproximadamente um milhão de estabelecimentos no Brasil.

Um Privaty Label oferece ao lojista a exposição de sua marca no cartão, ou seja, é uma forma de fidelizar os clientes de qualquer estabelecimento comercial, seja grande ou pequeno, com taxas que podem ser negociadas de acordo com a necessidade e viabilidade do negócio. Com relacionamento bem administrado, a Losango agregou valor a este produto ao unir a bandeira Visa ao serviço. A partir daí, a Losango criou parcerias e passou a oferecer limite estendido para clientes que voltassem em lojas como a Ricardo Eletro.

Parceria que gera vantagens
A parceria com a Ricardo Eletro originou o cartão da loja com a bandeira Visa que hoje é aceito em todo o Brasil, mesmo em outros estabelecimentos. “No Ponto Frio o cartão Ricardo Eletro passa a valer como um cartão da bandeira Visa”, explica Felipe Sydow, Gerente de Cartões da Losango. Além de ter a marca do estabelecimento, o cartão serve como um canal de comunicação e fidelidade com o consumidor através das faturas envelopadas e da cobrança de taxas mais baratas.

De acordo com Sydow, a Losango é a primeira empresa do ramo de investimentos e empréstimos voltada para o público de baixa renda a lançar um cartão híbrido. Utilizando a experiência em relacionamento com clientes e varejistas, a Losango direcionou as ações e campanhas para a sua base de clientes visando a comercialização do produto.

Além da união de dois produtos e a parceria com a Ricardo Eletro, a chegada do HSBC foi o divisor de águas da empresa. “O sucesso do produto só veio quando o parceiro comprou a idéia, já que o investimento foi feito pelo HSBC”, conta Sydow.

Da arrogância à autenticidade
Conhecida em todo o Brasil através de um slogan que virou gíria nacional, a Brastemp verificou a necessidade de mudar o foco já que alguns consumidores passaram a associar o mote a uma visão arrogante da empresa sobre pessoas que não têm condições de adquirir um produto da marca. Logo, a empresa percebeu que o slogan usado por anos não era assim uma Brastemp.

Para mudar o tema, a agência desenvolveu um posicionamento voltado para a autenticidade que daria o conceito de comunicação. Ao desenvolver a autenticidade, a pesquisa feita pela DM9DDB atestou que nem sempre as pessoas mostram o seu lado autêntico, o lado B, por ser às vezes algo íntimo demais.

A pesquisa ainda indicou que a maioria do público acredita ter um lado B e que ele está relacionado à autenticidade, espontaneidade e liberdade. A partir daí, a empresa passou a desenvolver as opções de lado B que existem nas pessoas para identificar e originar os comerciais na TV.

Ações e eventos complementam campanha
Toda a campanha foi pensada para que o consumidor pedisse por um dos produtos da Brastemp nos pontos-de-venda, já que a marca parecia ter perdido sua importância perante o consumidor. “A força da marca Brastemp não se sustentava mais sozinha e a percepção dos diferenciais dos produtos estava baixa”, conta a Diretora de Contas da DM9DDB, Cristiane Pereira.

Para divulgar este lado B que as pessoas possuem, a Brastemp veiculou comerciais que mostravam estas características peculiares da população, ligadas aos produtos da marca. Para divulgar um fogão com timmer – função que avisa quando a comida está pronta para servir – a DM9DDB mostrou uma dona de casa fazendo strip-tease para o marido no meio da sala enquanto o fogão fazia o jantar.

A campanha “Lado B” não é restrita somente aos comerciais de TV, segundo Cristiane. Além da TV, a Brastemp desenvolve eventos como o B-Gourmet, onde arquitetos montam ambientes com os produtos da marca e o B-TV, que gera experiência com a marca em ações feitas com Chefs de cozinha. “A campanha Lado B gerou 11% a mais de volume nas vendas e milhares de page views no site em um mês”, completa Cristiane, da DM9DDB.


Fonte: Por Thiago Terra, in www.mundodomarketing.com.br

Comentários

Anônimo disse…
Como tas? gostei imenso o teu espaço Online!
tas a executar um muito bom trabalho, hoje por vezes muito para regidir nos websites!
tambem tenho um blogue de Enriquecer Online a borla, aparece la, e expressa tambem a tua opiniao em http://www.makingmoneyonline666.blogspot.com/
no meu ver no teu espaço online so falta uma tool de traducao. Tentarei o mais participante na tua comunidade!
fica bem

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç