Por mais de uma década é freqüentemente citado que 70% dos consumidores são impulsionados pela compra no ponto de venda, alguns até falam em 80%. Mas um novo estudo publicado nesta segunda-feira pela AdAge e realizado pela OgilvyAction, indica que esse percentual é menor. O estudo mostrou que o percentual dos americanos que realmente decidem que produto comprar no ponto de venda é de 39,4%. Apenas 10% dos consumidores trocam de marca e 29% acabam levando algo que não estava no planejamento. A OgilvyAction ainda aponta em seu estudo, que os dois fatores mais citados pelos consumidores como impulsionadores na hora da decisão da compra são, as amostras e as exposições dos produtos.
O estudo foi baseado em entrevista junto aos consumidores na entrada e na saída das lojas para poder comparar a intenção de compra com o que foi efetivamente adquirido. A pesquisa foi realizada com 6.800 americanos e mais 14 mil pessoas de diferentes países, abrangendo 13 categorias.
O POPAI (Point of Purchase Advertising Institute) continua defendendo os 70%, resultado de uma pesquisa realizada em 1995. Mas o In-Store Marketing Institute, uma espécie de rival do POPAI, acredita que esse número é um pouco elevado e que o estudo realizado pelo OgilvyAction está mais próximo da realidade atual.
De qualquer forma, os 39,4% ainda é um percentual elevado para concentração da atenção do consumidor se compararmos com a diversidade de comunicação que estamos vivendo. Essa não foi à primeira nem será a última pesquisa que difere dos resultados de 1995, resta sabermos qual número seguir daqui para frente.
Fonte: Por Delyse Braun, in www.mundodomarketing.com.br
O estudo foi baseado em entrevista junto aos consumidores na entrada e na saída das lojas para poder comparar a intenção de compra com o que foi efetivamente adquirido. A pesquisa foi realizada com 6.800 americanos e mais 14 mil pessoas de diferentes países, abrangendo 13 categorias.
O POPAI (Point of Purchase Advertising Institute) continua defendendo os 70%, resultado de uma pesquisa realizada em 1995. Mas o In-Store Marketing Institute, uma espécie de rival do POPAI, acredita que esse número é um pouco elevado e que o estudo realizado pelo OgilvyAction está mais próximo da realidade atual.
De qualquer forma, os 39,4% ainda é um percentual elevado para concentração da atenção do consumidor se compararmos com a diversidade de comunicação que estamos vivendo. Essa não foi à primeira nem será a última pesquisa que difere dos resultados de 1995, resta sabermos qual número seguir daqui para frente.
Fonte: Por Delyse Braun, in www.mundodomarketing.com.br
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