Ao colocar no ar, hoje, o primeiro blog da telefonia celular, a Claro dá um passo em direção ao futuro e demonstra que captou, mais depressa que suas competidoras Vivo, TIM, BrT e Oi, o potencial de amplitude do mais recente canal de comunicação com a sua comunidade de clientes e o público de internautas em geral.
O responsável pela iniciativa, diretor executivo de clientes Miguel Cui Filho, afirma que a ordem de grandeza da carteira das operadoras celulares - 33 milhões de clientes no caso da Claro, que é a terceira maior - requer a utilização de todas as ferramentas de comunicação disponíveis e o blog, por suas características de operacionalidade, é justamente aquela que permite maior abrangência, simultaneidade e interatividade.
A mensagem de estréia é do presidente João Cox e as demais serão postadas por uma equipe criada especialmente para este fim pela Claro e que tem o intuito de compartilhar o dia-a-dia da operação celular com o público.
Ao contrário dos demais canais de comunicação da empresa, entre os quais contact center (SMS, telefone e email) e as lojas próprias e autorizadas, o blog não se dirige somente ao público de clientes porque, uma vez na internet, poderá ser acessado por qualquer internauta, cliente seu ou da concorrência.
Segundo Cui, a capacidade da plataforma construída pela empresa N.O. para o seu blog permite 500 acessos simultâneos de imediato, mas é intenção ampliar esse alcance à medida que a utilização crescer.
"Clientes e internautas do País e do exterior poderão acessar o blog de forma ilimitada, mas a colocação de mensagens encontrará limite de 500 pessoas de cada vez", afirmou o executivo.
No conteúdo que a Claro colocou em seu blog estão incluídas, de início, as normas do setor, a exemplo do Código do Consumidor e as regras do Serviço Móvel Pessoal (SMP), da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), ao lado das notícias do dia-a-dia da empresa.
"A idéia é escrever sobre o momento", disse Cui, acrescentando que a interatividade com o público vai enriquecer a percepção da marca. Aliás, a iniciativa é a primeira no grupo América Móvil, ao qual a Claro pertence, e poderá ser replicado nas coligadas.
O desbloqueio de celulares é um assunto que poderá constar no blog, por exemplo, já que tem gerado confusão significativa entre usuários. "É uma dúvida forte que decorre de propaganda incompleta de uma concorrente", afirmou Cui referindo-se à Oi e à sua mensagem publicitária de que o desbloqueio é permitido por lei. Mas o cliente que aceita subsídio da operadora no aparelho se compromete a cumprir um período de contrato, e isso também faz parte da lei, alertou Cui.
Fonte: Por Thaís Costa, in Gazeta Mercantil
O responsável pela iniciativa, diretor executivo de clientes Miguel Cui Filho, afirma que a ordem de grandeza da carteira das operadoras celulares - 33 milhões de clientes no caso da Claro, que é a terceira maior - requer a utilização de todas as ferramentas de comunicação disponíveis e o blog, por suas características de operacionalidade, é justamente aquela que permite maior abrangência, simultaneidade e interatividade.
A mensagem de estréia é do presidente João Cox e as demais serão postadas por uma equipe criada especialmente para este fim pela Claro e que tem o intuito de compartilhar o dia-a-dia da operação celular com o público.
Ao contrário dos demais canais de comunicação da empresa, entre os quais contact center (SMS, telefone e email) e as lojas próprias e autorizadas, o blog não se dirige somente ao público de clientes porque, uma vez na internet, poderá ser acessado por qualquer internauta, cliente seu ou da concorrência.
Segundo Cui, a capacidade da plataforma construída pela empresa N.O. para o seu blog permite 500 acessos simultâneos de imediato, mas é intenção ampliar esse alcance à medida que a utilização crescer.
"Clientes e internautas do País e do exterior poderão acessar o blog de forma ilimitada, mas a colocação de mensagens encontrará limite de 500 pessoas de cada vez", afirmou o executivo.
No conteúdo que a Claro colocou em seu blog estão incluídas, de início, as normas do setor, a exemplo do Código do Consumidor e as regras do Serviço Móvel Pessoal (SMP), da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), ao lado das notícias do dia-a-dia da empresa.
"A idéia é escrever sobre o momento", disse Cui, acrescentando que a interatividade com o público vai enriquecer a percepção da marca. Aliás, a iniciativa é a primeira no grupo América Móvil, ao qual a Claro pertence, e poderá ser replicado nas coligadas.
O desbloqueio de celulares é um assunto que poderá constar no blog, por exemplo, já que tem gerado confusão significativa entre usuários. "É uma dúvida forte que decorre de propaganda incompleta de uma concorrente", afirmou Cui referindo-se à Oi e à sua mensagem publicitária de que o desbloqueio é permitido por lei. Mas o cliente que aceita subsídio da operadora no aparelho se compromete a cumprir um período de contrato, e isso também faz parte da lei, alertou Cui.
Fonte: Por Thaís Costa, in Gazeta Mercantil
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