Pular para o conteúdo principal

Reputação corporativa é debatida na China

Para o fechamento da 12ª International Conference on Corporate Reputation, Brand, Identity and Competitiveness, organizada pelo Reputation Institute, os participantes tiveram acesso a sessões plenárias e worshops com uma diversidade de temas que têm impacto direto na reputação corporativa, tais como: Evolução da Governança Corporativa em empresas chinesas, Insights estratégicos a partir de uma análise das mídias, Aprendizados da implementação do sistema de reputação com apresentação de cases, inclusive brasileiros como Petrobras e Cemig, Influência do Contexto Nacional e Comunicação em Épocas de Crise.

Um dos temas em destaque dos workshops foi 'Comunicação e Mídia', que abordou os desafios e oportunidades, e a influência das mídias na reputação corporativa. A discussão teve como foco o poder das comunidades virtuais. De acordo com James Deven, da SAP (USA), as empresas passam a ter acesso a um capital intelectual que não tinham à sua disposição e a contrapartida deve ser a utilização deste capital de forma transparente e honesta, e assim se inicia a inovação cooperada. Também abordou como a colaboração virtual transforma comunidades. Segundo ele, Comunidades Virtuais trabalham como uma rede social e a mudança da mídia tradicional para a mídia social requer novas habilidades, ferramentas e um entendimento desta nova plataforma. Ainda segundo ele, a proposta para lidar com este novo desafio é o engajamento de consumidores e prospects, e dirigir a interação na direção de aperfeiçoar a reputação corporativa. O engajamento do consumidor significa credibilidade, saber ouvir e responder a seus comentários com conteúdo de qualidade, honestidade e de maneira autêntica. Isto também significa juntar-se a eles e participar do network que estes consumidores freqüentam, além de ter coragem para ser radicalmente transparente. Para o consumidor, a voz homogeneizada dos negócios parecem planejadas e projetadas e, conseqüentemente, artificial.

Citou o exemplo de uma empresa que a partir do engajamento com a comunidade virtual escreveu um livro de autoria cooperada. Falou também que para a efetividade dos blogs é necessária a criação de normas e ferramentas que deixem claro as regras do jogo e que também viabilizem a transparência e autenticidade. Também citou como ponto-chave para o sucesso de uma iniciativa como esta a importância de baixas barreiras de entrada e de um programa de benefícios que estimulem a participação dos públicos de interesse nas comunidades virtuais. Lembrou ainda que o engajamento do consumidor envolve repetidas interações que fortaleçam o envolvimento emocional, psicológico e físico com a empresa. A palabra-chave é investimento. Sem isto, não e possível engajar ninguém e também devemos aceitar que aqueles que estão engajados estão ou estarão por diferentes motivos e por diferentes meios. Falou da importância de educar a organização sobre o que é mídia social, seus beneficios e melhores práticas para a organização e, também, da necessidade de se estabelecer objetivos para o que a organização quer quando utiliza a mídia social. Finalizou afirmando que as redes sociais contribuem para a reputação corporativa e, se utilizada da forma correta, é uma ferramenta que trabalha a favor da reputação, já que as novas mídias podem influenciar as opiniões políticas e comportamentais dos consumidores.

Pillar Villges, do RI Espanha, abordou a importância de se estabelecer uma relação próxima com os stackholders, falando sobre a correlação de reputação e comportamento do consumidor. Segundo ela, o consumidor tem acesso a informação sobre a empresa por meio de diversas mídias, mas também tem a experiência com esta empresa seja como cliente, funcionário ou acionista. Para ela, um bom entendimento de seu stackholder e de seu código de comunicação é a chave do sucesso para qualquer iniciativa de reputação. Você precisa definir quais são os atributos valorizados por eles e ter clareza que o score destes atributos podem significar muitas e diferentes coisas. Então, é necessário identificar as razões do score final.

Comunicação Organizacional também foi tema de destaque da Conferência. Participaram diversos palestrantes e entre eles Francesco Lurati, da Universidade of Kugano, da Suíça. Muitas empresas e organizações declaram que seu staff é seu maior ativo e, desta forma, é quem garante o valor das ações. O principal objetivo da comunicação corporativa é manter o alto nível de motivação e satisfação, retendo e atraindo talentos. O fato de que a comunicação corporativa é o que motiva o staff está baseado em pesquisa, que destaca que 90% das pessoas que são bem informadas sobre os rumos de suas corporações são motivadas a entregar valor adicional. Por outro lado, 80% daquelas que não são bem informadas não se sentem preparadas para esta entrega. A comunicação interna efetiva informa os funcionários não sobre o que foi feito ou que será feito, mas como e porque será feito. E isto é o que importa.

Também foi apresentada uma análise sobre a influência e o papel das mídias na reputação corporativa e a tendência de maior influência das mídias individualizadas em função de sua interatividade. Outro aspecto analizado é o quanto a mídia influencia no comportamento do consumidor hoje em função das inúmeras possibilidades de impacto e também pelo fato do consumidor ser influenciado a partir do juízo de valor que ele faz a partir da interação. As mídias de massa têm papel fundamental na construção da marca, mas não têm poder sobre a construção da reputação corporativa juntos aos públicos de interesse, já que esta é a somatória das experiências deste consumidor com a empresa.

O papel da Conferência foi o de homogeneizar o entendimento sobre o tema e também atuar como uma 'provocação' para os executivos e estudiosos e participantes do evento sobre qual é ou será o papel das organizações na sociedade. Ficou claro que questões como governança, engajamento com a comunidade, responsabilidade social e relevância para a sociedade são tão ou mais importantes que qualidade de produtos e serviços e preços. Parafraseando o professor Emerson de Almeida, fundador da Fundacao Dom Cabral, em sua excelente apresentação "Fundamentos da empresa relevante", uma empresa se credencia para a longevidade quando se torna relevante para a sociedade - ou, para utilizar a linguagem dos estudiosos em reputação de empresas, quando a coletividade a distingüe por sua reputação - ou seja, quando os vários públicos com os quais ela interage reconhecem sua utilidade e a elegem como parceira.

A Conferência teve seu encerramento no sábado a noite, anunciando Amsterdam como o local para a 13ª International Conference on Corporate Reputation, Brand, Identity and Competitiveness. Espero que até lá muitas empresas tenham colocado em prática as questões discutidas nesta 12ª conferência, que são de extrema importância para as corporações, para o indivíduo e para a sociedade.


Fonte: Por Luna Gutierres - sócia e vice-presidente de atendimento e planejamento da R.EPENSE, in www.meioemensagem.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç