Pular para o conteúdo principal

Consumidor do século XXI é mais ativo

O consumidor do século XXI deseja viver em paz com a família, ter muita saúde, realizar-se profissionalmente e ter mais dinheiro do que tem hoje. Essas são as principais constatações de um estudo realizado pelo Ibope Mídia em todo o Brasil. No total, foram realizadas 3,4 mil entrevistas com pessoas acima de 18 anos em todo o território nacional. O Ibope Mídia também utilizou em seu trabalho dados do estudo regular da Target Group Index, que entrevistou 18 mil pessoas nas principais regiões metropolitanas do País (Belo Horizonte, Curitiba, Distrito Federal, Florianópolis, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo) para compor a pesquisa. O estudo foi apresentado ontem durante o MaxiMídia, evento de comunicação que termina amanhã em São Paulo e reúne as principais empresas e profissionais do segmento.

"Hoje, o consumidor pode ser considerado mais ativo. Ele vai em busca de informações e de experiências, tem mais atitude, exige seus direitos. Sabe exatamente o que quer e como quer", afirma a gerente de marketing do Ibope Mídia, Juliana Sawaia. Essa mudança teve início entre os anos 1950 e 1980, quando começou a expansão do consumo para todas as camadas sociais e a publicidade introduziu a idéia de marketing, estimulando a buca por novidades por parte do consumidor. "Nesse período, ele tinha um comportamento passivo, aguardava as informações chegarem até ele", completa. A partir da década de 1980, passa a existir uma grande oferta de bens, e o consumo passa a ser vinculado à identidade.

Hábitos
Segundo o estudo, nos últimos quatro anos, o hábito de ir às compras cresceu 12% no Brasil. "Hoje existe uma maior oferta de produtos, e o acesso não está mais restrito a um determinado grupo de pessoas", comenta Juliana. "Não há dúvida de que uma das características dos brasileiros é adotar as novidades", completa a executiva. Na pesquisa, é possível observar afirmações como: "Mudo de marca frequëntemente", "Constantemente compro produtos por impulso", "Estou sempre buscando ofertas especiais" e "Sempre procuro a marca dos produtos nas embalagens". Frases como essas mostram a busca pelo novo.

Juliana destaca também o fato de o consumidor brasileiro procurar diferenciação. "Ele deseja ser único, exclusivo", afirma a executiva.
Um ponto forte fica para a busca pelos direitos. Em 2000 foram registrados cerca de 285 mil atendimentos no Procon de São Paulo. No ano passado foram 516 mil. Dos entrevistados, 75% afirmaram que exigem seus direitos constantemente, com destaque para Fortaleza (85%) e São Paulo (65%).

Cada vez mais o ponto-de-venda ganha destaque para esse consumidor. No caso de roupas, 38% se dizem influenciados pela comunicação no ponto-de-venda. No caso de automóveis, a porcentagem passa para 25%. Um outro fator que influencia na decisão de compra do consumidor do século XXI é o boca a boca. "O consumidor troca informações sobre tudo. Existem três perfis que trocam essas informações", afirma Juliana. Os chamados Conectores representam 34%. Eles conversam com muitas pessoas diferentes antes de decidir pela compra de algum produto. Os Bem Informados, que respondem por 49% e fornecem muita informação sobre algum tipo de produto. Já 34% são considerados Influentes, pois podem convencer as outras pessoas com suas opiniões.

"Cada um desses perfis possui características importantes na decisão de compra", afirma Juliana. Os Conectores buscam informações sobre bebidas alcoólicas, celulares, roupas, alimentos, vida saudável, TV, som e vídeo. Já os Bem Informados falam de higiene pessoal, celulares, roupas, alimentos, vida saudável e produtos para casa, enquanto os Influentes atuam nos segmentos de higiene pessoal, celulares, roupa, alimentos, vida saudável e produtos para casa. "Cada perfil busca informações em meios de comunicação diferentes", conta a executiva.

No caso dos Conectores, eles baixam músicas e vídeos pela internet, lêem sobre o tempo e automóveis no jornal, assistem a filmes na TV e ouvem samba no rádio; os Bem Informados fazem reservas e consultam guias pela internet, assistem a filmes pela TV, lêem sobre gastronomia em revistas, buscam encartes publicitários nos jornais e ouvem rock no rádio; os Influentes fazem compras na internet, assistem a atuações e concertos musicais na TV, lêem sobre economia nas revistas, buscam informações sobre empregos, programação de TV paga e aberta, arte, cultura e literatura nos jornais e escutam os sucessos mais pedidos nas rádios.

"O relacionamento com os meios fecha o ciclo de influências, que inclui a família, amigos e a experiência anterior, considerada determinante para a decisão de compra, pois proporciona conhecimento sobre o serviço ou produto", diz Juliana.

Fonte: Por Sheila Horvath, in Gazeta Mercantil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç