Pular para o conteúdo principal

Comunicar para gerar conhecimento

Para que as organizações de hoje tenham vantagens competitivas sustentáveis ao longo do tempo já não podem depender somente de seu capital físico e tangível. A dinâmica do mundo moderno, acompanhada do desenvolvimento tecnológico, permitiu que os produtos, serviços, estratégias e a tecnologia possam ser facilmente copiados e transferidos com relativa facilidade. Ademais, o valor de mercado de uma empresa pode ser até trinta vezes maior que seu valor contável. Essa diferença se deve ao seu capital intelectual e valor de marca, que são valores que não se pode copiar.

Desse modo, a capacidade de criar, difundir e gerar conhecimento é o que aumenta a capacidade inovadora e competitiva da empresa de hoje, transformando-a em uma organização que aprende que, segundo Peter Senge, são: “organizações nas quais as pessoas aumentam continuamente sua capacidade de criar os resultados que deseja, onde se estimulam novos e abrangentes padrões de pensamento, a aspiração coletiva ganha liberdade e onde as pessoas aprendem continuamente a aprender juntas”.

Partindo do fato do conhecimento como fator econômico relevante, a comunicação organizacional assume um papel estratégico ainda maior para a empresa, sendo responsável pela criação de uma cultura de compartilhamento de informações, idéias e conhecimentos; de uma linguagem comum entre diferentes especialistas e departamentos, para que as pessoas possam intercambiar informações que vão converter-se em uma grande idéia, invenção ou estratégia da organização; além de gerir o conhecimento dos meios de comunicação que facilitem a aprendizagem organizacional.

A aprendizagem organizacional é um processo de alta complexidade que faz com que as organizações adquiram e criem novos conhecimentos. Pode ser vista também como uma mudança de comportamentos coletivos, como conseqüência de um novo conhecimento ou situação, com o propósito de inovar e melhorar processos, produtos e serviços atuais.

Para o conhecimento atual se converta em conhecimento organizacional e o processo de aprendizagem aconteça é necessário promover a conversão do conhecimento tácito em conhecimento explicito. O “conhecimento tácito” tem sua origem nas experiências de vida, prática, genética, que incorporam habilidades e conhecimentos às pessoas e, por isso, são difíceis de serem transferidos. Já o “conhecimento explicito” é aquele que podemos transferir e organizar mediante o uso de metáforas, analogias, conceitos, hipóteses ou modelos.

O processo de interação entre esses dois tipos de conhecimentos constituem o espiral permanente de transformação de conhecimento que gera a aprendizagem, segundo a teoria de Nonaka e Takeuchi. Esse espiral segue quatro fases que envolvem a Comunicação Corporativa.

Socialização (de tácito a tácito): o processo de dividir experiências para que os conhecimentos possam ser vividos e aprendidos por outros. A socialização pode ser feita, por exemplo, a través de exposições orais e dos veículos de comunicação interna.

Exteriorização (de tácito a explícito): é o processo de tornar tangível o conhecimento tácito, o convertendo em conceitos explícitos e o integrando à cultura organizacional mediante o uso de metáforas, analogias, conceitos e modelos. Ferramentas como a memória empresarial e a Intranet Corporativa auxiliam essa fase do processo.

Combinação (de explicito a explicito): o processo de reunião de conhecimento explícito proveniente de diversas fontes com o intuito de intercambiá-los utilizando diferentes ferramentas para a criação de bases de dados, modelos etc. É a sistematização do conhecimento. Sendo que da criação de uma linguagem comum entre áreas e diferentes especialistas depende o sucessos dessas ferramentas.

Interiorização (de explicito a tácito): é quando todo o conhecimento explícito reunido se incorpora às pessoas na forma de modelos mentais ou práticas de trabalho compartilhadas com outros membros da organização. Por último, cabe a comunicação, a criação de uma cultura de interação, autonomia e caos criativo, garantem a interiorização de todos os novos conceitos sendo passados e a inovação.

Porém, não é fácil colocar em marcha uma política de gestão de conhecimento, já que uma cultura de compartilhamento de informações e conhecimento é necessária. O êxito da gestão de conhecimento se constrói com uma boa comunicação interna, que conduza a um clima de confiança e estímulo, e estabeleça uma cultura corporativa que facilite a aprendizagem, a inovação, consolide valores e ofereça as informações necessárias para nortear ações estratégicas em todos os níveis da organização.


Fonte: Por Joana Castello Branco - Analista de Comunicação da The Nielsen Company para América Latina, in www.aberje.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç