Pular para o conteúdo principal

Saeco muda target e identidade visual

A Saeco deu início à reformulação de toda sua identidade visual, alterando o target e todo o aspecto das peças que compõem a comunicação da marca. O objetivo é atingir quem tem poder de decisão na hora da compra das máquinas de café espresso: as mulheres.

Em um trabalho realizado juntamente com a YellowHaüss, agência responsável pela comunicação da Saeco, a companhia voltou sua atenção para pesquisas realizadas pela Abic e Euromonitor que atestaram que, atualmente, em 73% dos casos de compra de eletrodomésticos e utilidades a mulher é quem tem poder de decisão, e também que as máquinas de café espresso são objetos de desejo no lar de 86% dos recém-casados de classe A e B. Outro dado revelado foi que, em quase 90% dos casos, um homem aceita a campanha de eletrodomésticos dirigida às mulheres e apenas 13% dos homens aceitam campanhas voltadas ao público masculino.

"A partir destes dados, e levando em consideração o aumento do poder aquisitivo e da alta competência feminina no mercado, decidimos que esta era a oportunidade mudar. Já vínhamos estudando o site e as peças de comunicação e achando tudo muito frio. Por isso resolvemos direcionar a nossa comunicação para as mulheres", explica a gerente de marketing da Saeco, Luana Maximino. A executiva acrescenta que, ainda que anteriormente o foco das campanhas fossem os homens das classes A e B, os eletrodomésticos não eram voltados exclusivamente para o publico masculino, mas para os dois públicos. "Nossas máquinas já têm formas mais suaves e arredondadas, são mais delicadas do que a dos concorrentes. O empecilho é que as ações não tinham um foco, e agora estão mais bem direcionadas".

O apelo ao "feeling" estará presente em todas as peças em forma de frases emocionais, forte presença de florais, estrelas e fundo infinito, além de mostrar o produto como objeto de desejo. Frases como "Perfeita em suas linhas. Apaixone-se pelo design", "Cada momento é único. Cada espresso também" e "Objeto de desejo em todos os seus sonhos", farão parte das campanhas da Saeco. A primeira delas, que deu início à reformulação, foi a campanha promocional para o Dia dos Pais, veiculada no início do mês de agosto. O site também foi modificado e estreará no próximo mês com uma aparência mais leve.

"A Saeco está crescendo muito no Brasil e estamos com uma expectativa boa com relação a aceitação do consumidor a estas mudanças. Com a identidade mais focada e estando mais presentes no ponto-de-venda as vendas vão crescer como uma conseqüência natural".


Fonte: Por Maria Beatriz Gonçalves, in www.meioemensagem.com.br
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A relação entre empresas e clientes

Atender as necessidades do consumidor é um dos princípios básicos do Marketing. E o que mais as pessoas precisam hoje, para além da relação de compra, é de relacionamentos positivos com uma marca. Especialistas apontam três requisitos essenciais na relação entre as empresas e seus clientes: confiança, diálogo e reconhecimento.

Alguns especialistas são categóricos em afirmar que nem mesmo o consumidor sabe o que quer. Por isso, toda empresa deve estar atenta para atender as demandas reprimidas. Mas, num cenário em que produtos e serviços são semelhantes, o que vai diferenciar uma marca da outra é a experiência positiva proporcionada em todos os contatos com um produto ou serviço.

A Coordenadora da Área de Marketing e Negócios Internacionais do Coppead/UFRJ, Letícia Casotti, informa que os antropólogos dizem que somos uma “sociedade relacional”. “Damos muita importância a relacionamentos e somos um povo fácil de estabelecer relacionamentos. Mas, por outro lado, observam-se empresas cada …

Muito além do lucro: empresas precisam de propósito para criar valor para os stakeholders

O principal motor do sistema capitalista é o capital. Melhor dizendo, o lucro, que Karl Marx cunhou de forma crítica como mais-valia. Desde a concepção do sistema, entretanto, muita coisa aconteceu - da queda do muro de Berlim e dos regimes comunistas à chegada da Geração Millennial ao mercado de trabalho - e tornou cada vez mais iminente a necessidade de revisão daquele guia original dos negócios, representado por cifrões. Hoje, as empresas despertam, pouco a pouco, para a importância de se buscar propósitos mais nobres para as suas atividades, enxergando o lucro como resultado e não como objetivo maior.
A nova mentalidade, entretanto, não pode se resumir a uma maquiagem para levar a organização ao sucesso na nova era, e esse é um dos desafios assumidos por Raj Sisodia, Cofundador e Copresidente do Instituto Capitalismo Consciente, que esteve no Rio de Janeiro na última semana durante o evento Sustainable Brands.
A entidade sem fins lucrativos criada por Sisodia já está em seis países,…

Em busca de economia, consumidor troca lojas físicas por virtuais

No primeiro semestre, ao todo, mais de 17 milhões de brasileiros fizeram ao menos uma compra em lojas virtuais do país. O setor apresentou um faturamento de R$ 18,6 bilhões, segundo o relatório da WebShoppers. O destaque do período foi o maior volume de vendas de eletrodomésticos e telefonia/celular - produtos que pela cultura do país eram comprados em lojas físicas.
Segundo Adriano Caetano, especialista em e-commerce e diretor da Loja Integrada, a mudança de comportamento é reflexo da nova organização do orçamento. "Com a crise, a população acaba poupando mais dinheiro e a internet é uma forma de economizar. É mais fácil pesquisar preços e formas de pagamento, e possivelmente encontrar um preço mais barato que a loja física", explica Adriano. Na Loja Integrada, por exemplo, o aumento nas vendas entre as micro e pequenas empresas chegou a 40% em relação ao ano passado, número na contramão da recessão da economia.
Para o especialista, o destaque nestes segmentos de vendas está …