Pular para o conteúdo principal

É preciso coragem para testar seu sonho

É preciso coragem para testar seu sonho. Sem coragem, seu sonho nunca terá contato com a realidade. Será, sempre, uma fantasia, sem fracasso nem sucesso. A segunda característica essencial do líder é saber ouvir. Fator que dá identidade a outra pessoa. A condição fundamental para a conquista do comprometimento. A terceira característica do líder é a humildade. O líder precisará ser humilde. Abdicará de ser seguido para que todos sigam o seu sonho, então, objetivo de todos.

Cabe, agora, comentar humildade, um conceito por vezes deturpado, tanto por leigos quanto por autores. A conceituação comum de humildade remete o leitor à imagem de um franciscano, que fala baixo e se esconde, para que seus atos não sejam vistos e valorizados. A nosso ver, esse é o estereótipo de uma atuação humilde. Humildade é, para nós, uma conquista. Nosso conhecimento é como uma bexiga em contato com a ignorância.

Quando sabemos pouco, não sabemos que sabemos pouco. À medida que aprendemos, aumentamos o tamanho da bexiga e o tamanho do contato com o desconhecimento. Quando sabemos muito, a consciência de nosso desconhecimento é tão grande que nos tornamos humildes. Humildade é característica do homem de conhecimento. Quem sabe pouco é arrogante. Além de ter coragem, saber ouvir e ser humilde, o verdadeiro líder precisará ser íntegro.

O que é integridade? O ser humano é um animal racional. Sendo animal, sente. Sendo racional, pensa. Tem, portanto, dois discursos. Fala o que pensa e age o que sente. Integridade é sentir-pensar- agir-falar da mesma forma. A falta de integridade pode ser vista pelos prismas moral e emocional. A falta de integridade moral ocorre quando o indivíduo sente-pensa-age de uma forma, e fala de forma diferente. Isto é, quando ele mente.

A segunda forma de falta de integridade é quando o indivíduo se desconhece e não sabe o que sente. Vai falar uma coisa e fazer outra. Falará o que pensa, e será verdade. Paralelamente agirá o que sente, e também será verdade. Dará uma dupla mensagem e ambas, o discurso do que pensa. Que é diferente do discurso do que sente serão verdadeiros. Dará uma dupla mensagem, que impossibilitará, a longo prazo, comprometer os outros com seu sonho.

Ter coragem, saber ouvir, ser humilde e ter integridade são características essenciais do verdadeiro líder. Quais são seus instrumentos? Com que armas conta na tarefa de comprometer os outros com seu sonho? Os instrumentos do líder serão o objeto de nossos futuros artigos.


Fonte: Por Paulo Gaudencio, in Gazeta Mercantil/Caderno C - Pág. 9
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A relação entre empresas e clientes

Atender as necessidades do consumidor é um dos princípios básicos do Marketing. E o que mais as pessoas precisam hoje, para além da relação de compra, é de relacionamentos positivos com uma marca. Especialistas apontam três requisitos essenciais na relação entre as empresas e seus clientes: confiança, diálogo e reconhecimento.

Alguns especialistas são categóricos em afirmar que nem mesmo o consumidor sabe o que quer. Por isso, toda empresa deve estar atenta para atender as demandas reprimidas. Mas, num cenário em que produtos e serviços são semelhantes, o que vai diferenciar uma marca da outra é a experiência positiva proporcionada em todos os contatos com um produto ou serviço.

A Coordenadora da Área de Marketing e Negócios Internacionais do Coppead/UFRJ, Letícia Casotti, informa que os antropólogos dizem que somos uma “sociedade relacional”. “Damos muita importância a relacionamentos e somos um povo fácil de estabelecer relacionamentos. Mas, por outro lado, observam-se empresas cada …

Muito além do lucro: empresas precisam de propósito para criar valor para os stakeholders

O principal motor do sistema capitalista é o capital. Melhor dizendo, o lucro, que Karl Marx cunhou de forma crítica como mais-valia. Desde a concepção do sistema, entretanto, muita coisa aconteceu - da queda do muro de Berlim e dos regimes comunistas à chegada da Geração Millennial ao mercado de trabalho - e tornou cada vez mais iminente a necessidade de revisão daquele guia original dos negócios, representado por cifrões. Hoje, as empresas despertam, pouco a pouco, para a importância de se buscar propósitos mais nobres para as suas atividades, enxergando o lucro como resultado e não como objetivo maior.
A nova mentalidade, entretanto, não pode se resumir a uma maquiagem para levar a organização ao sucesso na nova era, e esse é um dos desafios assumidos por Raj Sisodia, Cofundador e Copresidente do Instituto Capitalismo Consciente, que esteve no Rio de Janeiro na última semana durante o evento Sustainable Brands.
A entidade sem fins lucrativos criada por Sisodia já está em seis países,…

Em busca de economia, consumidor troca lojas físicas por virtuais

No primeiro semestre, ao todo, mais de 17 milhões de brasileiros fizeram ao menos uma compra em lojas virtuais do país. O setor apresentou um faturamento de R$ 18,6 bilhões, segundo o relatório da WebShoppers. O destaque do período foi o maior volume de vendas de eletrodomésticos e telefonia/celular - produtos que pela cultura do país eram comprados em lojas físicas.
Segundo Adriano Caetano, especialista em e-commerce e diretor da Loja Integrada, a mudança de comportamento é reflexo da nova organização do orçamento. "Com a crise, a população acaba poupando mais dinheiro e a internet é uma forma de economizar. É mais fácil pesquisar preços e formas de pagamento, e possivelmente encontrar um preço mais barato que a loja física", explica Adriano. Na Loja Integrada, por exemplo, o aumento nas vendas entre as micro e pequenas empresas chegou a 40% em relação ao ano passado, número na contramão da recessão da economia.
Para o especialista, o destaque nestes segmentos de vendas está …