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Site e propaganda para fazer você reciclar a caixa de leite

Vale a pena dar uma olhada na última iniciativa que a operação brasileira da sueca Tetra Pak lançou para aumentar os índices de reciclagem do seu produto no país: a embalagem longa vida. Trata-se do site www.rotadareciclagem.com.br. Na prática, funciona assim: você vai lá e digita qualquer endereço e o site te informa, com a ajuda do software Google Maps, onde estão os postos de entrega voluntária (PEV), cooperativas de catadores e "comércios" (locais que compram material reciclável), mais próximos. Ou seja, você pode descobrir que, bem perto da sua casa, pode haver um local onde você deixará as suas embalagens Tetra Pak para que, em vez de ser destinadas a aterros sanitários, elas recebam um fim mais apropriado.


Já há algum tempo, a Tetra Pak ajuda algumas dezenas de pequenas empresas espalhadas pelo país a transformar suas embalagens em vassouras, chapas (semelhantes ao compensado de madeira) e telhas para uso na construção civil, entre outros produtos. Mais recentemente, a companhia também participou do desenvolvimento de uma tecnologia que permite reaproveitar o composto de plástico e alumínio - a camada prateada presente no interior das caixas longa vida. Graças a essa inovação, o alumínio volta para a Alcoa, na forma de lingotes, e o plástico é transformado em parafina, que é vendido a fabricantes de solventes. A empresa também apóia centenas de cooperativas de catadores pelo país todo. Com todos esses esforços, o índice de reciclagem das embalagens longa vida no país em 2007 foi de 25,5%. Parece pouco, mas ele representa, sim, um avanço. Afinal, em 2002, o percentual era de 15%. Enquanto isso, o índice mundial, em 2006, não superou 16%. A Tetra Pak, porém, quer fazer mais para diminuir o seu impacto ambiental. Prova disso é que, ainda esse ano, espera colocar na TV uma campanha publicitária ambiciosa chamando os consumidores para ajudá-la a aumentar esse índice. Fernando Von Zuben, executivo de meio ambiente da empresa, não me revelou o quanto será investido no esforço de marketing para as massas. Ele me disse apenas que as negociações com a matriz para a conquista da verba começaram em outubro de 2007 e o sinal verde veio na semana passada. "Estamos evoluindo num ritmo bom", diz ele. "Mas achamos que é hora de acelerar esse processo fazendo uma grande campanha de conscientização". É esperar pra ver.


Fonte: Por Ana Luiza Herzog - Blog Sustentabilidade, in portalexame.abril.com.br
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