Pular para o conteúdo principal

O que mais as redes sociais podem fazer pelos seus usuários?

Como a popularidade das redes sociais está crescendo, o mesmo acontece com a oportunidade para os usuários acessarem informações sobre as pessoas, dentro e fora de sua rede pessoal. Enquanto que a informação por si só pode ter relevância em situações específicas - como, por exemplo, achar alguém que tenha perdido o seu cartão de crédito – nem tudo é útil ou interessante para os usuários ou para as plataformas publicitárias que subsidiam todas essa estrutura.

Agora que as redes sociais atingiram uma massa crítica de usuários, seu próximo desafio é garantir que eles possam continuar a dar valor aos usuários e anunciantes além de dar às pessoas uma multidão de amigos on-line. Na CES que ocorreu no início de 2008, executivos de empresas como a Yahoo e AOL discutiram os próximos passos para as redes sociais e como eles continuam a evoluir e servir à evolução das necessidades das suas comunidades.

O vice-presidente sênior de mídia social na AOL, disse na CES que a chave para o êxito das redes sociais é que eles permitam as pessoas a dizer suas próprias "notícias", para fazer conexões que podem existir simultaneamente on-line e na vida real. Comunidades que permitem às pessoas fazerem isso de forma amigável terão maior sucesso no longo prazo, disse ele.

Existe uma enorme oportunidade para a comunidade fazer isso da maneira certa. Eu acho que as redes que serão bem sucedidas serão aquelas únicas que permitirem às pessoas dizerem estas notícias com suas próprias palavras de forma mais aberta possível.

No entanto, as expectativas dos usuários diferem dos anunciantes, e, empresas que lideram esses sites devem servir a ambos. Assim, enquanto os usuários poderão encontrar informações pessoais - como as fotos de alguém - interessante e útil, os anunciantes provavelmente não irão, a menos que os ajude a direcionar anúncios para esses usuários. Até agora, as informações colhidas em redes sociais não tem sido largamente explorada pelos anunciantes.

Há uma série de razões para os anunciantes não serem capazes de tirar plena vantagem da publicidade segmentada em redes sociais. Um deles é que as pessoas têm colocado conteúdo gerado pelos usuários em três segmentos:

- Aquele que não é muito famoso ou interessante para o usuário ou anunciante
- O que é ligeiramente interessante
- Aquele que é universalmente bem-recebido

Os anunciantes e as empresas de redes sociais devem ampliar suas noções preconcebidas do conteúdo gerado pelo usuário, de encontrar novas formas para criar o tipo certo de publicidade para as suas comunidades.

Outro motivo que tem sido difícil direcionar anúncios é o fator "invasão", como por exemplo, a controvérsia em torno do Facebook Beacon (plataforma de publicidade do Facebook), que relata o comportamento dos usuários para a empresa, mesmo quando elas não estão logadas no site.

Mas há outras maneiras para os anunciantes pegarem informações de redes sociais e alavancar uma tremenda oportunidade que não seja visto como “invasão" para direcionar anúncios aos usuários. Ao saber o que as pessoas gostam de fazer, visualizando seus gostos publicamente disponíveis em livros, música e filmes, as empresas podem personalizar os anúncios relacionados a esses interesses, sem que os usuários sintam que o seu comportamento on-line está sendo monitorado.

Alguns fatores que contribuirão para o sucesso e evolução das redes sociais estão fora do controle das empresas que lideram esses sites. Como, por exemplo, a NowPublic.com. que colhe informações de jornalistas e redistribui na web, e tem usado o Facebook como uma forma de reunir informações sobre notícias como ocorre na visão das pessoas. Muitas pessoas ainda não perceberam o poder das comunidades on-line para além dos seus meros aspectos sociais, mas, uma vez que ocorrerem mudanças nessas redes, eventualmente afetará outras áreas da cultura, tais como a forma como as pessoas recebem e dão notícias.

O que também contribuirá muito para o sucesso das redes sociais é focar cada vez mais em nichos como viagens, arte, futebol, carros, cachorros, etc. Outras redes sociais podem estar focadas em comunidades locais, compartilhando negócios locais, notícias, eventos e acontecimentos.

Um exemplo desse tipo de rede de nicho é o da Cia Athletica, chamada GenteCia, no qual é um ambiente onde o aluno espontaneamente colabora para uma base qualitativa de conhecimento que gira em torno de sua saúde e bem-estar. Portanto, quando mais a rede é usada, mais a Cia Athletica consegue conhecê-los afundo, sem ter o fator “invasão”, e poder criar produtos e serviços personalizados, ter informações de qualidade para tomada de decisão em tempo real, ter maior transparência, relacionamento e agregar valor a vida do aluno.

Nós temos que olhar para estas redes sociais da mesma forma como olhamos para uma cidade. Uma cidade é um incrível veículo para as pessoas criarem micro nichos cercados de lugares, notícias, atividades que são importantes para eles. E isso determinará a base de conhecimento espontâneo sobre o usuário para acontecer o eu coloco como “Self-Evolving CRM”.


Fonte: Por Rafael Kiso, in jumpexec.uol.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç