Pular para o conteúdo principal

A Inovação sem fronteiras

Uma equipe de 200 pesquisadores — quase todos com mestrado ou doutorado — trabalha no centro de pesquisas da sede da fabricante de cosméticos Natura, em Cajamar, na Grande São Paulo. O time de cientistas mais do que dobrou de tamanho nos últimos três anos — e os investimentos da empresa em pesquisa alcançaram 110 milhões de reais em 2007, equivalentes a 2,5% de seu faturamento total. Mesmo com esse aumento de orçamento e de pessoal, a Natura não seria capaz de desenvolver sozinha os mais de quase 200 produtos que lançará no mercado neste ano. Hoje, a pesquisa de quase metade das 120 novas tecnologias em estudo pela empresa está nas mãos de uma rede de parceiros que vem se multiplicando rapidamente e já representa um grupo de quase uma centena de universidades e companhias dentro e fora do país. Graças a essa cadeia, coordenada pela química paulistana Sônia Torucci, gestora de redes de inovação da Natura, o tempo médio de desenvolvimento de novos produtos da empresa caiu de cinco para dois anos. A meta de Sônia é fazer com que parceiros brasileiros, franceses, alemães e americanos supram a metade da necessidade de inovação da empresa até 2010. Num movimento simbólico, em meados de 2009 o laboratório da Natura deverá deixar o prédio da sede em Cajamar e passará a funcionar em Campinas, no interior de São Paulo, próximo de universidades e empresas com as quais a fabricante mantém parceria. “Minha tarefa é mapear e me aproximar cada vez mais de parceiros com competência para vencer os nossos desafios tecnológicos”, diz Sônia.

A lógica de abrir as portas dos laboratórios adotada pela Natura subverte o conceito tradicional das companhias inovadoras. Desde os primórdios da Revolução Industrial, as empresas criaram um modelo segundo o qual apenas quem detinha a capacidade de inovar dentro de casa — e de manter a sete chaves o próprio segredo industrial — poderia superar os concorrentes. A crescente necessidade de encurtar ciclos de inovação, porém, vem forçando as empresas dos mais diversos ramos a migrar para o conceito batizado de inovação aberta. O modelo está mudando a maneira como algumas das empresas mais inovadoras do mundo, como Apple, IBM e Procter&Gamble, concebem novos produtos (veja quadro na pág. 186). O princípio consiste em captar cérebros que estão fora da companhia para acelerar o lançamento de produtos. “Uma empresa insular que acha que tem todas as respostas está perdendo tempo. Estamos na era da companhia aberta e colaborativa. Trata-se de uma mudança radical”, diz Alan G. Lafley, presidente mundial da Procter&Gamble em seu recém-lançado livro O Jogo da Liderança (veja quadro na pág. 188).

Entusiasta do conceito, Lafley vem transformando a centenária Procter&Gamble num dos melhores modelos mundiais de inovação aberta. Hoje, mais da metade das iniciativas da P&G em pesquisa e desenvolvimento envolve pelo menos um parceiro externo — há uma década eram raros os forasteiros que conseguiam entrar nos laboratórios da companhia espalhados por países como Estados Unidos, China, Índia e Japão. Trata-se de uma mudança na maneira como os mais de 138 000 funcionários vêem a própria corporação — uma imagem desenhada há mais de um século desde que os empreendedores James Procter e William Gamble inventaram a primeira fórmula de sabão em pó. “Tínhamos orgulho de inventar sozinhos nossos próprios produtos”, disse a EXAME Jeff Weedman, vice-presidente de desenvolvimento de negócios externos da Procter&Gamble, de seu escritório em Cincinnati. “Tivemos de quebrar a resistência ao que não era inventado por nós e entender que reproduzir as inovações de terceiros com sucesso também é motivo de orgulho.”

O argumento mais convincente de Weedman — e de qualquer outra empresa envolvida com inovação aberta — é o resultado. Quando o veterano Lafley assumiu a presidência, em 2000, havia evidências de sobra apontando que o antigo modelo de auto-suficiência da P&G se tornara ineficaz. Naquela época, apenas 20% dos lançamentos da companhia atingiam as metas de retorno de investimento. As vendas estavam estagnadas e as ações caíram à metade de seu valor num período de apenas um ano. Uma das primeiras medidas de Lafley foi determinar que metade das inovações da companhia deveria estar relacionada a parceiros externos até 2008. (A meta foi superada antes do previsto, no ano passado.) O movimento garantiu que a empresa ganhasse agilidade na pesquisa e conseguisse identificar melhor as oportunidades de mercado. Hoje, 50% dos lançamentos atingem suas metas de retorno de investimento. A mudança se reflete no resultado financeiro: nos últimos seis anos, o faturamento da P&G dobrou, alcançando 76 bilhões de dólares em 2007, e as ações valorizaram 150%.

Um dos grandes benefícios desse modelo de inovação é que as empresas conseguem dividir os riscos e custos do processo de inovação. Uma das empresas que aprenderam essa lição foi a americana IBM. Em 2000, a IBM anunciou investimentos de 5 bilhões de dólares para desenvolver o negócio de chips para grandes servidores. Na época, a opção da empresa foi encarar quase toda a pesquisa sozinha. Os altos investimentos e os longos ciclos de maturação desse negócio fizeram com que a divisão registrasse prejuízos de mais de 1 bilhão de dólares até 2003. Dois anos depois desse fiasco, a IBM anunciou a formação de um “ecossistema de inovação” para o desenvolvimento de novas tecnologias de chips. Fazem parte do grupo nove parceiros, entre eles Sony, Toshiba e um centro de pesquisa da universidade de Albany, nos Estados Unidos. Juntos, os parceiros investiram 1 bilhão de dólares no projeto e formaram uma rede de 250 pesquisadores. Ao adotar esse modelo, a divisão de chips da IBM passou a dar lucro (a empresa não revela de quanto).

Abrir as portas representa um desafio tão ou mais complexo que inovar dentro de casa. É preciso identificar e contratar os melhores cérebros mundo afora e buscar uma forma de integrá-los às necessidades da empresa. Há basicamente dois jeitos de fazer isso: peregrinar pessoalmente em busca de parceiros e usar a internet como uma espécie de radar virtual. A Natura decidiu por uma combinação dos dois. A equipe de Sônia tem passado boa parte do tempo no que chama de road shows, em empresas e universidades espalhadas pelo Brasil para apresentar os tipos de parceria que busca. (Em 2007, ela já visitou mais de 40 parceiros em potencial no país, como o laboratório Fleury e a Universidade de Brasília.) “É uma novidade até mesmo para mim, que cresci inovando num modelo mais tradicional e fechado”, diz ela, que trabalhou no laboratório da gigante de bens de consumo Unilever, em Londres, nos anos 90. Um dos casos mais recentes de parceria para inovação da Natura envolve a fabricante paulista de extratos vegetais Citroflora e a Universidade Federal de Santa Catarina. A parceria resultou no lançamento mais importante da empresa no ano passado, o Chronos com flavanóides de passiflora. Uma das formas encontradas pela Natura para se aproximar de seus parceiros é o portal Natura Campus, inaugurado em 2003, que apresenta uma lista das áreas de interesse da companhia e abre espaço para que pesquisadores postem suas idéias. Em 2003, a Natura recebeu 15 projetos de parceria. Hoje, existe mais de uma centena de projetos na fila.

O diálogo virtual ganha proporções gigantescas para uma companhia como a P&G, com atuação em mais de 180 países. Seus executivos estimam que conseguem articular cerca de 1,5 milhão de pesquisadores pela internet — um time virtual quase 200 vezes maior que a equipe de 8 500 pesquisadores que trabalha hoje em seus laboratórios. O principal radar para captar as idéias desses pesquisadores é o portal Develop and Connect, criado em 2003 (outras gigantes de bens de consumo, como Nestlé e Unilever, decidiram seguir o modelo e criaram portais semelhantes). Hoje, a rede é tão ativa que cerca de 29% das questões submetidas pela companhia encontram alguma solução em apenas três semanas. Foi assim que a Procter conseguiu resolver em menos de um ano uma questão que teria levado pelo menos o dobro do tempo para ser resolvida internamente: uma solução para estampar imagens nas batatas fritas da marca Pringles. A resposta para o dilema estava numa pequena padaria em Bolonha, na Itália. O dono, pesquisador de uma universidade local que tinha desenvolvido uma técnica eficiente de imprimir imagens em bolos e outros doces, ajudou os pesquisadores da P&G a adaptar o sistema para batatas fritas. A novidade, lançada em 2004, fez com que as vendas de Pringles crescessem a um ritmo acima de dois dígitos percentuais no decorrer dos dois anos seguintes.

