No Brasil, o congestionamento de automóveis reduz a produtividade do trabalhador em 5%, o que equivale a US$ 919,5, em média, de acordo com cálculos do Citigroup, feitos por ocasião de um estudo intitulado "Longe do Caminho Batido", em inglês, Off the beaten path, informou o site InfoMoney.
O motivo é que o tempo médio gasto diariamente no trânsito pelo brasileiro é de 2,6 horas. Em países desenvolvidos, esse tempo é de uma hora. O trânsito ruim afeta 20,5% da população do País.
Apenas como comparação, o caos no trânsito causa perda de produtividade de 3,6% na Argentina e de 5,1% no México. O estudo conclui ainda que o congestionamento de automóveis afetará o crescimento dos centros econômicos da América Latina nos próximos anos.
Há muitas razões que levam a essa conclusão: o contingente de carros e motocicletas não pára de crescer e os países vivenciam recordes nas vendas, o investimento em transporte público está longe de ser suficiente, a população absoluta e a relativa continuam a aumentar, o número de pessoas por casa diminui e a migração dos moradores para áreas suburbanas aumenta a distância entre o lar e o trabalho.
Tempo perdido Pesquisa de 2001 indica que a velocidade dos veículos em todos os horários do dia, em todos os dias do ano, foi 20% inferior, nas maiores cidades da América Latina, na comparação com as maiores cidades do mundo. A conclusão que se chega é de que o tempo médio de duração de uma viagem para o trabalho foi 46% maior nas cidades da América Latina, no mesmo ano.
São Paulo é a segunda cidade mais vagarosa da região, com 24 km/h, registra tempo de viagem casa-trabalho de 44 minutos (sem contar a volta). É muito, se compararmos com os 16 minutos gastos em Cingapura.
Para se ter uma idéia, o congestionamento de veículos na capital paulista atingiu a marca dos 223 quilômetros em 14 de novembro de 2001. O estudo diz ainda que não há razões para acreditar que o trânsito de São Paulo irá melhorar futuramente.
Fonte: empresas.globo.com/empresasenegocios
O motivo é que o tempo médio gasto diariamente no trânsito pelo brasileiro é de 2,6 horas. Em países desenvolvidos, esse tempo é de uma hora. O trânsito ruim afeta 20,5% da população do País.
Apenas como comparação, o caos no trânsito causa perda de produtividade de 3,6% na Argentina e de 5,1% no México. O estudo conclui ainda que o congestionamento de automóveis afetará o crescimento dos centros econômicos da América Latina nos próximos anos.
Há muitas razões que levam a essa conclusão: o contingente de carros e motocicletas não pára de crescer e os países vivenciam recordes nas vendas, o investimento em transporte público está longe de ser suficiente, a população absoluta e a relativa continuam a aumentar, o número de pessoas por casa diminui e a migração dos moradores para áreas suburbanas aumenta a distância entre o lar e o trabalho.
Tempo perdido Pesquisa de 2001 indica que a velocidade dos veículos em todos os horários do dia, em todos os dias do ano, foi 20% inferior, nas maiores cidades da América Latina, na comparação com as maiores cidades do mundo. A conclusão que se chega é de que o tempo médio de duração de uma viagem para o trabalho foi 46% maior nas cidades da América Latina, no mesmo ano.
São Paulo é a segunda cidade mais vagarosa da região, com 24 km/h, registra tempo de viagem casa-trabalho de 44 minutos (sem contar a volta). É muito, se compararmos com os 16 minutos gastos em Cingapura.
Para se ter uma idéia, o congestionamento de veículos na capital paulista atingiu a marca dos 223 quilômetros em 14 de novembro de 2001. O estudo diz ainda que não há razões para acreditar que o trânsito de São Paulo irá melhorar futuramente.
Fonte: empresas.globo.com/empresasenegocios
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