Algumas dessas redes ganharam vida própria e tornaram a internet uma grande arena para o compartilhamento de problemas e de soluções de diversas companhias. Um dos casos mais relevantes é o do InnoCentive, criado pelos pesquisadores do laboratório farmacêutico americano Eli Lilly quase por acaso. No final de 2001, seus cientistas se viram com uma questão difícil: desenvolver rapidamente uma matéria-prima para colocar um produto no mercado. Para resolvê-la, decidiram lançar um desafio na internet — a solução foi dada por um cientista aposentado, que recebeu 25 000 dólares pela idéia. Hoje, o InnoCentive é um portal independente, reunindo mais de 30 grandes empresas americanas e um grupo de 140 000 pesquisadores em 175 países. Uma das companhias que aderiram ao portal é a fabricante de aeronaves Boeing. Sua estréia no InnoCentive aconteceu em 2004, quando a empresa desenvolvia um novo modelo de aeronave, o 767 (paralelamente, formou um ecossistema com seus principais fornecedores para que eles ajudassem na concepção do produto). Houve um duplo benefício — financeiro e estratégico. A Boeing conseguiu economizar 600 milhões de dólares em pesquisa e diminuiu o tempo final para a montagem do avião — de um mês para apenas três dias — graças a sugestões de forasteiros. A própria P&G estimulou a criação de outras três redes — NineSigma, yet2.com e YourEncore.com — que hoje são abertas a qualquer empresa. “Nesses ambientes, as companhias podem aproveitar os mercados globais emergentes e desenvolver produtos e serviços muito mais rápido e com mais eficiência do que era possível no passado”, escreveram os consultores americanos Don Tapscott e Anthony Willians no livro Wikinomics, lançado em 2007.


Portas abertas
Como algumas das empresas mais inovadoras do mundo migraram para o modelo de colaboração

APPLE
Antes
No tradicional modelo fechado de inovação, chegou a investir 500 milhões de dólares nos anos 90 para desenvolver o malfadado Newton, uma espécie de agenda digital. O produto foi um fiasco e saiu do mercado cinco anos após o lançamento

Hoje
Em 2001, a Apple levou apenas oito meses para colocar o iPod no mercado — com investimento de 10 milhões de dólares. Desde o primeiro momento, a companhia chamou parceiros como a PortalPlayer, especializada em desenho industrial. O investimento se pagou em 2004 — quando a Apple já tinha vendido 7 bilhões de dólares em iPods

IBM
Antes
Em 2000, a IBM anunciou investimentos de 5 bilhões de dólares para desenvolver o negócio de chips para grandes servidores. Os altos investimentos e os longos ciclos de maturação desse negócio fizeram com que a divisão registrasse prejuízo de mais de 1 bilhão de dólares até 2003

Hoje
Em 2005, a empresa montou o que chama de um ecossistema de inovação com nove parceiros para desenvolver novas tecnologias em chips — entre os quais Sony, Toshiba e um centro de pesquisa da universidade de Albany, nos Estados Unidos. Os parceiros já colocaram 1 bilhão de dólares no projeto. Hoje a divisão dá lucro

Procter&Gamble
Antes
Até 2001, a Procter&Gamble desenvolvia todos os seus novos produtos em seu centenário laboratório de pesquisa em Cincinnati, nos Estados Unidos. Apenas 20% dos lançamentos atingiam as metas de retorno de investimento

Hoje
Ao perceber que não poderia dar a volta por cima sozinha, a Procter decidiu formar parceiros, com os quais já desenvolveu 2 000 novos produtos. Um exemplo é a versão de Pringles com imagens estampadas, que saiu do papel em menos de um ano. A mesma tarefa no modelo antigo levaria o dobro do tempo


Os riscos da inovação aberta ainda são pouco conhecidos — até porque são poucas as grandes empresas que mergulharam no modelo e boa parte das experiências em massa ainda é recente. Um dos perigos mais evidentes, porém, é o vazamento de informações confidenciais. Como garantir que um segredo industrial compartilhado com diversos parceiros não acabe nas mãos de um concorrente? A saída escolhida pelas empresas que apostam na inovação aberta é fazer contratos draconianos com seus fornecedores, exigindo sigilo absoluto (a quebra de contrato implica multas pesadas). Outra precaução é deixar claro qual será o cálculo para a remuneração do trabalho dos parceiros — que pode ser desde royalties vinculados à venda do produto final até simples compra da tecnologia desenvolvida. O maior desafio está no convívio entre as várias partes durante o desenvolvimento. “Qualquer relacionamento terá altos e baixos, mas se fizermos nosso trabalho escolhendo parceiros com cultura semelhante à nossa, os problemas podem se resolver mais facilmente”, afirma Weedman, da Procter&Gamble. “Mais arriscado do que entrar no novo modelo é ficar de fora.”


Fonte: Por Cristiane Mano, in portalexame.abril.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç